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Questões Sobre Práticas para o Ensino de Geografia - Pedagogia - concurso

Questão 21

A luta pela terra é histórica no Brasil, caracterizando um
mundo de contradições, de conflitos, de desigualdades
sociais. Por isso, o adolescente deve compreender a
instituição de movimentos sociais no campo, capazes
de promover a produção de um espaço rural que
busque a equidade. De acordo com as orientações
pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de
Minas Gerais sobre o tópico reforma agrária, assinale a
alternativa correta.

  • A)O problema da concentração de terras no Brasil teve início na virada do século XIX.
  • B)Desde o período do Brasil Colônia, o campo brasileiro assiste à expropriação de terras dos camponeses, índios, garimpeiros e grileiros.
  • C)Com a modernização da agricultura, ocorrida a partir da década de 1970, permaneceram os conflitos sociais que marcaram o campo, incluindo a oposição aos interesses das elites econômicas.
  • D)No início do século atual os conflitos diminuíram e hoje já não existem mais.
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A alternativa correta é C)

A questão da reforma agrária e dos conflitos no campo brasileiro é um tema complexo e profundamente enraizado na história do país. A alternativa correta, conforme indicado, é a letra C, que destaca a persistência dos conflitos sociais no campo mesmo após a modernização da agricultura nas décadas recentes.

O Brasil possui uma longa trajetória de concentração fundiária, que remonta ao período colonial, quando as capitanias hereditárias e as sesmarias consolidaram a desigualdade no acesso à terra. Essa estrutura foi perpetuada ao longo dos séculos, gerando tensões entre grandes proprietários e trabalhadores rurais sem terra. A modernização agrícola, impulsionada a partir dos anos 1970, trouxe avanços tecnológicos, mas também aprofundou as disparidades, pois beneficiou principalmente os grandes latifundiários em detrimento dos pequenos agricultores e comunidades tradicionais.

Movimentos sociais, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), surgiram como resposta a essa realidade, reivindicando uma distribuição mais justa da terra e o fim da violência no campo. A alternativa C corretamente aponta que, apesar das transformações econômicas, os conflitos permanecem, evidenciando a resistência das elites agrárias a mudanças que ameacem seus privilégios.

As demais alternativas apresentam imprecisões históricas: a concentração de terras não começou apenas no século XIX (alternativa A); a expropriação no período colonial não se limitou apenas a certos grupos (alternativa B); e os conflitos agrários não desapareceram no século XXI (alternativa D), como demonstram os contínuos casos de violência contra lideranças camponesas e indígenas.

Portanto, a resposta correta reforça a necessidade de compreender a reforma agrária como uma luta contínua por justiça social e equidade no espaço rural brasileiro.

Questão 22

Considerando as habilidades propostas nas
orientações pedagógicas da Secretaria de Educação
do Estado de Minas Gerais para o desenvolvimento do
tópico desertificação, analise as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta.

I. Os custos da desertificação em nível de impactos
naturais, sociais, econômicos, urbanos e institucionais
através de comparação de dados, vem crescendo e
muito.

II. O fenômeno da desertificação na ótica ecológica
no mundo, em área de abrangência, apresenta
características dos países endividados e periféricos.

III. A ocorrência da desertificação no estado de Minas
Gerais, sua área de abrangência, localização geográfica,
municípios em situação de risco, e a partir desses
pontos, elaborar um texto sobre consequências de
âmbito natural, social, urbano, institucional e identificar
os programas de combate e os resultados obtidos.

Estão corretas.

  • A)II e III, apenas.
  • B)I e II, apenas.
  • C)I e III, apenas.
  • D)I, II e III.
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A alternativa correta é D)

O tema da desertificação, conforme abordado nas orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, é um problema complexo que envolve múltiplas dimensões. As três afirmativas apresentadas demonstram diferentes perspectivas sobre o fenômeno, todas elas corretas e complementares.

A afirmativa I destaca os impactos crescentes da desertificação em diversos setores, como meio ambiente, sociedade e economia. Essa abordagem é essencial para compreender a magnitude do problema, já que a degradação do solo afeta não apenas ecossistemas, mas também a qualidade de vida das populações e a estabilidade econômica de regiões inteiras.

Já a afirmativa II aborda a desertificação sob uma perspectiva geopolítica, relacionando-a a países periféricos e endividados. Essa análise é pertinente, pois muitas vezes esses países possuem menos recursos para combater o problema e estão mais suscetíveis a práticas insustentáveis de uso da terra, agravando o processo de desertificação.

Por fim, a afirmativa III propõe uma análise localizada, focando no estado de Minas Gerais. Essa abordagem é fundamental para entender as particularidades regionais do fenômeno, incluindo áreas de risco, consequências específicas e programas de combate. Essa perspectiva permite ações mais direcionadas e eficazes no enfrentamento do problema.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois abordam diferentes aspectos do mesmo problema, desde impactos globais até soluções locais. A alternativa D) I, II e III é a correta, já que as três afirmações contribuem para uma compreensão abrangente da desertificação.

Questão 23

Considerando as orientações pedagógicas da
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
sobre a utilização das fontes de energia no Brasil, leia o
trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

Os cenários da geografia da energia evidenciam
espaços geográficos em mutação. Dados da
Agência Internacional de Energia (1998) colocam o
_____________ como a fonte energética mais utilizada
no mundo (35,7%), seguido pelo___________ (23.3%),
____________ (20.3%), biomassa (11,2%), nuclear
(6,7%) e água (2,3%). Trata-se de uma matriz energética
altamente poluidora, que impacta todo o planeta com
a intensificação dos gases de efeito estufa, gerando
mudanças climáticas globais, além de interferir na
composição e quantidade da chuva.

Assinale a alternativa que completa correta e
respectivamente as lacunas.

  • A)Carvão mineral - gás natural - petróleo.
  • B)Sol - petróleo - hidráulica.
  • C)Petróleo - eólica - carvão mineral.
  • D)Petróleo - carvão mineral - gás natural.
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A alternativa correta é D)

A matriz energética mundial é um tema de grande relevância, especialmente quando analisamos seu impacto ambiental e sua distribuição geográfica. Conforme os dados da Agência Internacional de Energia (1998), a fonte mais utilizada globalmente é o petróleo, representando 35,7% do consumo energético. Em seguida, aparecem o carvão mineral (23,3%) e o gás natural (20,3%), completando as três principais fontes de energia não renováveis. Essa composição reflete uma matriz altamente dependente de combustíveis fósseis, responsáveis por grande parte das emissões de gases de efeito estufa e pelas mudanças climáticas em curso.

A alternativa correta para preencher as lacunas do texto é a letra D) Petróleo - carvão mineral - gás natural, pois está em consonância com os dados apresentados e com a realidade da matriz energética global da época. Essa combinação de fontes evidencia a predominância de recursos não renováveis e poluentes, reforçando a necessidade de transição para energias mais limpas e sustentáveis, como solar, eólica e biomassa, que ainda possuem participação menor na matriz mundial.

Questão 24

Muitas são as vantagens da organização dos conteúdos
de Geografia dentro da ótica dos Eixos Temáticos e seus
desdobramentos em Temas, entre as quais destacamos
as que seguem, com
exceção da alternativa: 

  • A)Flexibilidade na escolha de Temas para qualquer ano de escolaridade.
  • B)Padronização no processo de escolha dos eixos temáticos e temas.
  • C)Recursividade da abordagem conceituai (lugar, paisagem, território, região, rede, globalização e fronteira) que circula todos os Eixos Temáticos e Temas.
  • D)Escolha do nível de complexidade das competências conceituais e procedimentais a serem desenvolvidas, durante as aulas de acordo com os conhecimentos prévios da turma.
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A alternativa correta é B)

A organização dos conteúdos de Geografia a partir dos Eixos Temáticos e seus desdobramentos em Temas oferece diversas vantagens pedagógicas, conforme destacado no texto. Entre elas, está a flexibilidade na seleção de temas para diferentes anos escolares (alternativa A), permitindo uma adaptação conforme o contexto e as necessidades dos alunos. Além disso, a recursividade no tratamento de conceitos geográficos fundamentais (alternativa C) garante uma abordagem consistente e integrada ao longo do currículo. Outro benefício é a possibilidade de adequar o nível de complexidade das competências trabalhadas (alternativa D), considerando os conhecimentos prévios dos estudantes.

No entanto, a alternativa B) menciona uma padronização na escolha dos eixos e temas, o que não se configura como uma vantagem, pois contradiz a própria essência da proposta: a flexibilidade e a adaptação às particularidades de cada turma. A rigidez na seleção de conteúdos limitaria o potencial crítico e criativo do ensino de Geografia, tornando-se, portanto, a exceção entre os benefícios listados.

Assim, a abordagem por Eixos Temáticos reforça o caráter dinâmico da disciplina, incentivando a construção do conhecimento geográfico de forma contextualizada e significativa, sem imposição de modelos únicos – o que justifica a correção do gabarito (B).

Questão 25

O território é a base do trabalho, da residência, das
trocas materiais e espirituais e da vida sobre os quais
ele influi (SANTOS, 2000). As sociedades humanas
conferem ao espaço, lugar, paisagem ou região uma
territorialidade identificada nos processos de formação
e transformação dos domínios pela tecnologia que,
por sua vez, incorpora redes e técnicas usadas e
apropriadas por meio do trabalho, da cultura e outras
relações de poder.

Assinale a alternativa incorreta sobre o tema espaço.

  • A)O espaço é na verdade um conjunto indissolúvel do qual participam elementos naturais e a ação de toda a humanidade.
  • B)O principal objeto de estudo da Geografia é descrição, a análise e a explicação dessas transformações.
  • C)A tecnologia pouco tem alterado a natureza, pois o determinismo continua dando as cartas quando se tratar de alterar a superfície do planeta.
  • D)A humanidade vem produzindo diversos instrumentos em sua luta pela sobrevivência, exercendo o seu poder sobre a natureza.
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A alternativa correta é C)

O território é a base do trabalho, da residência, das trocas materiais e espirituais e da vida sobre os quais ele influi (SANTOS, 2000). As sociedades humanas conferem ao espaço, lugar, paisagem ou região uma territorialidade identificada nos processos de formação e transformação dos domínios pela tecnologia que, por sua vez, incorpora redes e técnicas usadas e apropriadas por meio do trabalho, da cultura e outras relações de poder.

Assinale a alternativa incorreta sobre o tema espaço.

  • A) O espaço é na verdade um conjunto indissolúvel do qual participam elementos naturais e a ação de toda a humanidade.
  • B) O principal objeto de estudo da Geografia é descrição, a análise e a explicação dessas transformações.
  • C) A tecnologia pouco tem alterado a natureza, pois o determinismo continua dando as cartas quando se tratar de alterar a superfície do planeta.
  • D) A humanidade vem produzindo diversos instrumentos em sua luta pela sobrevivência, exercendo o seu poder sobre a natureza.

O gabarito correto é C).

Questão 26

Os processos que produzem a cidade e o urbano são
significativos para explicar o fenômeno da urbanização
e possibilitar aos alunos entenderem porque ele cresce
tanto, torna-se uma tendência planetária. Sobre o
tópico espaço urbano e levando em consideração as
orientações pedagógicas para o ensino de Geografia
da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais,
assinale a alternativa correta.

  • A)Tal esclarecimento deixa o aluno sem entender a dinâmica do espaço.
  • B)Tal esclarecimento situa o jovem em seu espaço e na tentativa de entendera lógica que provoca as mudanças no espaço geográfico.
  • C)Tal esclarecimento situa o jovem em seu espaço, porém sem entender a lógica que provoca as mudanças no espaço geográfico.
  • D)Tal esclarecimento apenas deixa o jovem confuso na interpretação do espaço urbano.
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A alternativa correta é B)

O estudo dos processos que produzem a cidade e o urbano é fundamental para compreender a dinâmica da urbanização e seu crescimento acelerado, um fenômeno que se tornou uma tendência global. De acordo com as orientações pedagógicas para o ensino de Geografia da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, essa abordagem permite aos alunos não apenas se situarem em seu espaço, mas também entenderem a lógica por trás das transformações do espaço geográfico.

A alternativa correta é a B), pois ela reflete a importância de contextualizar o jovem em seu ambiente urbano, proporcionando-lhe ferramentas para interpretar as mudanças e a complexidade do espaço onde vive. As demais alternativas não correspondem ao objetivo pedagógico, já que minimizam a capacidade de compreensão do aluno ou sugerem uma visão confusa e desconexa da realidade urbana.

Portanto, ao trabalhar o tema do espaço urbano em sala de aula, é essencial que o ensino de Geografia vá além da descrição superficial, incentivando uma análise crítica dos fatores socioeconômicos, políticos e ambientais que moldam as cidades e a vida urbana.

Questão 27

Nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) e nos Conteúdos
Complementares (CC) foi feita a opção de organizar os
conteúdos em torno de quatro Eixos Temáticos. Sobre
essa organização, analise as afirmativas e dê valores
Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Eixo Temático I – As transformações no mundo rural.

( ) Eixo Temático II – Mutações no mundo natural.

( ) Eixo Temático III – Problemas e perspectivas do urbano.

( ) Eixo Temático IV – Os cenários da globalização e
fragmentação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

  • A)F - F - F - V.
  • B)F - F - V - V.
  • C)F - V - F - V.
  • D)V - V - V - V.
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A alternativa correta é A)

Nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) e nos Conteúdos Complementares (CC), a organização em quatro Eixos Temáticos visa estruturar o aprendizado de forma abrangente e interdisciplinar. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar que a sequência correta corresponde à alternativa A) F - F - F - V.

O Eixo Temático I, que trata das transformações no mundo rural, não está presente na estrutura oficial dos CBC e CC, tornando a primeira afirmação falsa (F). Da mesma forma, o Eixo Temático II, que menciona mutações no mundo natural, também não faz parte dessa organização, configurando outra afirmação falsa (F). O Eixo Temático III, que aborda problemas e perspectivas do urbano, igualmente não está incluso, resultando em mais uma falsidade (F). Por fim, o Eixo Temático IV, referente aos cenários da globalização e fragmentação, é o único que está alinhado com os eixos temáticos propostos, tornando a última afirmação verdadeira (V).

Portanto, a sequência correta é F - F - F - V, conforme indicado na alternativa A). Essa análise reforça a importância de compreender a estrutura dos CBC e CC para uma aplicação adequada em contextos educacionais.

Questão 28

Uma das faces da história mundial é o processo da
globalização iniciado nos países desenvolvidos e hoje
já atingindo grande parte do mundo subdesenvolvido.
Assinale a alternativa incorreta sobre o processo da
globalização.

  • A)A face econômica é aquela movida pela expansão do comércio e pela qual se pode acompanhar o desenvolvimento do capitalismo em escala global.
  • B)A face das trocas culturais, que vem permitindo o contato entre diferentes tradições, línguas e religiões.
  • C)O processo da globalização atual é o resultado das diversas internacionalizações, que resulta em fusões, intercâmbios enriquecedores.
  • D)Os atuais conflitos que são transmitidos ao mundo, instantaneamente, em forma de notícia, estão ligados a fatos recentes, desligados totalmente do processo de colonização e neocolonização.
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A alternativa correta é D)

O processo de globalização é um fenômeno complexo que abrange múltiplas dimensões, desde a econômica até a cultural, moldando as relações internacionais e as dinâmicas sociais em escala planetária. No entanto, entre as alternativas apresentadas, a afirmação incorreta é a de que os conflitos atuais, transmitidos instantaneamente pela mídia, estão totalmente desvinculados do processo histórico de colonização e neocolonização (alternativa D). Essa visão ignora as raízes profundas de desigualdade e dominação que ainda influenciam as tensões geopolíticas contemporâneas.

A globalização econômica (alternativa A) é de fato impulsionada pela expansão do capitalismo, integrando mercados e cadeias produtivas em nível global. Da mesma forma, as trocas culturais (alternativa B) permitem o diálogo entre diferentes identidades, ainda que frequentemente marcado por assimetrias de poder. O caráter cumulativo do processo (alternativa C), fruto de sucessivas ondas de internacionalização, também está correto, pois a globalização atual é herdeira de transformações históricas anteriores.

A alternativa D, portanto, destoa ao negar a conexão entre os conflitos atuais e o legado colonial. Guerras por recursos, fronteiras artificiais e desigualdades estruturais são exemplos de como o passado colonial ainda ecoa no presente. A instantaneidade da informação não apaga essas continuidades históricas, evidenciando que a globalização é também um processo de confronto com heranças problemáticas.

Questão 29

Desde a segunda metade do século XX, a intensidade
e velocidade das transformações, sócio espaciais têm
modificado substancialmente o objeto de estudo da
Geografia com amplas repercussões na escolarização
dos grupamentos humanos e na Geografia ensinada na
escola básica, isto é, na Geografia Escolar. Assinale a
alternativa que corresponde ao objeto da Geografia.

  • A)Espaço geográfico.
  • B)Espaço físico.
  • C)Espaço natural.
  • D)Espaço das redes técnicas.
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A alternativa correta é A)

O objeto de estudo da Geografia, especialmente após as transformações socioespaciais aceleradas a partir da segunda metade do século XX, consolidou-se como o espaço geográfico. Essa concepção abrange não apenas a dimensão física ou natural, mas também as relações humanas, econômicas, políticas e culturais que moldam e são moldadas pelo território. Enquanto o "espaço físico" (alternativa B) e o "espaço natural" (alternativa C) representam visões parciais, focadas em aspectos específicos, o "espaço geográfico" (alternativa A) sintetiza a interação dinâmica entre sociedade e natureza. Já o "espaço das redes técnicas" (alternativa D), embora relevante no contexto contemporâneo, é um recorte dentro do objeto mais amplo da Geografia. Portanto, a alternativa correta é A) Espaço geográfico, pois reflete a totalidade complexa e histórica que define a disciplina.

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Questão 30

No Eixo Temático Globalização e Regionalização no
Mundo Contemporâneo da Proposta Curricular do
Estado de Minas Gerais, os tópicos selecionados
contemplam o redesenho da espacialidade complexa
mundial, configurada na fragmentação de povos, de
regiões e dos lugares, em detrimento de uma tendência
homogeneizadora do capital, via mercado. Assinale
a alternativa que
não se refere a um dos tópicos
abordados nesse Eixo Temático.

  • A)Regionalização e mercados.
  • B)Nova ordem mundial.
  • C)Saneamento básico.
  • D)Revolução técnico-científica.
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A alternativa correta é C)

O eixo temático Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo, presente na Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, aborda as transformações espaciais e socioeconômicas decorrentes da dinâmica global. Entre os tópicos discutidos, destacam-se questões como a fragmentação de povos e regiões em contraste com a homogeneização impulsionada pelo capital e pelo mercado. Nesse contexto, temas como Regionalização e mercados, Nova ordem mundial e Revolução técnico-científica são centrais para compreender as relações de poder e as reconfigurações geopolíticas atuais.

Entretanto, o tópico Saneamento básico, embora relevante em discussões sobre desenvolvimento e qualidade de vida, não se enquadra diretamente no escopo desse eixo temático. Enquanto as demais alternativas dialogam com processos econômicos, políticos e tecnológicos em escala global, o saneamento básico está mais associado a políticas públicas locais e infraestrutura, não sendo um tema central na análise da globalização e da regionalização proposta pelo currículo mineiro.

Portanto, a alternativa correta que não se refere a um dos tópicos abordados nesse eixo é a letra C) Saneamento básico, conforme indicado no gabarito.

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