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noções sobre a espacialidade, ou seja, que aprendam a pensar sobre o espaço a partir das semelhanças e diferenças, da relação ‘parte e todo’ e das contradições quemarcamo uso social que é feito dos processos da natureza. Assim se criam as condições para que desenvolvam, desde pequenas e progressivamente, umpensamento crítico e analítico, um raciocínio apoiado em diferentes referenciais ligados ao campo da geografia e de outras áreas do conhecimento”.Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3°Ano) –Geografia (p. 92).De acordo comas orientações pedagógicas previstas no Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino deGeografia a expectativa é de que os alunos do 3° ano de escolaridade sejam capazes de reconhecer, EXCETO:

noções sobre a espacialidade, ou seja, que aprendam a pensar sobre o espaço a partir das semelhanças e diferenças, da relação ‘parte e todo’ e das contradições quemarcamo uso social que é feito dos processos da natureza. Assim se criam as condições para que desenvolvam, desde pequenas e progressivamente, umpensamento crítico e analítico, um raciocínio apoiado em diferentes referenciais ligados ao campo da geografia e de outras áreas do conhecimento”.

Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3°Ano) –Geografia (p. 92).

De acordo comas orientações pedagógicas previstas no Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino deGeografia a expectativa é de que os alunos do 3° ano de escolaridade sejam capazes de reconhecer, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho apresentado do Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3°Ano) – Geografia destaca a importância de desenvolver nos alunos uma compreensão crítica da espacialidade, articulando relações entre sociedade, natureza e espaço. A proposta pedagógica enfatiza a construção de um pensamento analítico por meio de múltiplos referenciais, indo além de registros puramente escritos.

Conforme o documento, a alternativa A) é a única que não se alinha às expectativas de aprendizagem, pois limita a organização de informações à forma escrita como único meio. Essa visão restritiva contradiz a abordagem proposta, que valoriza a análise espacial por meio de diferentes linguagens e vivências, como:

  • Vínculos afetivos e sociais com o lugar (alternativa B)
  • Experiências em espaços públicos urbanos e rurais (alternativa C)
  • Relações de troca no espaço vivido (alternativa D)
  • Observação de fenômenos naturais (alternativa E)

O texto reforça que a Geografia no 3° ano deve promover a leitura do espaço através de múltiplas dimensões – afetivas, sociais e ambientais –, superando uma perspectiva exclusivamente textual. A crítica implícita na exclusão da alternativa A reflete a necessidade de métodos diversificados para compreender as transformações do espaço-tempo.

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