Considerando os pontos importantes que devem ser ensinados pelo professor de Geografia ao tratar do tópico território e territorialidade, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos. ( ) As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer. ( ) As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei. ( ) Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das igrejas, a ciclovia como território do lazer, as vias públicas (em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
ensinados pelo professor de Geografia ao tratar do
tópico território e territorialidade, de acordo com a
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais,
analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou
Falso (F).
( ) As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos.
( ) As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer.
( ) As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei.
( ) Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das igrejas, a ciclovia como território do lazer, as vias públicas (em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A)V - V - F - F.
- B)V - F - V - F.
- C)F - V - V - F.
- D)V - V - V - V.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O ensino de Geografia, quando aborda o tópico território e territorialidade, deve contemplar aspectos fundamentais que permitam aos alunos compreender as dinâmicas espaciais e as relações de poder envolvidas na produção do espaço urbano. De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, todas as afirmativas apresentadas são verdadeiras, conforme análise a seguir:
1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos. (V)
Essa afirmativa é verdadeira, pois o estudo do território deve incluir a análise histórica e geográfica das transformações no espaço urbano, especialmente no que diz respeito ao lazer, que reflete mudanças sociais, econômicas e culturais.
2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer. (V)
Essa afirmação também é verdadeira, já que a territorialidade está intimamente ligada às relações de poder, que definem quem ocupa, controla ou usufrui de determinados espaços, inclusive aqueles destinados ao lazer.
3. As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade. (V)
Essa afirmativa é correta, pois o conceito de território abrange diferentes dimensões, como os espaços institucionais, públicos ou ilegais, que influenciam diretamente a qualidade de vida urbana.
4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem. (V)
Essa afirmação é verdadeira, uma vez que a paisagem urbana reflete conflitos e usos do território, como a ocupação de espaços religiosos, ciclovias e vias públicas, que podem ser preservados ou degradados conforme as dinâmicas sociais.
Portanto, a sequência correta é V - V - V - V, correspondente à alternativa D). Todas as afirmativas estão alinhadas com as orientações pedagógicas para o ensino de Geografia, destacando a importância de abordar o território e a territorialidade de forma crítica e multidimensional.

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