O Plano de Desenvolvimento da Educação promove profunda alteração na avaliação da educação básica. Nesse contexto, analise as proposições a seguir, classificando-as como V (Verdadeira) ou F (Falsa).( ) O objetivo da avaliação institucional é verificar se os elementos que compõem a escola estão estruturados para a oferta de educação de qualidade. ( ) Como os indivíduos mudam mais celeremente que instituições, a periodicidade da avaliação de alunos e de instituições de ensino precisa coincidir no tempo e no formato.( ) O Educacenso e a Prova Brasil fornecem subsídios para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). ( ) O Ideb permite identificar as redes e as escolas públicas mais frágeis a partir de critérios objetivos e obriga a União a dar respostas imediatas para os casos mais preocupantes.( ) O PNE fixa metas para correção do fluxo escolar, assim como da aprendizagem escolar, a partir de indicadores próprios de avaliação. Assinale a sequência correta.
O Plano de Desenvolvimento da Educação promove profunda alteração na avaliação da educação básica. Nesse contexto, analise as proposições a seguir, classificando-as como V (Verdadeira) ou F (Falsa).
( ) O objetivo da avaliação institucional é verificar se os elementos que compõem a escola estão estruturados para a oferta de educação de qualidade.
( ) Como os indivíduos mudam mais celeremente que instituições, a periodicidade da avaliação de alunos e de instituições de ensino precisa coincidir no tempo e no formato.
( ) O Educacenso e a Prova Brasil fornecem subsídios para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
( ) O Ideb permite identificar as redes e as escolas públicas mais frágeis a partir de critérios objetivos e obriga a União a dar respostas imediatas para os casos mais preocupantes.
( ) O PNE fixa metas para correção do fluxo escolar, assim como da aprendizagem escolar, a partir de indicadores próprios de avaliação.
Assinale a sequência correta.
- A)V, F, V, F, V
- B)F, V, F, F, V
- C)V, F, V, V, F
- D)F, F, V, F, V
- E)V, V, V, F, F
Resposta:
A alternativa correta é C)
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) representa uma transformação significativa na avaliação da educação básica no Brasil, buscando aprimorar a qualidade do ensino por meio de mecanismos objetivos e sistemáticos. A análise das proposições apresentadas permite compreender melhor os princípios e impactos desse plano.
A primeira afirmação é Verdadeira (V), pois a avaliação institucional tem como propósito central verificar se a estrutura da escola, incluindo recursos humanos, materiais e pedagógicos, está adequada para oferecer educação de qualidade. Essa avaliação é essencial para identificar pontos de melhoria e garantir condições mínimas de funcionamento.
A segunda afirmação é Falsa (F), já que a avaliação de alunos e instituições não precisa coincidir em periodicidade e formato. Alunos podem ser avaliados com maior frequência, enquanto as instituições exigem processos mais complexos e menos frequentes, considerando sua natureza burocrática e estrutural.
A terceira afirmação é Verdadeira (V), uma vez que o Educacenso e a Prova Brasil são instrumentos fundamentais para o cálculo do Ideb. O primeiro fornece dados sobre matrículas e infraestrutura, enquanto o segundo avalia o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.
A quarta afirmação também é Verdadeira (V), pois o Ideb, de fato, identifica escolas e redes com baixo desempenho, baseando-se em critérios como aprovação e proficiência. No entanto, embora aponte prioridades, não obriga a União a respostas imediatas, mas direciona políticas públicas.
Por fim, a quinta afirmação é Falsa (F), já que o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas para a educação brasileira, mas não especifica critérios próprios de avaliação para correção de fluxo e aprendizagem, delegando essa definição a sistemas como o Ideb e avaliações complementares.
Portanto, a sequência correta é C) V, F, V, V, F, refletindo o alinhamento das proposições com os princípios e mecanismos do PDE e do Ideb.
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