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O que ensinar em Geografia leva a momentos de reflexão e discussões, tendo em vista a dinâmica de mudanças das diversas paisagens. Assinale a alternativa menos recomendada, segundo as orientações da Secretaria de educação do Estado de Minas Gerais, ao ensinar o tópico paisagens do cotidiano a disciplina de Geografia.

O que ensinar em Geografia leva a momentos de reflexão
e discussões, tendo em vista a dinâmica de mudanças
das diversas paisagens. Assinale a alternativa
menos
recomendada, segundo as orientações da Secretaria
de educação do Estado de Minas Gerais, ao ensinar o
tópico paisagens do cotidiano a disciplina de Geografia.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensino de Geografia, especialmente quando aborda as paisagens do cotidiano, deve priorizar temas que conectem os alunos à realidade atual e às transformações espaciais que vivenciam. A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais orienta que esse conteúdo seja trabalhado de forma dinâmica, relacionando-o a questões contemporâneas, como o trabalho, o lazer, a infraestrutura urbana e os direitos sociais.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) "As paisagens do passado e as relações homem e natureza no início da Terra" é a menos recomendada para esse tópico específico. Isso porque, embora o estudo das paisagens históricas seja relevante em outros contextos da Geografia, o foco nas paisagens do cotidiano deve privilegiar análises que permitam aos alunos compreender e refletir sobre o espaço em que vivem hoje.

As demais alternativas apresentam abordagens mais adequadas: a opção A discute as paisagens urbanas e o trabalho, a C aborda o lazer em diferentes contextos espaciais e temporais, e a D trata de infraestrutura e cidadania - todos temas essenciais para uma formação geográfica crítica e conectada com a realidade dos estudantes.

Portanto, a alternativa B se destaca como a menos indicada para o ensino das paisagens cotidianas, conforme as diretrizes educacionais mineiras, por desviar o foco da análise geográfica contemporânea para um período distante da experiência imediata dos alunos.

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