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A Geografia escolar tem estruturação e identidade próprias por se tratar de um corpo de conhecimentos produzido a partir das práticas escolares, das crenças e dos saberes pedagógicos dos professores, da didática; dos saberes dos alunos, das diretrizes curriculares e dos livros didáticos. A grande responsável por essa mudança reside na:

A Geografia escolar tem estruturação e identidade
próprias por se tratar de um corpo de conhecimentos
produzido a partir das práticas escolares, das crenças e
dos saberes pedagógicos dos professores, da didática;
dos saberes dos alunos, das diretrizes curriculares e
dos livros didáticos. A grande responsável por essa
mudança reside na:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Geografia escolar possui uma estruturação e identidade próprias, diferenciando-se de outras vertentes da disciplina. Essa singularidade surge a partir da síntese de diversos elementos, como as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, as concepções e experiências dos professores, os métodos didáticos aplicados, os conhecimentos prévios dos estudantes, as orientações curriculares estabelecidas e os conteúdos presentes nos materiais didáticos.

Entre as alternativas apresentadas, a Geografia Acadêmica (C) se destaca como principal responsável por essa transformação. Diferentemente da Geografia Tradicional (A), que se limitava a descrições estáticas do espaço, ou das narrativas de navegadores (B), de caráter mais empírico e exploratório, a Geografia Acadêmica incorpora uma abordagem crítica e reflexiva, fundamentada em pesquisas científicas e teorias consistentes.

A Geografia Prognóstica (D), por sua vez, embora relevante em contextos específicos, não possui o mesmo peso na conformação da identidade escolar da disciplina. Portanto, é a Geografia Acadêmica que fornece as bases teóricas e metodológicas necessárias para a construção de um conhecimento geográfico escolar autônomo e significativo, capaz de articular saberes científicos com as demandas educacionais.

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