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As paisagens são a forma visível de como o espaço encontra-se produzido: paisagens do cotidiano são, portanto, focos de situações visíveis do espaço de vida de diferentes lugares, através dos quais se pode depreender o que se faz tanto na política, quanto na apropriação do espaço pela sociedade civil. Sobre o ensino desse tópico na disciplina de Geografia, de acordo com as orientações da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Escolher as paisagens do cotidiano priorizando o lazer é uma forma de tematizar porque o lazer tomou a dimensão atual em cotidianos urbanos. ( ) Certas paisagens foram produzidas pelos cotidianos urbanos, tanto podem ser parques e praças, quanto as discotecas, bares, teatros, definindo atividades econômicas próprias de sua manutenção. ( ) As paisagens de trabalho, que fomenta a economia, estão, em várias paisagens, definidas por territórios de economia informal, outro rico objeto de estudo para a compreensão do cotidiano através da paisagem. ( ) Muitas das paisagens não evidenciam o espaço de encontro do migrante, do cidadão desprovido de recursos financeiros para que usufruam apenas de paisagens representantes do mundo do consumo. ( ) A análise de todas as situações, lidas nas situações explícitas da vida cotidiana, trarão a possibilidade de compreensão maior dos conceitos de espacialidade e territorialidade, de cidadania, de transformação do lazer em direito ou em produto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

As paisagens são a forma visível de como o espaço
encontra-se produzido: paisagens do cotidiano são,
portanto, focos de situações visíveis do espaço de
vida de diferentes lugares, através dos quais se pode
depreender o que se faz tanto na política, quanto na
apropriação do espaço pela sociedade civil. Sobre
o ensino desse tópico na disciplina de Geografia, de
acordo com as orientações da Secretaria de Educação
do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Escolher as paisagens do cotidiano priorizando o lazer
é uma forma de tematizar porque o lazer tomou a
dimensão atual em cotidianos urbanos.

( ) Certas paisagens foram produzidas pelos cotidianos
urbanos, tanto podem ser parques e praças, quanto
as discotecas, bares, teatros, definindo atividades
econômicas próprias de sua manutenção.

( ) As paisagens de trabalho, que fomenta a economia,
estão, em várias paisagens, definidas por territórios de
economia informal, outro rico objeto de estudo para a
compreensão do cotidiano através da paisagem.

( ) Muitas das paisagens não evidenciam o espaço
de encontro do migrante, do cidadão desprovido de
recursos financeiros para que usufruam apenas de
paisagens representantes do mundo do consumo.

( ) A análise de todas as situações, lidas nas situações
explícitas da vida cotidiana, trarão a possibilidade de
compreensão maior dos conceitos de espacialidade e
territorialidade, de cidadania, de transformação do lazer
em direito ou em produto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é C)

As paisagens são a expressão concreta da produção do espaço, refletindo as dinâmicas sociais, políticas e econômicas de um determinado lugar. No ensino de Geografia, conforme as diretrizes da Secretaria de Educação de Minas Gerais, a análise das paisagens cotidianas permite compreender não apenas a organização espacial, mas também as relações de poder, a economia e as desigualdades sociais. A seguir, discutiremos cada afirmativa apresentada no exercício, justificando a sequência correta (V - V - V - F - V), que corresponde à alternativa C.

1. Priorizar o lazer nas paisagens cotidianas (V): O lazer é um elemento central na vida urbana contemporânea, marcado pela mercantilização do tempo livre. Tematizá-lo nas aulas de Geografia permite discutir como as cidades são planejadas (ou não) para atender a essa demanda, evidenciando contradições como a exclusão de grupos sociais que não têm acesso a esses espaços.

2. Paisagens produzidas pelos cotidianos urbanos (V): Parques, praças, bares e teatros são exemplos de como as atividades humanas moldam a paisagem, criando territórios com funções específicas. Esses espaços não apenas refletem hábitos culturais, mas também geram economias locais, como o turismo e o entretenimento, tornando-se objetos relevantes para a análise geográfica.

3. Paisagens de trabalho e economia informal (V): A informalidade é parte constitutiva de muitas paisagens urbanas, especialmente em países periféricos. Camelôs, feiras livres e ocupações temporárias revelam estratégias de sobrevivência e resistência, sendo essenciais para discutir conceitos como territorialidade e exclusão socioespacial.

4. Paisagens que não evidenciam encontros (F): Esta afirmativa é falsa, pois mesmo espaços marginalizados ou não consumistas são palco de encontros e interações sociais. Praças públicas, ruas e até áreas precárias abrigam dinâmicas comunitárias e culturais que desafiam a lógica do consumo.

5. Análise das situações cotidianas (V): A Geografia crítica defende que a leitura das paisagens vai além do visível, exigindo a interpretação de conflitos e relações de poder. Compreender como o lazer se torna um privilégio ou direito, por exemplo, amplia a noção de cidadania e justiça espacial.

Conclusão: A sequência correta (V-V-V-F-V) reforça o papel da Geografia em decifrar as múltiplas camadas das paisagens, desde o lazer até a informalidade, sempre vinculando sua análise à crítica social e à formação cidadã.

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