Leia o texto a seguir. A abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em 2014, é um dos resultados que a presidenta da República, Dilma Rousseff, espera alcançar com a terceira fase da expansão universitária e profissional, anunciada nesta terça-feira, 16. O acesso à educação e ao conhecimento, segundo a presidenta, deve ser maciço, inclusivo e sistemático, para que jovens e trabalhadores possam dele se beneficiar em todos os recantos do país. O esforço do governo federal, na sua visão, busca superar décadas de atraso e preparar a nação para o futuro. “Em dois anos, só a Petrobrás vai gerar uma demanda de 230 mil técnicos em petróleo e gás”, explicou Dilma. Mas o Brasil, avisou, também precisa de quadros preparados para atender setores internacionais de alta tecnologia que estão aqui chegando. (http://portal.mec.gov.br) O conteúdo do texto pode ser utilizado, pelo professor de Geografia no Ensino Médio, como exemplo
Leia o texto a seguir.
A abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação,
ciência e tecnologia, em 2014, é um dos resultados que a presidenta da República, Dilma Rousseff, espera alcançar com a
terceira fase da expansão universitária e profissional, anunciada nesta terça-feira, 16.
O acesso à educação e ao conhecimento, segundo a presidenta, deve ser maciço, inclusivo e sistemático, para que jovens e
trabalhadores possam dele se beneficiar em todos os recantos do país. O esforço do governo federal, na sua visão, busca
superar décadas de atraso e preparar a nação para o futuro.
“Em dois anos, só a Petrobrás vai gerar uma demanda de 230 mil técnicos em petróleo e gás”, explicou Dilma. Mas o Brasil,
avisou, também precisa de quadros preparados para atender setores internacionais de alta tecnologia que estão aqui chegando.
(http://portal.mec.gov.br)
O conteúdo do texto pode ser utilizado, pelo professor de Geografia no Ensino Médio, como exemplo
- A)do atraso da educação brasileira, já que as empresas do período mais recente da economia necessitam de profissionais pouco escolarizados.
- B)do papel dos agentes governamentais na organização do espaço geográfico, frente às novas exigências da produção provocadas pelos avanços tecnológicos.
- C)da ausência de agentes governamentais na produção do espaço geográfico, posto que as ações na área da educação não afetam a sociedade e a economia.
- D)do apoio governamental à implantação de indústrias da Terceira Revolução Industrial, como a automobilística, que necessitava de mão de obra especializada.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresentado ilustra claramente o papel dos agentes governamentais na organização do espaço geográfico, em resposta às demandas da produção impulsionadas pelos avanços tecnológicos. A terceira fase da expansão universitária e profissional, anunciada pelo governo federal em 2014, demonstra uma ação estratégica para capacitar jovens e trabalhadores, atendendo às necessidades de setores emergentes, como petróleo e gás, além de indústrias de alta tecnologia.
A afirmação da presidenta Dilma Rousseff sobre a necessidade de um acesso "maciço, inclusivo e sistemático" à educação reforça a ideia de que o Estado atua como um agente ativo na preparação da força de trabalho, visando superar décadas de atraso e adequar o país às transformações econômicas globais. A criação de vagas em universidades e institutos federais não apenas amplia oportunidades educacionais, mas também responde a uma demanda concreta do mercado, como o exemplo citado da Petrobrás, que exigiria 230 mil técnicos especializados.
Portanto, a alternativa B) é a correta, pois sintetiza a relação entre políticas públicas educacionais e a reorganização do espaço produtivo, evidenciando como o governo atua para moldar o desenvolvimento socioeconômico frente às novas exigências tecnológicas. As demais alternativas distorcem o sentido do texto: a opção A) ignora o foco na qualificação; a C) nega a influência governamental, contrariando o conteúdo; e a D) desvia-se para um setor industrial não mencionado.

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