Os atuais processos de descentralização educacional enfatizam a participação e a autonomia dos/das docentes, enquanto a gerência estratégica regula a produtividade educacional. Nessa conjuntura, a autonomia manifesta a ambiguidade das reformas educacionais, quando:I. Responsabiliza a escola pelo próprio desempenho acadêmico e possibilita a elaboração do projeto político-pedagógico; II.Limita as orientações pedagógicas e reforça o controle do desempenho escolar; III. Aumenta os investimentos na educação e induz a busca de parcerias para a melhoria da qualidade educacional;IV. Regula o funcionamento da escola, através de metas e de matrizes operacionais, e, justifica a desconcentração financeira, sob o discurso da descentralização financeira. Estão corretas as alternativas:
Os atuais processos de descentralização educacional enfatizam a participação e a autonomia dos/das docentes, enquanto a gerência estratégica regula a produtividade educacional. Nessa conjuntura, a autonomia manifesta a ambiguidade das reformas educacionais, quando:
I. Responsabiliza a escola pelo próprio desempenho acadêmico e possibilita a elaboração do projeto político-pedagógico;
II.Limita as orientações pedagógicas e reforça o controle do desempenho escolar;
III. Aumenta os investimentos na educação e induz a busca de parcerias para a melhoria da qualidade educacional;
IV. Regula o funcionamento da escola, através de metas e de matrizes operacionais, e, justifica a desconcentração financeira, sob o discurso da descentralização financeira.
Estão corretas as alternativas:
- A)I e II
- B)I, II e III
- C)I e III
- D)II e III e IV
- E)II e IV
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os atuais processos de descentralização educacional apresentam uma dualidade intrínseca: ao mesmo tempo que promovem a autonomia docente e a participação no projeto político-pedagógico, também reforçam mecanismos de controle e regulação da produtividade escolar. Essa ambiguidade é evidente nas alternativas apresentadas.
A alternativa I está correta, pois reflete o princípio de autonomia ao responsabilizar a escola pelo desempenho acadêmico e permitir a construção coletiva do projeto pedagógico. Já a alternativa II também está correta, pois revela o contraponto dessa autonomia: a limitação das orientações pedagógicas e o reforço do controle sobre os resultados, característicos da gerência estratégica.
As alternativas III e IV, embora apresentem elementos presentes em algumas reformas, não expressam a ambiguidade central do enunciado. A terceira alternativa foca em investimentos e parcerias, enquanto a quarta aborda a regulação operacional e financeira, mas nenhuma delas captura a tensão entre autonomia e controle que define o cerne da questão.
Portanto, o gabarito correto é A) I e II, que sintetizam a contradição fundamental das reformas educacionais contemporâneas: empoderamento discursivo versus controle prático.
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