Como ensinar as paisagens do cotidiano vai depender das experiências e boa vivência do professor de Geografia. Em relação às possibilidades que as orientações da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais apresenta para o ensino do tópico paisagens de cotidiano, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.I. Propor, depois de um diagnóstico e sistematização dos conhecimentos prévios, que os alunos analisem imagens de cidades, identificando seus elementos e suas funções, destacando as relacionadas ao lazer e ao trabalho.II. Utilizar textos e imagens de paisagens cotidianas para que os alunos explorem, com roteiro sugerido pelo professor, os aspectos que devem ser objeto de construção conceitual.III. Propor que façam paralelo com a construção de Brasília e Belo Horizonte e a evolução de São Paulo. Tal paralelo deve ser registrado em novas imagens produzidas pelos alunos, de preferência comparando também com o cotidiano do município de localização da escola. Tal produção pode ser um rico instrumento de avaliação.IV. Além do registro, é importante trabalhar com aspectos de favelas, paisagens que demonstram paisagens de cotidianos, muitas vezes em que o lazer não se encontra tão visível.Assinale a alternativa correta.
Como ensinar as paisagens do cotidiano vai depender
das experiências e boa vivência do professor de
Geografia. Em relação às possibilidades que as
orientações da Secretaria de Educação do Estado
de Minas Gerais apresenta para o ensino do tópico
paisagens de cotidiano, analise as afirmativas a seguir
e assinale a alternativa correta.
I. Propor, depois de um diagnóstico e sistematização
dos conhecimentos prévios, que os alunos analisem
imagens de cidades, identificando seus elementos e
suas funções, destacando as relacionadas ao lazer e ao
trabalho.
II. Utilizar textos e imagens de paisagens cotidianas
para que os alunos explorem, com roteiro sugerido
pelo professor, os aspectos que devem ser objeto de
construção conceitual.
III. Propor que façam paralelo com a construção de Brasília
e Belo Horizonte e a evolução de São Paulo. Tal paralelo
deve ser registrado em novas imagens produzidas
pelos alunos, de preferência comparando também com
o cotidiano do município de localização da escola. Tal
produção pode ser um rico instrumento de avaliação.
IV. Além do registro, é importante trabalhar com aspectos
de favelas, paisagens que demonstram paisagens de
cotidianos, muitas vezes em que o lazer não se encontra
tão visível.
Assinale a alternativa correta.
- A)I e IV, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)II, III e IV, apenas.
- D)I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O ensino das paisagens do cotidiano na Geografia é um processo que exige do professor não apenas conhecimento teórico, mas também vivência e sensibilidade para conectar os conteúdos à realidade dos alunos. As orientações da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais apresentam diversas possibilidades metodológicas para abordar esse tema, todas elas válidas e complementares quando aplicadas de forma integrada.
A afirmativa I propõe um trabalho prático de análise de imagens urbanas, permitindo que os alunos identifiquem elementos e funções das cidades, com ênfase em lazer e trabalho. Essa abordagem é fundamental para desenvolver a observação crítica e a compreensão das dinâmicas urbanas.
A afirmativa II sugere o uso de textos e imagens com roteiros de exploração, método que estimula a construção conceitual guiada. Essa estratégia é particularmente eficaz para organizar o pensamento geográfico dos estudantes, ajudando-os a sistematizar suas observações.
A afirmativa III amplia a perspectiva ao propor comparações entre cidades planejadas (Brasília e Belo Horizonte) e a evolução orgânica de São Paulo, relacionando-as com o cotidiano local. Essa abordagem comparativa enriquece a compreensão sobre diferentes processos de urbanização e sua relação com a vida diária.
Por fim, a afirmativa IV traz uma dimensão social importante ao incluir o estudo de favelas e paisagens onde o lazer é menos evidente. Essa perspectiva é crucial para uma visão abrangente e realista das paisagens urbanas, incluindo suas desigualdades e diversidades.
A alternativa correta é D) I, II, III e IV, pois todas as propostas são válidas e complementares para um ensino abrangente das paisagens do cotidiano na Geografia.

Deixe um comentário