Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com base na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), quanto ao Ensino de Geografia, assinale a alternativa correta que preenche as lacunas das frases a seguir. ( __________ ) – instrumento fundamental, capaz de proporcionar as informações que se precisa e capaz, por outro lado, de fazer as representações que se pretende. ( __________ ) – diz respeito ao encadeamento de ações que se desenvolvem num espaço e tempo ligados à produção das relações sociais.( __________ ) – representa a aparência do espaço construído. ( __________ ) – resultado da produção humana, num processo de construção social, que é dinâmico e contraditório.

Com base na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), quanto ao Ensino de Geografia, assinale
a alternativa correta que preenche as lacunas das frases a seguir.

( __________ ) – instrumento fundamental, capaz de proporcionar as informações que se precisa e capaz, por outro
lado, de fazer as representações que se pretende.

( __________ ) – diz respeito ao encadeamento de ações que se desenvolvem num espaço e tempo ligados à produção das relações sociais.

( __________ ) – representa a aparência do espaço construído.

( __________ ) – resultado da produção humana, num processo de construção social, que é dinâmico e contraditório.

Resposta:

A alternativa correta é B)

Com base na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), o ensino de Geografia apresenta conceitos fundamentais para a compreensão do espaço e das relações humanas. A alternativa correta que preenche as lacunas das frases apresentadas é a B) Mapa - Cotidiano - Paisagem - Espaço Geográfico.

O mapa é descrito como um instrumento essencial, pois fornece informações e permite representações espaciais. Já o cotidiano refere-se às ações que se desenrolam no tempo e no espaço, ligadas às relações sociais. A paisagem, por sua vez, representa a aparência visível do espaço construído, enquanto o espaço geográfico é o resultado da produção humana, um processo dinâmico e contraditório.

Essa sequência de conceitos demonstra a abordagem integrada proposta pela Proposta Curricular, que busca relacionar elementos cartográficos, sociais e espaciais para uma compreensão mais ampla da Geografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *