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Historicamente, a segregação socioespacial era parte de alguns estudos da fragmentação da metrópole. Atualmente essa questão se evidencia em vários centros urbanos, possibilitando aos alunos entenderem como a cidadania pode ser exercitada na reivindicação de espaços com planejamento urbano, infraestrutura urbana, relação distância/meios de transporte públicos/ ruas bem pavimentadas, iluminação. Em relação às orientações da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais sobre o ensino do tópico segregação espacial, assinale a alternativa correta.

Historicamente, a segregação socioespacial era parte
de alguns estudos da fragmentação da metrópole.
Atualmente essa questão se evidencia em vários
centros urbanos, possibilitando aos alunos entenderem
como a cidadania pode ser exercitada na reivindicação
de espaços com planejamento urbano, infraestrutura
urbana, relação distância/meios de transporte públicos/
ruas bem pavimentadas, iluminação. Em relação às
orientações da Secretaria de Educação do Estado de
Minas Gerais sobre o ensino do tópico segregação
espacial, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é A)

A segregação socioespacial é um fenômeno histórico que ganha cada vez mais relevância nos estudos urbanos contemporâneos, especialmente no contexto das metrópoles brasileiras. Ela reflete as desigualdades estruturais que moldam as cidades, influenciando diretamente a qualidade de vida e o exercício da cidadania. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), que destaca a dificuldade de existência e manutenção de espaços públicos de lazer em áreas segregadas. Essa questão é central para compreender os impactos da segregação na vida urbana.

A falta de infraestrutura adequada, como iluminação, transporte público eficiente e ruas pavimentadas, agrava a exclusão social nessas áreas. O planejamento urbano, quando negligente ou desigual, reforça essas disparidades, limitando o acesso a serviços essenciais como escolas, postos de saúde e saneamento básico. A alternativa B) está incorreta, pois entender os conceitos de segregação espacial e social é fundamental para analisar esses fenômenos. Já a C) desconsidera a importância dos serviços públicos na construção do conceito de segregação, enquanto a D) propõe uma abordagem ilegal e inviável para a solução dos problemas urbanos.

Portanto, a reflexão sobre a segregação socioespacial deve ser incentivada no ensino, conforme orienta a Secretaria de Educação de Minas Gerais, para que os alunos reconheçam a importância da participação cidadã na reivindicação de cidades mais justas e inclusivas. A alternativa A) sintetiza essa perspectiva ao evidenciar como a carência de espaços de lazer em áreas segregadas reflete e perpetua as desigualdades urbanas.

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