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Questões Sobre Políticas Educacionais - Pedagógia - concurso

Questão 51

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Supondo-se que não haja na rede de ensino do estado professores habilitados para o ensino de música, esse conteúdo poderá ser suprimido do currículo.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

A reorganização do sistema de ensino e a reformulação curricular proposta pela secretaria de educação em 2013 representam um processo complexo e participativo, no qual as contribuições dos professores são fundamentais para a construção de um currículo adequado às necessidades educacionais. No entanto, a ausência de professores habilitados em determinada área, como música, não pode ser justificativa para a supressão desse conteúdo do currículo.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996) estabelece que a música é um componente obrigatório do ensino de arte, integrando a formação básica do aluno. Portanto, sua exclusão do currículo por falta de profissionais qualificados configuraria um descumprimento da legislação vigente. A solução adequada, nesse caso, seria investir na formação e capacitação de professores para atender a essa demanda, garantindo assim o direito dos estudantes a uma educação integral e diversificada.

Além disso, a supressão de conteúdos essenciais compromete a qualidade da educação e limita o desenvolvimento pleno dos alunos. A música, por exemplo, desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, contribuindo para a formação crítica e criativa dos indivíduos. Ignorar sua importância em razão de dificuldades estruturais seria um equívoco pedagógico e uma falha na garantia do direito à educação.

Portanto, a afirmação de que o conteúdo de música poderia ser suprimido do currículo devido à falta de professores habilitados está errada. A responsabilidade do sistema de ensino é assegurar as condições necessárias para a implementação do currículo em sua totalidade, incluindo a contratação ou capacitação de profissionais qualificados, e não adaptar o currículo às limitações existentes.

Questão 52

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Considere que, ao analisarem os conteúdos sobre diversidade étnico-racial, os professores de determinada escola da rede tenham sugerido a supressão desse conteúdo do currículo, por considerá-lo irrelevante. Considere, ainda, que tal sugestão tenha sido fundamentada na autonomia da escola para a formulação do currículo e no desinteresse da comunidade pela temática. Nessa situação, deve-se acatar a sugestão proposta por essa escola, dada a inexistência de instrumento legal que obrigue as escolas a trabalharem tal conteúdo

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O cenário apresentado ilustra uma situação complexa no âmbito da reformulação curricular proposta pela secretaria de educação. A sugestão de supressão do conteúdo sobre diversidade étnico-racial por parte de uma escola, fundamentada na autonomia escolar e no alegado desinteresse da comunidade, revela um equívoco tanto pedagógico quanto legal.

Em primeiro lugar, a autonomia da escola não pode ser interpretada como um aval para a exclusão de temas essenciais à formação cidadã dos estudantes. A diversidade étnico-racial é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, conforme previsto na Constituição Federal e em diretrizes como a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Portanto, a justificativa apresentada pelos professores ignora o caráter obrigatório desses conteúdos, estabelecido por instrumentos legais.

Além disso, o argumento do "desinteresse da comunidade" é frágil, pois a escola tem um papel ativo na promoção de debates e na sensibilização sobre temas relevantes, mesmo que inicialmente não sejam prioritários para determinados grupos. A educação deve ser um instrumento de transformação social, e não apenas um reflexo das preferências imediatas da comunidade.

Dessa forma, a decisão correta é E) ERRADO, pois a sugestão de supressão não pode ser acatada. A escola deve cumprir as determinações legais e, mais do que isso, assumir sua responsabilidade na promoção de uma educação que valorize a diversidade e combata o preconceito.

Questão 53

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar


  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

A proposta de reestruturação curricular apresentada pela secretaria de educação em 2013 exemplifica a distinção entre o currículo formal e o currículo real, conceitos fundamentais no campo da educação. O currículo formal representa o conjunto de diretrizes, objetivos e conteúdos estabelecidos oficialmente pelas autoridades educacionais, que servem como base para o planejamento pedagógico nas escolas. No caso em questão, esse documento foi submetido à análise e contribuição dos professores, evidenciando uma tentativa de democratização na construção das políticas educacionais.

No entanto, o currículo real é aquele que efetivamente se materializa no cotidiano escolar, influenciado por fatores como a cultura organizacional da instituição, as práticas pedagógicas dos professores, as condições de trabalho e até mesmo as características dos alunos. Esse currículo nem sempre coincide com o prescrito, pois está sujeito a adaptações, reinterpretações e até mesmo resistências por parte dos atores envolvidos no processo educativo.

Portanto, a afirmação de que a reestruturação proposta refere-se ao currículo formal, enquanto o currículo real é moldado pela cultura organizacional de cada unidade escolar, está correta. Essa distinção é crucial para compreender a complexidade da implementação de mudanças educacionais, que vão além da simples elaboração de documentos oficiais.

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Questão 54

É a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância. A Secretaria deve zelar para que a legislação educacional seja cumprida e suas ações buscam induzir a elevação da qualidade do ensino por meio do estabelecimento de diretrizes para a expansão dos cursos e instituições, da conformidade às diretrizes curriculares nacionais e de parâmetros de qualidade de cursos e instituições. Trata-se do



  • A)Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
  • B)Secretaria de Educação Superior (Sesu).
  • C)Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
  • D)Secretaria de Educação Básica.
  • E)Conselho Nacional de Educação.
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A alternativa correta é A)

O texto apresentado descreve a função de uma unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão das instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, abrangendo cursos de graduação como bacharelado, licenciatura e tecnológico, nas modalidades presencial e a distância. Essa secretaria tem como objetivo garantir o cumprimento da legislação educacional e promover a qualidade do ensino por meio de diretrizes para a expansão de cursos e instituições, além de assegurar a conformidade com as diretrizes curriculares nacionais e parâmetros de qualidade.

Entre as alternativas fornecidas:

  • A) Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) - Correta, pois corresponde exatamente às atribuições descritas no texto.
  • B) Secretaria de Educação Superior (Sesu) - Incorreta, pois a Sesu tem foco em políticas de expansão e desenvolvimento do ensino superior, não na regulação.
  • C) Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Incorreta, pois atua na educação técnica e profissional, não no ensino superior.
  • D) Secretaria de Educação Básica - Incorreta, pois é responsável pela educação infantil, fundamental e média, não pelo ensino superior.
  • E) Conselho Nacional de Educação - Incorreta, pois o CNE é um órgão normativo e consultivo, não executor de regulação e supervisão.

Portanto, a resposta correta é A) Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), conforme indicado no gabarito.

Questão 55

Apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes), por meio da oferta de assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital etc. Trata-se do:



  • A)Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).
  • B)Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir).
  • C)Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
  • D)Programa Universidade para Todos (Prouni).
  • E)Programa de Extensão Universitária (ProExt).
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado descreve um programa de apoio à permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presenciais em instituições federais de ensino superior (Ifes). Esse programa oferece assistência em diversas áreas, como moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde e inclusão digital.

Entre as opções fornecidas, a alternativa correta é:

  • C) Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) - Esta é a resposta correta, conforme indicado no gabarito.

As demais alternativas referem-se a outros programas ou iniciativas diferentes:

  • A) Promisaes - Relacionado a mobilidade acadêmica internacional.
  • B) Incluir - Programa voltado para acessibilidade de pessoas com deficiência.
  • D) Prouni - Programa de bolsas em instituições privadas.
  • E) ProExt - Programa de fomento a projetos de extensão universitária.

Portanto, o Pnaes é o programa que efetivamente corresponde à descrição apresentada no enunciado, sendo a alternativa correta a letra C.

Questão 56

O Ministério da Educação determina que cada instituição de ensino superior realize uma autoavaliação, que será o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação. Para a realização dessa avaliação as instituições devem contar, especialmente, com:



  • A)Colegiados de Curso.
  • B)Núcleos Docentes Estruturantes.
  • C)Colégio de Dirigentes.
  • D)Comissão Própria de Avaliação – CPA.
  • E)Conselho Superior.
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A alternativa correta é D)

O Ministério da Educação estabelece que as instituições de ensino superior conduzam uma autoavaliação como parte fundamental do processo de regulação e avaliação do sistema educacional. Essa medida visa garantir a qualidade e o aprimoramento contínuo das instituições, alinhando-se às políticas públicas de educação.

Entre os órgãos mencionados para participar desse processo, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) destaca-se como o principal responsável pela coordenação e implementação da autoavaliação institucional. A alternativa D) é a correta, pois a CPA é o órgão específico criado para essa finalidade, conforme as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Embora os demais colegiados e núcleos (como Colegiados de Curso, Núcleos Docentes Estruturantes, Colégio de Dirigentes e Conselho Superior) desempenhem papéis importantes na gestão acadêmica e administrativa, a CPA possui atribuições exclusivas relacionadas à avaliação institucional, incluindo a coleta de dados, análise crítica e elaboração de relatórios que orientam o planejamento estratégico da instituição.

Questão 57

Podem ser oferecidos pelos Institutos Federais:


  • A)somente os cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia, de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização, e de pós-graduação stricto sensu.
  • B)somente os de educação profissional técnica de nível médio, de educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia e de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização.
  • C)somente os de educação profissional técnica de nível médio, de formação inicial e continuada de trabalhadores e superiores de tecnologia e engenharia.
  • D)somente de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e de pós- graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização.
  • E)os cursos de educação profissional técnica de nível médio, de educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia, de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização, e de pós-graduação stricto sensu.
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A alternativa correta é E)

Os Institutos Federais desempenham um papel fundamental na educação brasileira, oferecendo uma ampla variedade de cursos que atendem a diferentes níveis e necessidades formativas. Conforme apresentado nas alternativas, a opção correta é a letra E, que engloba todas as possibilidades de formação disponíveis nessas instituições.

A alternativa E contempla:

  • Cursos de educação profissional técnica de nível médio
  • Educação de jovens e adultos
  • Formação inicial e continuada de trabalhadores
  • Cursos superiores de tecnologia e licenciatura
  • Formação pedagógica
  • Bacharelado e engenharia
  • Pós-graduação lato sensu, incluindo aperfeiçoamento e especialização
  • Pós-graduação stricto sensu

Essa abrangência demonstra o compromisso dos Institutos Federais com a educação integral, desde a formação básica até a pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento profissional e acadêmico em diversas áreas do conhecimento.

As demais alternativas apresentam limitações que não correspondem à realidade dos Institutos Federais, pois excluem algum dos níveis de formação oferecidos por essas instituições. Portanto, a resposta completa e correta é mesmo a alternativa E.

Questão 58

Considerando-se as disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior é possível afirmar que os Institutos Federais são equiparados:



  • A)aos centros universitários.
  • B)às faculdades isoladas.
  • C)às universidades particulares.
  • D)às universidades federais.
  • E)às faculdades particulares e as mantidas pelo poder municipal.
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A alternativa correta é D)

Considerando as disposições legais que regulamentam a educação superior no Brasil, os Institutos Federais ocupam um lugar de destaque dentro do sistema educacional. De acordo com a legislação vigente, esses institutos são equiparados às universidades federais, o que confirma a alternativa D como a correta.

Essa equiparação se deve ao fato de que os Institutos Federais, assim como as universidades federais, são instituições públicas de ensino superior mantidas pela União. Ambos possuem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, além de oferecerem cursos em diversos níveis, desde a educação profissional técnica até a pós-graduação.

Além disso, os Institutos Federais compartilham com as universidades federais a missão de promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, um dos pilares da educação superior pública brasileira. Essa característica os diferencia claramente de outras instituições como faculdades isoladas ou centros universitários, que possuem escopos e atribuições mais limitados.

Portanto, a equiparação dos Institutos Federais às universidades federais reflete não apenas seu status jurídico, mas também seu papel estratégico no desenvolvimento da educação profissional, científica e tecnológica no país.

Questão 59

Sobre os cursos e programas em nível superior no Brasil, atualmente, é correto afirmar que:

  • A)são de graduação, de pós-graduação, somente.
  • B)são sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.
  • C)na pós-graduação, compreendem o mestrado e o doutorado, somente.
  • D)são somente os de graduação, de pós-graduação e de extensão.
  • E)possuem exigência de escolaridade anterior, determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), exceto no caso dos sequenciais e de extensão.
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A alternativa correta é B)

Sobre os cursos e programas em nível superior no Brasil, atualmente, é correto afirmar que:

  • A) são de graduação, de pós-graduação, somente.
  • B) são sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.
  • C) na pós-graduação, compreendem o mestrado e o doutorado, somente.
  • D) são somente os de graduação, de pós-graduação e de extensão.
  • E) possuem exigência de escolaridade anterior, determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), exceto no caso dos sequenciais e de extensão.

O gabarito correto é B).

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Questão 60

As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através:

I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem;

II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico;

III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade;

IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais;

V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores.

São afirmativas corretas:





  • A)Apenas as alternativas II e III;
  • B)Apenas as alternativas I e IV;
  • C)Todas as alternativas;
  • D)Apenas as alternativas II, III e V;
  • E)Apenas as alternativas III e V;
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A alternativa correta é C)

As organizações educacionais que adotam a lógica da competição e das regras de mercado buscam implementar um modelo de ensino baseado na eficiência e nos resultados mensuráveis. Esse enfoque reflete uma visão utilitarista da educação, em que o desempenho individual e a produtividade são priorizados. As cinco afirmativas apresentadas caracterizam adequadamente esse tipo de organização:

I. A ênfase na eficiência dos alunos corresponde à lógica de mercado, que valoriza indicadores de qualidade e desempenho como métricas fundamentais para o sucesso educacional.

II. A supervalorização de disciplinas como Matemática e Ciências está alinhada com as demandas de um mercado competitivo e tecnológico, que prioriza conhecimentos diretamente aplicáveis ao desenvolvimento econômico.

III. A transferência de responsabilidades do poder público para empresas e comunidade reflete a lógica neoliberal de reduzir a atuação do Estado e incentivar parcerias público-privadas.

IV. Os sistemas de avaliação padronizados são instrumentos típicos desse modelo, permitindo o controle quantitativo dos resultados e a comparação competitiva entre instituições.

V. As formas inovadoras de treinamento docente atendem à necessidade de capacitação contínua para atingir metas de produtividade, característica marcante das organizações orientadas para o mercado.

Portanto, todas as afirmativas (I, II, III, IV e V) estão corretas, pois descrevem aspectos coerentes com o modelo educacional competitivo e mercadológico.

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