Questões Sobre Políticas Educacionais - Pedagógia - concurso
Questão 61
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” – (C) OU “ERRADO” – (E)
As Instituições Federais de Ensino Superior – IFES e as demais Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs, poderão celebrar convênios e contratos com fundações de apoio de direito privado, sem fins lucrativos, cabendo ao Ministério Público realizar a sua fiscalização, podendo, inclusive, requerer a remoção de administradores, curadores e dirigentes, nos casos de gestão irregular.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)
As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES e as demais Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs, poderão celebrar convênios e contratos com fundações de apoio de direito privado, sem fins lucrativos, cabendo ao Ministério Público realizar a sua fiscalização, podendo, inclusive, requerer a remoção de administradores, curadores e dirigentes, nos casos de gestão irregular.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 62
A Educação Básica poderá organizar-se em:
- A)séries anuais; períodos semestrais, ciclos de aprendizagem.
- B)alternância permanente de períodos de estudos definidos por semestre.
- C)grupos seriados, com base na aprendizagem e em outros critérios.
- D)períodos anuais a partir de critérios definidos.
- E)grupos etários definidos a partir dos níveis de ensino.
A alternativa correta é A)
A organização da Educação Básica no Brasil pode seguir diferentes modelos, conforme estabelecido pela legislação educacional. Entre as opções apresentadas, a alternativa correta é a letra A, que menciona a possibilidade de estruturação em:
- séries anuais;
- períodos semestrais;
- ciclos de aprendizagem.
Essa flexibilidade permite que as instituições de ensino adaptem sua organização pedagógica às necessidades específicas dos estudantes, garantindo um processo de aprendizagem mais eficiente e inclusivo. As demais alternativas apresentam modelos mais restritivos ou não contemplam a diversidade de possibilidades previstas na legislação.
Questão 63
A Educação Básica tem por finalidade:
- A)preparar o cidadão ético e o profissional competente, considerando suas possibilidades enquanto sujeito social.
- B)contribuir para a formação do cidadão nos aspectos humanos, científicos e culturais.
- C)formar o adolescente competente, preparando-o para o mundo do trabalho.
- D)assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no trabalho.
- E)desenvolver no educando as competências referentes a saber aprender, saber fazer e saber resolver problemas.
A alternativa correta é D)
A Educação Básica tem como principal finalidade assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, além de fornecer os meios necessários para que o indivíduo possa progredir no trabalho. Essa definição, presente na alternativa D), reflete o propósito central dessa etapa educacional, conforme estabelecido pela legislação brasileira.
Embora as outras alternativas apresentem aspectos relevantes da educação, como a formação ética (A), o desenvolvimento humano e cultural (B), a preparação para o trabalho (C) e o desenvolvimento de competências cognitivas (E), nenhuma delas expressa de forma tão completa e precisa a finalidade primordial da Educação Básica.
A alternativa D) destaca dois elementos fundamentais: a formação cidadã, que é a base para a participação social consciente, e a preparação para o mundo do trabalho, que permite ao indivíduo continuar seu desenvolvimento profissional. Esses dois aspectos combinados representam o equilíbrio necessário entre a formação humana integral e as demandas da sociedade contemporânea.
Questão 64
Qual das alternativas é incompatível com funções constitutivas do sistema organizacional de uma instituição?
- A)Planejamento: explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo o que se deve fazer para atingi-los.
- B)Organização: racionalização dos recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para realizar o que foi planejado.
- C)Direção/Coordenação: coordenação do esforço humano coletivo do pessoal da escola.
- D)Administração: criação e manutenção de procedimentos de controle das ações organizacionais.
- E)Avaliação: comprovação e avaliação do funcionamento da escola.
A alternativa correta é D)
Qual das alternativas é incompatível com funções constitutivas do sistema organizacional de uma instituição?
- A) Planejamento: explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo o que se deve fazer para atingi-los.
- B) Organização: racionalização dos recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para realizar o que foi planejado.
- C) Direção/Coordenação: coordenação do esforço humano coletivo do pessoal da escola.
- D) Administração: criação e manutenção de procedimentos de controle das ações organizacionais.
- E) Avaliação: comprovação e avaliação do funcionamento da escola.
O gabarito correto é D).
Questão 65
Assinale a alternativa correta em relação à organização da educação escolar no Brasil.
- A)Cabe à União coordenar a política nacional de educação, articulando os níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
- B)Os sistemas de ensino estaduais e municipais articulam as instituições-meios, as gestoras do sistema-fim; as escolas, as unidades escolares em que ocorre o ensino.
- C)Os estados os municípios e o Distrito Federal abrigam o sistema estadual de ensino, com instituições de todos os níveis, públicas e privadas.
- D)Os sistemas municipais de ensino compreendem as instituições de Ensino Fundamental, mantidas pelo poder público municipal e os órgãos municipais de educação.
- E)O sistema federal de ensino compreende as instituições mantidas pelos estados e pela União, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
A alternativa correta é A)
Assinale a alternativa correta em relação à organização da educação escolar no Brasil.
- A) Cabe à União coordenar a política nacional de educação, articulando os níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
- B) Os sistemas de ensino estaduais e municipais articulam as instituições-meios, as gestoras do sistema-fim; as escolas, as unidades escolares em que ocorre o ensino.
- C) Os estados, os municípios e o Distrito Federal abrigam o sistema estadual de ensino, com instituições de todos os níveis, públicas e privadas.
- D) Os sistemas municipais de ensino compreendem as instituições de Ensino Fundamental, mantidas pelo poder público municipal e os órgãos municipais de educação.
- E) O sistema federal de ensino compreende as instituições mantidas pelos estados e pela União, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
O gabarito correto é A).
Questão 66
Com relação ao Ensino Fundamental, é correto afirmar que:
- A)será ministrado em língua portuguesa.
- B)deverá ser oferecido na modalidade presencial.
- C)é facultado aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos.
- D)o currículo incluirá conteúdos que tratem dos deveres das crianças e adolescentes.
- E)será ministrado em tempo integral.
A alternativa correta é C)
Com relação ao Ensino Fundamental, é correto afirmar que:
- A) será ministrado em língua portuguesa.
- B) deverá ser oferecido na modalidade presencial.
- C) é facultado aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos.
- D) o currículo incluirá conteúdos que tratem dos deveres das crianças e adolescentes.
- E) será ministrado em tempo integral.
O gabarito correto é C).
Questão 67
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve organizar-se segundo regras comuns; entre essas regras se inclui a que estabelece
- A)organização de classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, unicamente para o ensino de línguas estrangeiras.
- B)carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
- C)classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, exclusivamente por promoção ou transferência.
- D)verificação do rendimento escolar com base em avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
- E)controle de frequência pela escola, conforme o disposto em seu regimento e normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda as regras que devem organizar a educação básica, nos níveis fundamental e médio, conforme estabelecido pela legislação brasileira. Entre as alternativas listadas, a correta é a letra D, que trata da verificação do rendimento escolar.
A alternativa D afirma que a avaliação do aluno deve ser contínua e cumulativa, priorizando os aspectos qualitativos em detrimento dos quantitativos. Isso significa que o processo de aprendizagem deve ser acompanhado de forma integral, considerando não apenas provas ou exames pontuais, mas o desenvolvimento do estudante ao longo de todo o período letivo.
Essa abordagem está alinhada com as diretrizes educacionais que valorizam a formação integral do aluno, indo além da mera memorização de conteúdos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforça a importância de uma avaliação formativa, que permita identificar dificuldades e avanços no processo de aprendizagem.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou parciais. Por exemplo, a alternativa B menciona uma carga horária mínima anual, mas inclui os exames finais no cálculo, o que não condiz com a legislação. Já a alternativa E cita uma frequência mínima de 85%, quando o correto seria 75%, conforme a LDB.
Portanto, a alternativa D é a única que reflete fielmente os princípios da avaliação escolar conforme estabelecidos na legislação educacional brasileira, destacando a importância de um acompanhamento contínuo e qualitativo do desempenho dos alunos.
Questão 68
Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.
Cabe à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior supervisionar a formação de professores da educação básica por meio da realização de avaliações nas instituições de educação superior.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a Lei n.º 12.695/2012, que estabelece a possibilidade de a União oferecer apoio técnico e financeiro suplementar às redes públicas de educação básica nos estados e municípios. Em seguida, é proposta uma afirmação para julgamento, relacionada à atribuição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na supervisão da formação de professores da educação básica.
A afirmação em questão sugere que a CAPES tem a competência de supervisionar a formação de professores da educação básica por meio de avaliações em instituições de educação superior. No entanto, conforme o gabarito indicado, essa afirmação está incorreta (E) ERRADO.
Isso ocorre porque, embora a CAPES desempenhe um papel relevante na avaliação e fomento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, a supervisão da formação de professores da educação básica não é sua atribuição direta. Essa responsabilidade está mais vinculada a outros órgãos e políticas educacionais, como os sistemas de ensino estaduais e municipais, além do Ministério da Educação (MEC), que coordena programas específicos para a formação docente.
Portanto, a afirmação julgada está equivocada ao atribuir à CAPES uma função que não está prevista em suas competências legais, reforçando a importância de compreender corretamente as atribuições das instituições envolvidas na educação brasileira.
Questão 69
Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.
As escolas públicas de educação básica, assim como as escolas mantidas por entidades que ofertem programas de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, podem receber subsídios do Programa Dinheiro Direto na Escola.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é uma iniciativa fundamental para o financiamento da educação básica no Brasil, conforme estabelecido pela Lei nº 12.695/2012. Essa legislação permite que a União ofereça apoio técnico e financeiro suplementar às redes públicas de ensino, visando melhorar a infraestrutura e a qualidade do ensino oferecido.
De acordo com o texto apresentado, tanto as escolas públicas de educação básica quanto aquelas mantidas por entidades que oferecem programas de formação inicial e continuada para profissionais da educação básica podem ser beneficiadas pelo PDDE. Isso demonstra a abrangência do programa, que não se limita apenas às instituições públicas tradicionais, mas também inclui entidades que contribuem para a capacitação dos educadores.
Portanto, a afirmação de que essas escolas podem receber subsídios do PDDE está correta, conforme indicado pelo gabarito (C) CERTO. O programa reconhece a importância de investir não apenas na estrutura física das escolas, mas também na qualificação dos profissionais que atuam nelas, fortalecendo assim todo o ecossistema da educação básica no país.
Questão 70
No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou umdocumento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):
- A)Plano Decenal de Educação.
- B)Plano de Desenvolvimento de Competências.
- C)Plano Nacional de Desenvolvimento.
- D)Plano de Ação para a Educação.
- E)Plano Nacional de Educação.
A alternativa correta é E)
No final do primeiro semestre de 1997, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um documento fundamental para a educação brasileira, intitulado "Proposta Inicial dos Procedimentos a Serem Seguidos". Esse documento apresentava diretrizes e metas para o setor educacional no país, sendo um marco no planejamento estratégico da educação nacional.
Entre as alternativas apresentadas sobre o nome desse documento, a correta é:
- E) Plano Nacional de Educação - Esta é a resposta correta, pois o documento em questão foi a base para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), um instrumento essencial para organizar e direcionar as políticas educacionais no Brasil em médio e longo prazo.
As demais alternativas, embora possam parecer plausíveis, não correspondem ao título oficial do documento divulgado pelo MEC naquele período:
- A) Plano Decenal de Educação - Embora o PNE tenha um caráter decenal, este não era o nome oficial do documento.
- B) Plano de Desenvolvimento de Competências - Focado em um aspecto específico da educação, não representava o escopo abrangente do documento.
- C) Plano Nacional de Desenvolvimento - Termo muito amplo, que poderia se referir a diversas áreas além da educação.
- D) Plano de Ação para a Educação - Nome genérico que não corresponde ao documento oficial.
O Plano Nacional de Educação, representado pela alternativa E), estabeleceu-se como o instrumento legal mais importante para o planejamento educacional brasileiro, com metas e estratégias para todos os níveis de ensino.