No ensino de Geografia para o Ensino Fundamental, a ênfase nos conceitos de território e territorialidade se justifica pelas demarcações de poder, legal e ilegal, nos espaços cotidianos vivenciados pelos alunos. Se por um lado, eles percebem as relações de poder demarcando territórios, por outro, não refletem sobre a historicidade e as escalas que mantêm tais relações. Considerando esses aspectos sobre território e territorialidade, assinale a alternativa incorreta.
ênfase nos conceitos de território e territorialidade se
justifica pelas demarcações de poder, legal e ilegal,
nos espaços cotidianos vivenciados pelos alunos.
Se por um lado, eles percebem as relações de poder
demarcando territórios, por outro, não refletem sobre a
historicidade e as escalas que mantêm tais relações.
Considerando esses aspectos sobre território e
territorialidade, assinale a alternativa incorreta.
- A)O estudo desses conceitos deve trazer à tona a possibilidade de compreensão de territórios como relações sociais projetadas no espaço, estáveis ou instáveis.
- B)Os territórios não podem formar-se e dissolver-se em rápido intervalo de tempo; sua existência é irregular ou definitiva.
- C)Os territórios podem ser contínuos ou não, conter um poder exclusivo ou não, como territorialidades flexíveis.
- D)Nessa perspectiva, território é um campo de forças, as relações de poder espacialmente delimitadas e operando, sobre um substrato referencial.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino de Geografia no Ensino Fundamental deve abordar os conceitos de território e territorialidade de forma crítica, permitindo que os alunos compreendam as dinâmicas de poder que moldam os espaços que ocupam. A alternativa B) está incorreta porque os territórios, de fato, podem se formar e se dissolver rapidamente, dependendo das relações sociais e políticas que os sustentam. Eles não são necessariamente estáveis ou definitivos, mas sim produtos de processos históricos e disputas de poder em constante transformação.
As outras alternativas apresentam visões mais adequadas sobre o tema. A alternativa A) destaca que os territórios são relações sociais projetadas no espaço, o que permite analisar sua estabilidade ou instabilidade. Já a alternativa C) reforça a ideia de que os territórios podem ser contínuos ou fragmentados, com territorialidades flexíveis, refletindo a complexidade das relações de poder. Por fim, a alternativa D) define território como um campo de forças, o que corrobora a noção de que ele é construído por relações de poder espacialmente delimitadas.
Portanto, a compreensão desses conceitos no ensino de Geografia deve ir além da percepção imediata dos alunos, incentivando uma reflexão sobre como as relações de poder se materializam no espaço e como essas dinâmicas podem ser transformadas.

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