A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e
velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas
repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
- A)priorizar a leitura de mapas e figuras.
- B)valorizar as vivências cotidianas do aluno.
- C)basear-se na discussão de atualidades.
- D)investir na habilidade de memorização.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental em Minas Gerais destaca a importância de adaptar o ensino da disciplina às transformações socioespaciais aceleradas do século XX e XXI. Essas mudanças exigem uma abordagem pedagógica que vá além dos métodos tradicionais, como a memorização ou a simples leitura de mapas, e incorpore uma visão mais dinâmica e conectada com a realidade dos estudantes.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) valorizar as vivências cotidianas do aluno é a mais adequada, pois reconhece que a Geografia escolar deve ser significativa para o estudante. Ao partir de suas experiências e do espaço em que vive, o ensino torna-se mais relevante, promovendo a compreensão crítica do mundo e a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Essa perspectiva alinha-se com as tendências contemporâneas da educação, que enfatizam a construção do conhecimento a partir do contexto do aluno, incentivando a participação ativa e a reflexão sobre as relações entre sociedade e espaço. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa B).

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