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A presença de conteúdos de história e de geografia no currículo do ensino fundamental, desde seus anos iniciais, justifica-se pelos objetivos da educação nacional propostos na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases e considerados pelas diretrizes curriculares nacionais, os quais implicam, de acordo com Penteado (2011), que a escola assegure a cada ano “um conhecimento significativo, ainda que introdutório, que possa ser utilizado pelo estudante ao longo de sua vida, na convivência com seus semelhantes, como um instrumento que lhe possibilite pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar nela e se apossar dela, em vez de ser por ela engolido”. A autora argumenta que as relações sociais serão abordadas por meio dos conceitos de natureza, cultura, espaço e tempo, num trabalho escolar que tem o professor como mediador das condições internas e externas de aprendizagem e que se desenvolve

A presença de conteúdos de história e de geografia no
currículo do ensino fundamental, desde seus anos iniciais,
justifica-se pelos objetivos da educação nacional
propostos na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes
e Bases e considerados pelas diretrizes curriculares
nacionais, os quais implicam, de acordo com Penteado
(2011), que a escola assegure a cada ano “um conhecimento
significativo, ainda que introdutório, que possa ser
utilizado pelo estudante ao longo de sua vida, na convivência
com seus semelhantes, como um instrumento que
lhe possibilite pensar sua realidade e melhor conhecê-la,
para melhor atuar nela e se apossar dela, em vez de ser
por ela engolido”. A autora argumenta que as relações
sociais serão abordadas por meio dos conceitos de natureza,
cultura, espaço e tempo, num trabalho escolar que
tem o professor como mediador das condições internas e
externas de aprendizagem e que se desenvolve

Resposta:

A alternativa correta é C)

A importância da história e da geografia no currículo do ensino fundamental está diretamente ligada aos objetivos da educação brasileira, conforme estabelecido pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Essas disciplinas não apenas transmitem conhecimentos básicos, mas também capacitam os estudantes a compreender e interagir criticamente com a realidade que os cerca, conforme destacado por Penteado (2011). A abordagem pedagógica proposta pela autora enfatiza a mediação do professor e a utilização de conceitos fundamentais como natureza, cultura, espaço e tempo para explorar as relações sociais.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor se alinha com a perspectiva defendida no texto, pois sugere uma estruturação do ensino em três níveis distintos: o exploratório, o específico da série e o da ampliação de conhecimentos. Essa abordagem permite uma progressão adequada ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, garantindo que o aprendizado seja significativo e contextualizado. As demais alternativas, apesar de válidas em certos contextos, não abrangem de forma tão completa a proposta de um ensino estruturado e gradual como a alternativa correta.

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