Questões Sobre Políticas Educacionais - Pedagógia - concurso
Questão 71
Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:
- A)15 e 25 anos.
- B)21 e 27 anos.
- C)13 e 24 anos.
- D)20 e 22 anos.
- E)18 e 29 anos.
A alternativa correta é E)
Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:
- A) 15 e 25 anos.
- B) 21 e 27 anos.
- C) 13 e 24 anos.
- D) 20 e 22 anos.
- E) 18 e 29 anos.
O gabarito correto é E) 18 e 29 anos.
Questão 72
No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é
- A)de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche.
- B)um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche.
- C)de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado.
- D)um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa.
- E)uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças.
A alternativa correta é C)
No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é
- A) de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche.
- B) um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche.
- C) de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado.
- D) um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa.
- E) uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças.
O gabarito correto é C).
Questão 73
No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.
- A)A educação tem o dever de ser otimista com relação ao seu poder de transformar a sociedade e de curá-la de suas mazelas.
- B)A educação deve reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social.
- C)A educação propõe desvendar as contradições da sociedade para trabalhá-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.
- D)A educação deve ser crítica em relação à compreensão do seu papel na sociedade e preconizar a submissão do processo educativo a seus condicionantes.
A alternativa correta é C)
No campo da educação, as diferentes concepções sobre seu papel na sociedade refletem visões filosóficas e políticas distintas. Entre elas, a educação como meio de transformação social se destaca por sua abordagem crítica e engajada, conforme exemplificado na alternativa C).
A concepção de educação como transformação da sociedade, representada pela opção C), recusa tanto o otimismo ingênuo quanto o pessimismo paralisante. Em vez disso, ela busca desvendar as contradições sociais para enfrentá-las de maneira realista. Essa perspectiva está alinhada com pensadores como Paulo Freire, para quem a educação deve ser um instrumento de conscientização e emancipação.
Diferentemente das outras alternativas - que apresentam visões redentoras (A), reprodutivistas (B) ou submissas (D) - a opção C) expressa uma pedagogia crítica que reconhece o potencial transformador da educação, sem ignorar os desafios estruturais da sociedade. Essa abordagem entende que o processo educativo não deve apenas adaptar os indivíduos à realidade existente, mas capacitá-los para questionar e modificar as condições sociais injustas.
Portanto, a alternativa correta é efetivamente a C), pois melhor representa a ideia de educação como ferramenta para a transformação social, equilibrando análise crítica com ação propositiva.
Questão 74
O PDE indica a necessidade de integração entre a Educação Profissional e os seguintes níveis e/ou modalidades educacionais:
- A)Ensino Médio e Educação Superior
- B)Educação Básica e Educação Superior
- C)Educação Superior e Educação Tecnológica
- D)Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
- E)Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
A alternativa correta é D)
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece diretrizes importantes para a articulação entre diferentes níveis e modalidades educacionais, visando a formação integral dos estudantes. Entre as alternativas apresentadas, a integração entre o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destaca como a resposta correta.
Essa conexão é fundamental porque:
- A EJA atende a um público que, muitas vezes, não concluiu o Ensino Médio no tempo regular, exigindo políticas que facilitem seu acesso e permanência.
- O PDE busca reduzir as desigualdades educacionais, e a integração entre essas modalidades permite a adequação de currículos e metodologias às necessidades específicas dos jovens e adultos.
- Ambas as etapas compartilham objetivos comuns, como a preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências básicas.
Embora outras opções, como a relação entre Educação Profissional e Ensino Superior, também sejam relevantes, a alternativa D) reflete uma prioridade do PDE em garantir trajetórias educacionais flexíveis e inclusivas para aqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade convencional.
Questão 75
Analise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos.
II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho.
III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário.
IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional.
V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnico- científica.
- A)somente I e II estão corretas
- B)somente I e IV estão corretas
- C)somente II, III e IV estão corretas
- D)somente II, IV e V estão corretas
- E)somente III, IV e V estão corretas
A alternativa correta é A)
Analise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos.
II. Na concepção de organização interpretativa, a ação organizadora dá a tônica do trabalho.
III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário.
IV. No modelo de gestão técnico-científica, a autogestão é a forma de organização institucional.
V. A eleição direta para a direção da escola garante uma organização técnico-científica.
- A) somente I e II estão corretas
- B) somente I e IV estão corretas
- C) somente II, III e IV estão corretas
- D) somente II, IV e V estão corretas
- E) somente III, IV e V estão corretas
O gabarito correto é A.
Questão 76
As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação “custo-benefício”, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:
- A)liberais
- B)socialistas
- C)anarquistas
- D)neoliberais
- E)welfare state
A alternativa correta é D)
As políticas educacionais, assim como outras políticas sociais, são frequentemente avaliadas por meio de indicadores que priorizam a relação "custo-benefício". Essa abordagem reflete uma subordinação às diretrizes das políticas econômicas, característica marcante de um modelo específico de gestão pública.
Entre as alternativas apresentadas, a que melhor se encaixa nessa descrição é a opção D) neoliberais. O neoliberalismo defende a mínima intervenção do Estado na economia e a adoção de critérios de eficiência e racionalidade financeira, mesmo em áreas tradicionalmente vistas como sociais, como a educação.
As demais alternativas não correspondem a essa lógica:
- A) liberais: Embora compartilhem alguns princípios com o neoliberalismo, o liberalismo clássico não necessariamente aplica essa visão de custo-benefício às políticas sociais.
- B) socialistas: O socialismo prioriza o bem-estar coletivo e a igualdade, muitas vezes à custa de eficiência econômica.
- C) anarquistas: O anarquismo rejeita a estrutura estatal por completo, não se aplicando a políticas públicas.
- E) welfare state: O estado de bem-estar social busca garantir direitos e serviços básicos, sem a mesma ênfase em métricas de custo-benefício.
Portanto, a resposta correta é D) neoliberais, pois essa corrente ideológica é a que melhor explica a subordinação das políticas sociais e educacionais aos critérios econômicos de eficiência.
Questão 77
A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública
- A)é a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e implementar um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve.
- B)é o diretor ter a liberdade para organizar e conduzir a escola da forma como achar conveniente.
- C)não existe, uma vez que ela sempre deve prestar contas de suas ações a uma instância superior.
- D)é definida pela ausência de uma relação de influência mútua entre a sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos.
- E)corresponde aos professores tomarem conhecimento de certas normas e diretrizes e se convencerem de sua legitimidade.
A alternativa correta é A)
A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública
- A) é a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e implementar um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve.
- B) é o diretor ter a liberdade para organizar e conduzir a escola da forma como achar conveniente.
- C) não existe, uma vez que ela sempre deve prestar contas de suas ações a uma instância superior.
- D) é definida pela ausência de uma relação de influência mútua entre a sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos.
- E) corresponde aos professores tomarem conhecimento de certas normas e diretrizes e se convencerem de sua legitimidade.
O gabarito correto é A), pois a autonomia da escola pública está diretamente relacionada à sua capacidade de desenvolver e executar um projeto político-pedagógico que atenda às necessidades da comunidade e da sociedade, dentro das diretrizes do sistema educacional. Essa autonomia não significa independência total, mas sim a possibilidade de adaptação e inovação dentro de um contexto organizado e responsável.
Questão 78
Quanto à legislação de ensino no Brasil, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica no Brasil é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.
( ) A portaria MEC no 438/98 institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM,tendo como um dos objetivos constituir-se em modalidade de acesso a cursos profissionalizantes pós-médio.
( ) O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( ) A Lei no 10.639 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A)V – V – V – F.
- B)F – F - V – V.
- C)F - V – V – V.
- D)V – V – V – V.
- E)F – V – V – F.
A alternativa correta é C)
Quanto à legislação de ensino no Brasil, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( F ) Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica no Brasil é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.
( V ) A portaria MEC nº 438/98 institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, tendo como um dos objetivos constituir-se em modalidade de acesso a cursos profissionalizantes pós-médio.
( V ) O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( V ) A Lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A) V – V – V – F.
- B) F – F - V – V.
- C) F - V – V – V.
- D) V – V – V – V.
- E) F – V – V – F.
O gabarito correto é C).
Questão 79
De acordo com as normas vigentes, a educação escolar pública será efetivada mediante a garantia de:
I. ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
II. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística segundo a capacidade de cada um.
III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino.
IV. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
Completam corretamente o enunciado acima
- A)apenas os itens I e III.
- B)apenas os itens I, II e IV.
- C)apenas os itens II, III e IV.
- D)todos os itens.
A alternativa correta é D)
De acordo com as normas vigentes, a educação escolar pública será efetivada mediante a garantia de:
- I. ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
- II. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística segundo a capacidade de cada um.
- III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino.
- IV. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
Completam corretamente o enunciado acima:
- A) apenas os itens I e III.
- B) apenas os itens I, II e IV.
- C) apenas os itens II, III e IV.
- D) todos os itens.
O gabarito correto é D).
Questão 80
De acordo com a lei vigente, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, visando a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV. a utilização da progressão automática ao final do ano letivo, visando a continuidade de estudos.
Completam corretamente o enunciado acima
- A)apenas os itens II e IV.
- B)apenas os itens I, III e IV.
- C)apenas os itens I, II e III.
- D)todos os itens.
A alternativa correta é C)
De acordo com a lei vigente, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, tem como objetivo principal a formação básica do cidadão, abrangendo diversos aspectos essenciais para o desenvolvimento integral do indivíduo. A análise dos itens apresentados demonstra que apenas os itens I, II e III estão corretos, conforme o gabarito indicado.
O item I destaca a importância do domínio da leitura, escrita e cálculo como meios fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Essas habilidades são a base para a aquisição de novos conhecimentos e para a participação ativa na sociedade, reforçando a formação básica do cidadão.
O item II aborda a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade. Essa dimensão é crucial para que o aluno compreenda o mundo ao seu redor e desenvolva uma visão crítica e contextualizada, alinhando-se plenamente com os objetivos do ensino fundamental.
O item III complementa os anteriores ao enfatizar o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, visando não apenas a aquisição de conhecimentos e habilidades, mas também a formação de atitudes e valores. Esse aspecto é essencial para a construção de uma educação integral, que vai além do conteúdo acadêmico.
Por outro lado, o item IV, que menciona a "progressão automática ao final do ano letivo", não está correto, pois a legislação educacional brasileira não prevê esse mecanismo como obrigatório. A progressão continuada pode existir em alguns sistemas, mas não é um objetivo legal do ensino fundamental, o que justifica sua exclusão da resposta correta.
Portanto, a alternativa C) é a que melhor representa os objetivos do ensino fundamental conforme a legislação vigente, contemplando os aspectos cognitivos, sociais e éticos necessários para a formação básica do cidadão.