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Questões Sobre Práticas para o Ensino de Geografia - Pedagogia - concurso

Questão 41

Sobre os sentidos de ensinar Geografia descritos na
Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, analise
as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As primeiras noções de espacialidade desenvolvidas
desde as séries iniciais do Ensino Fundamental
estiveram relacionadas às formas e arranjos espaciais.
( ) As práticas espaciais são projetadas no espaço social,
que é, separadamente, físico e mental.
( ) Essas práticas podem reproduzir espaços geográficos
em que as relações sociais estejam a serviço da
reprodução ampliada do capital.
( ) Um dos sentidos de se ensinar geografia na atualidade
justifica-se pela possibilidade de ampliação da
capacidade dos alunos para apreenderem a realidade,
sob o ponto de vista da espacialidade complexa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

  • A)F - V - F - V.
  • B)V - F - V - V.
  • C)V - V - F - F.
  • D)V - F - V - F.
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A alternativa correta é B)

O ensino de Geografia, conforme abordado na Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, possui múltiplos sentidos que visam desenvolver nos alunos uma compreensão crítica e ampla do espaço geográfico. A análise das afirmativas apresentadas permite refletir sobre esses objetivos e suas implicações pedagógicas.

A primeira afirmativa, que trata das noções iniciais de espacialidade relacionadas a formas e arranjos espaciais, é verdadeira (V). Desde as séries iniciais, a Geografia busca construir noções espaciais básicas, fundamentais para a compreensão do mundo. Já a segunda afirmativa, que separa o espaço social em físico e mental de forma estanque, é falsa (F), pois o espaço geográfico é entendido como uma síntese dialética entre as dimensões material e simbólica.

A terceira proposição, que aborda a reprodução de espaços geográficos a serviço do capital, é verdadeira (V). A Geografia crítica evidencia como as relações socioespaciais podem reproduzir desigualdades. Por fim, a quarta afirmativa, que destaca o ensino da Geografia como ferramenta para compreender a espacialidade complexa, também é verdadeira (V), pois esse é um dos principais eixos da disciplina na contemporaneidade.

Portanto, a sequência correta é V - F - V - V, correspondente à alternativa B. Essa análise reforça a importância de uma abordagem geográfica que articule criticamente as dimensões espaciais, sociais e políticas da realidade.

Questão 42

A Geografia escolar tem estruturação e identidade
próprias por se tratar de um corpo de conhecimentos
produzido a partir das práticas escolares, das crenças e
dos saberes pedagógicos dos professores, da didática;
dos saberes dos alunos, das diretrizes curriculares e
dos livros didáticos. A grande responsável por essa
mudança reside na:

  • A)Geografia Tradicional.
  • B)Geografia baseada em relatos de navegadores.
  • C)Geografia Acadêmica.
  • D)Geografia Prognóstica.
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A alternativa correta é C)

A Geografia escolar possui uma estruturação e identidade próprias, diferenciando-se de outras vertentes da disciplina. Essa singularidade surge a partir da síntese de diversos elementos, como as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, as concepções e experiências dos professores, os métodos didáticos aplicados, os conhecimentos prévios dos estudantes, as orientações curriculares estabelecidas e os conteúdos presentes nos materiais didáticos.

Entre as alternativas apresentadas, a Geografia Acadêmica (C) se destaca como principal responsável por essa transformação. Diferentemente da Geografia Tradicional (A), que se limitava a descrições estáticas do espaço, ou das narrativas de navegadores (B), de caráter mais empírico e exploratório, a Geografia Acadêmica incorpora uma abordagem crítica e reflexiva, fundamentada em pesquisas científicas e teorias consistentes.

A Geografia Prognóstica (D), por sua vez, embora relevante em contextos específicos, não possui o mesmo peso na conformação da identidade escolar da disciplina. Portanto, é a Geografia Acadêmica que fornece as bases teóricas e metodológicas necessárias para a construção de um conhecimento geográfico escolar autônomo e significativo, capaz de articular saberes científicos com as demandas educacionais.

Questão 43

Diversos lugares da superfície da Terra estão
conectados às redes técnicas que são o suporte das
comunicações e dos transportes. Elas ultrapassam as
fronteiras, reduzem as distâncias e transformam os
cotidianos culturais de crianças, adolescentes, adultos,
velhos em todo o planeta. Considerando as orientações
da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
sobre o ensino do tópico redes e circulação, assinale a
alternativa correta.

  • A)No mundo contemporâneo os fluxos ou redes pouco têm revolucionado os meios de transporte e de comunicação estagnando o comércio internacional, diminuindo a velocidade das informações e promovendo as interações entre culturas, povos, cidades, países.
  • B)É necessário compreender como os jovens se sentem neste ritmo lento de informação e trocas que permeiam seu cotidiano e mudam suas relações socioespaciais e culturais com o espaço.
  • C)O estudo do movimento nos lugares deve contribuir na compreensão da geografia das redes técnicas contextualizadas ao uso cotidiano dos transportes, ao consumo da mídia e sua ideologia, à sedução da informatização que redefine as relações de poder no planeta.
  • D)Na rede de informação atual, o conhecimento científico que gera a sociedade da informação não é interdisciplinar e atinge os sujeitos em escala local.
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A alternativa correta é C)

O tema abordado trata da influência das redes técnicas na superfície terrestre, destacando como elas conectam lugares, reduzem distâncias e transformam o cotidiano cultural das pessoas em escala global. A questão apresenta quatro alternativas, sendo a correta a letra C), que aborda a importância de estudar o movimento nos lugares para compreender a geografia das redes técnicas e seu impacto no uso dos transportes, no consumo de mídia e nas relações de poder.

A alternativa A) está incorreta, pois afirma que os fluxos ou redes pouco revolucionaram os meios de transporte e comunicação, o que contradiz a realidade contemporânea, marcada pela aceleração das trocas e interações globais. Já a alternativa B) também está equivocada, já que descreve um "ritmo lento de informação", algo incompatível com a velocidade das comunicações e transformações socioespaciais atuais. Por fim, a alternativa D) é falsa, pois o conhecimento científico na sociedade da informação é, sim, interdisciplinar e atinge os indivíduos em escala global, não apenas local.

Portanto, a resposta correta é a alternativa C), que sintetiza de maneira adequada a necessidade de analisar criticamente as redes técnicas e sua influência nas dinâmicas contemporâneas, alinhando-se às orientações da Secretaria de Educação de Minas Gerais sobre o ensino desse tópico.

Questão 44

Historicamente, a segregação socioespacial era parte
de alguns estudos da fragmentação da metrópole.
Atualmente essa questão se evidencia em vários
centros urbanos, possibilitando aos alunos entenderem
como a cidadania pode ser exercitada na reivindicação
de espaços com planejamento urbano, infraestrutura
urbana, relação distância/meios de transporte públicos/
ruas bem pavimentadas, iluminação. Em relação às
orientações da Secretaria de Educação do Estado de
Minas Gerais sobre o ensino do tópico segregação
espacial, assinale a alternativa correta.

  • A)Uma questão importante para se entender a segregação e o que ela causa na vida urbana é a dificuldade de existência e manutenção de espaços públicos voltados para o lazer nas áreas segregadas espacialmente.
  • B)Estudar o que significa segregar no espaço e segregar socialmente é a pior condição para se entender esses fenômenos e os processos a ele relacionados.
  • C)Entre as condições menos importantes para se construir esse conceito e com ele compreender melhor o fenômeno de urbanização estão: identificar os serviços e equipamentos públicos como escolas, postos de saúde e a distribuição de energia, coleta de lixo, rede de água.
  • D)O poder público deve incentivar, na análise das condições necessárias de uma vida urbana, que se represente que o acesso a esses serviços deve ser clandestino ou em qualquer aspecto ilegal.
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A alternativa correta é A)

A segregação socioespacial é um fenômeno histórico que ganha cada vez mais relevância nos estudos urbanos contemporâneos, especialmente no contexto das metrópoles brasileiras. Ela reflete as desigualdades estruturais que moldam as cidades, influenciando diretamente a qualidade de vida e o exercício da cidadania. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), que destaca a dificuldade de existência e manutenção de espaços públicos de lazer em áreas segregadas. Essa questão é central para compreender os impactos da segregação na vida urbana.

A falta de infraestrutura adequada, como iluminação, transporte público eficiente e ruas pavimentadas, agrava a exclusão social nessas áreas. O planejamento urbano, quando negligente ou desigual, reforça essas disparidades, limitando o acesso a serviços essenciais como escolas, postos de saúde e saneamento básico. A alternativa B) está incorreta, pois entender os conceitos de segregação espacial e social é fundamental para analisar esses fenômenos. Já a C) desconsidera a importância dos serviços públicos na construção do conceito de segregação, enquanto a D) propõe uma abordagem ilegal e inviável para a solução dos problemas urbanos.

Portanto, a reflexão sobre a segregação socioespacial deve ser incentivada no ensino, conforme orienta a Secretaria de Educação de Minas Gerais, para que os alunos reconheçam a importância da participação cidadã na reivindicação de cidades mais justas e inclusivas. A alternativa A) sintetiza essa perspectiva ao evidenciar como a carência de espaços de lazer em áreas segregadas reflete e perpetua as desigualdades urbanas.

Questão 45

A expansão periférica decorrente do crescimento
urbano evidencia uma tendência à organização do
espaço em zonas de forte homogeneidade social entre
elas. Essa organização é resultado de uma estratégia de
segregação socioespacial que impede a comunicação
entre as diferenças. Em relação às orientações da
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
sobre o ensino do tópico segregação espacial, assinale
a alternativa
incorreta.

  • A)Percebe-se uma estratégia de produção de espaços homogêneos: uma tendência de segregação socioespacial da população pobre e uma autossegregação da população rica.
  • B)Se por um lado a segregação evidencia as ocupações do espaço sem planejamento (por exemplo, das favelas), por outro lado a autossegregação passa por uma grande ordem de planejamento invertendo as noções de público e privado e revisitando o conceito de urbanidade, de convivência social.
  • C)A segregação precisa ser estudada para explicitar sua não existência nas grandes cidades.
  • D)Na lógica da segregação socioespacial deve-se levar em conta aspectos próprios da fragmentação da cidade na sociedade moderna.
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A alternativa correta é C)

A segregação socioespacial é um fenômeno marcante nas grandes cidades brasileiras, especialmente em decorrência do crescimento urbano desordenado e da expansão periférica. A organização do espaço em zonas de homogeneidade social, como apontado no texto, reflete uma dinâmica de exclusão e fragmentação que aprofunda as desigualdades. Enquanto a população mais pobre é relegada a áreas precárias, sem infraestrutura adequada, a elite busca a autossegregação em condomínios fechados, reforçando a distância entre os grupos sociais.

A alternativa C é incorreta porque a segregação, longe de ser inexistente, é uma realidade palpável nas metrópoles. Ela se manifesta na divisão entre bairros nobres e periferias, na falta de mobilidade urbana para os mais pobres e na concentração de serviços em áreas privilegiadas. Negar sua existência seria ignorar um dos principais desafios do planejamento urbano contemporâneo.

As demais alternativas apresentam análises pertinentes: a A destaca a dualidade entre segregação imposta e autossegregação; a B aborda o contraste entre espontaneidade e planejamento elitista; e a D ressalta a relação entre segregação e a fragmentação típica da modernidade. Todas convergem para a compreensão crítica desse fenômeno que estrutura nossas cidades.

Questão 46

Como ensinar as paisagens do cotidiano vai depender
das experiências e boa vivência do professor de
Geografia. Em relação às possibilidades que as
orientações da Secretaria de Educação do Estado
de Minas Gerais apresenta para o ensino do tópico
paisagens de cotidiano, analise as afirmativas a seguir
e assinale a alternativa correta.

I. Propor, depois de um diagnóstico e sistematização
dos conhecimentos prévios, que os alunos analisem
imagens de cidades, identificando seus elementos e
suas funções, destacando as relacionadas ao lazer e ao
trabalho.

II. Utilizar textos e imagens de paisagens cotidianas
para que os alunos explorem, com roteiro sugerido
pelo professor, os aspectos que devem ser objeto de
construção conceitual.

III. Propor que façam paralelo com a construção de Brasília
e Belo Horizonte e a evolução de São Paulo. Tal paralelo
deve ser registrado em novas imagens produzidas
pelos alunos, de preferência comparando também com
o cotidiano do município de localização da escola. Tal
produção pode ser um rico instrumento de avaliação.

IV. Além do registro, é importante trabalhar com aspectos
de favelas, paisagens que demonstram paisagens de
cotidianos, muitas vezes em que o lazer não se encontra
tão visível.

Assinale a alternativa correta.

  • A)I e IV, apenas.
  • B)II e III, apenas.
  • C)II, III e IV, apenas.
  • D)I, II, III e IV.
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A alternativa correta é D)

O ensino das paisagens do cotidiano na Geografia é um processo que exige do professor não apenas conhecimento teórico, mas também vivência e sensibilidade para conectar os conteúdos à realidade dos alunos. As orientações da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais apresentam diversas possibilidades metodológicas para abordar esse tema, todas elas válidas e complementares quando aplicadas de forma integrada.

A afirmativa I propõe um trabalho prático de análise de imagens urbanas, permitindo que os alunos identifiquem elementos e funções das cidades, com ênfase em lazer e trabalho. Essa abordagem é fundamental para desenvolver a observação crítica e a compreensão das dinâmicas urbanas.

A afirmativa II sugere o uso de textos e imagens com roteiros de exploração, método que estimula a construção conceitual guiada. Essa estratégia é particularmente eficaz para organizar o pensamento geográfico dos estudantes, ajudando-os a sistematizar suas observações.

A afirmativa III amplia a perspectiva ao propor comparações entre cidades planejadas (Brasília e Belo Horizonte) e a evolução orgânica de São Paulo, relacionando-as com o cotidiano local. Essa abordagem comparativa enriquece a compreensão sobre diferentes processos de urbanização e sua relação com a vida diária.

Por fim, a afirmativa IV traz uma dimensão social importante ao incluir o estudo de favelas e paisagens onde o lazer é menos evidente. Essa perspectiva é crucial para uma visão abrangente e realista das paisagens urbanas, incluindo suas desigualdades e diversidades.

A alternativa correta é D) I, II, III e IV, pois todas as propostas são válidas e complementares para um ensino abrangente das paisagens do cotidiano na Geografia.

Questão 47

O que ensinar em Geografia leva a momentos de reflexão
e discussões, tendo em vista a dinâmica de mudanças
das diversas paisagens. Assinale a alternativa
menos
recomendada, segundo as orientações da Secretaria
de educação do Estado de Minas Gerais, ao ensinar o
tópico paisagens do cotidiano a disciplina de Geografia.

  • A)Paisagens urbanas que evidenciam as diferentes formas de trabalho no espaço.
  • B)As paisagens do passado e as relações homem e natureza no início da Terra.
  • C)O trabalho e o lazer nas paisagens de diferentes tempos e espaços.
  • D)Serviços de infraestrutura, oportunidades de trabalho, de lazer e direitos à cidadania.
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A alternativa correta é B)

O ensino de Geografia, especialmente quando aborda as paisagens do cotidiano, deve priorizar temas que conectem os alunos à realidade atual e às transformações espaciais que vivenciam. A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais orienta que esse conteúdo seja trabalhado de forma dinâmica, relacionando-o a questões contemporâneas, como o trabalho, o lazer, a infraestrutura urbana e os direitos sociais.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) "As paisagens do passado e as relações homem e natureza no início da Terra" é a menos recomendada para esse tópico específico. Isso porque, embora o estudo das paisagens históricas seja relevante em outros contextos da Geografia, o foco nas paisagens do cotidiano deve privilegiar análises que permitam aos alunos compreender e refletir sobre o espaço em que vivem hoje.

As demais alternativas apresentam abordagens mais adequadas: a opção A discute as paisagens urbanas e o trabalho, a C aborda o lazer em diferentes contextos espaciais e temporais, e a D trata de infraestrutura e cidadania - todos temas essenciais para uma formação geográfica crítica e conectada com a realidade dos estudantes.

Portanto, a alternativa B se destaca como a menos indicada para o ensino das paisagens cotidianas, conforme as diretrizes educacionais mineiras, por desviar o foco da análise geográfica contemporânea para um período distante da experiência imediata dos alunos.

Questão 48

As paisagens são a forma visível de como o espaço
encontra-se produzido: paisagens do cotidiano são,
portanto, focos de situações visíveis do espaço de
vida de diferentes lugares, através dos quais se pode
depreender o que se faz tanto na política, quanto na
apropriação do espaço pela sociedade civil. Sobre
o ensino desse tópico na disciplina de Geografia, de
acordo com as orientações da Secretaria de Educação
do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Escolher as paisagens do cotidiano priorizando o lazer
é uma forma de tematizar porque o lazer tomou a
dimensão atual em cotidianos urbanos.

( ) Certas paisagens foram produzidas pelos cotidianos
urbanos, tanto podem ser parques e praças, quanto
as discotecas, bares, teatros, definindo atividades
econômicas próprias de sua manutenção.

( ) As paisagens de trabalho, que fomenta a economia,
estão, em várias paisagens, definidas por territórios de
economia informal, outro rico objeto de estudo para a
compreensão do cotidiano através da paisagem.

( ) Muitas das paisagens não evidenciam o espaço
de encontro do migrante, do cidadão desprovido de
recursos financeiros para que usufruam apenas de
paisagens representantes do mundo do consumo.

( ) A análise de todas as situações, lidas nas situações
explícitas da vida cotidiana, trarão a possibilidade de
compreensão maior dos conceitos de espacialidade e
territorialidade, de cidadania, de transformação do lazer
em direito ou em produto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

  • A)V - F - V - F - V .
  • B)F - V - F - V - F.
  • C)V - V - V - F - V.
  • D)V - V - F - F - V.
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A alternativa correta é C)

As paisagens são a expressão concreta da produção do espaço, refletindo as dinâmicas sociais, políticas e econômicas de um determinado lugar. No ensino de Geografia, conforme as diretrizes da Secretaria de Educação de Minas Gerais, a análise das paisagens cotidianas permite compreender não apenas a organização espacial, mas também as relações de poder, a economia e as desigualdades sociais. A seguir, discutiremos cada afirmativa apresentada no exercício, justificando a sequência correta (V - V - V - F - V), que corresponde à alternativa C.

1. Priorizar o lazer nas paisagens cotidianas (V): O lazer é um elemento central na vida urbana contemporânea, marcado pela mercantilização do tempo livre. Tematizá-lo nas aulas de Geografia permite discutir como as cidades são planejadas (ou não) para atender a essa demanda, evidenciando contradições como a exclusão de grupos sociais que não têm acesso a esses espaços.

2. Paisagens produzidas pelos cotidianos urbanos (V): Parques, praças, bares e teatros são exemplos de como as atividades humanas moldam a paisagem, criando territórios com funções específicas. Esses espaços não apenas refletem hábitos culturais, mas também geram economias locais, como o turismo e o entretenimento, tornando-se objetos relevantes para a análise geográfica.

3. Paisagens de trabalho e economia informal (V): A informalidade é parte constitutiva de muitas paisagens urbanas, especialmente em países periféricos. Camelôs, feiras livres e ocupações temporárias revelam estratégias de sobrevivência e resistência, sendo essenciais para discutir conceitos como territorialidade e exclusão socioespacial.

4. Paisagens que não evidenciam encontros (F): Esta afirmativa é falsa, pois mesmo espaços marginalizados ou não consumistas são palco de encontros e interações sociais. Praças públicas, ruas e até áreas precárias abrigam dinâmicas comunitárias e culturais que desafiam a lógica do consumo.

5. Análise das situações cotidianas (V): A Geografia crítica defende que a leitura das paisagens vai além do visível, exigindo a interpretação de conflitos e relações de poder. Compreender como o lazer se torna um privilégio ou direito, por exemplo, amplia a noção de cidadania e justiça espacial.

Conclusão: A sequência correta (V-V-V-F-V) reforça o papel da Geografia em decifrar as múltiplas camadas das paisagens, desde o lazer até a informalidade, sempre vinculando sua análise à crítica social e à formação cidadã.

Questão 49

Considerando os pontos importantes que devem ser
ensinados pelo professor de Geografia ao tratar do
tópico território e territorialidade, de acordo com a
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais,
analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou
Falso (F).

( ) As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos.

( ) As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer.

( ) As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei.

( ) Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das igrejas, a ciclovia como território do lazer, as vias públicas (em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A)V - V - F - F.
  • B)V - F - V - F.
  • C)F - V - V - F.
  • D)V - V - V - V.
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A alternativa correta é D)

O ensino de Geografia, quando aborda o tópico território e territorialidade, deve contemplar aspectos fundamentais que permitam aos alunos compreender as dinâmicas espaciais e as relações de poder envolvidas na produção do espaço urbano. De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, todas as afirmativas apresentadas são verdadeiras, conforme análise a seguir:

1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos. (V)
Essa afirmativa é verdadeira, pois o estudo do território deve incluir a análise histórica e geográfica das transformações no espaço urbano, especialmente no que diz respeito ao lazer, que reflete mudanças sociais, econômicas e culturais.

2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer. (V)
Essa afirmação também é verdadeira, já que a territorialidade está intimamente ligada às relações de poder, que definem quem ocupa, controla ou usufrui de determinados espaços, inclusive aqueles destinados ao lazer.

3. As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade. (V)
Essa afirmativa é correta, pois o conceito de território abrange diferentes dimensões, como os espaços institucionais, públicos ou ilegais, que influenciam diretamente a qualidade de vida urbana.

4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem. (V)
Essa afirmação é verdadeira, uma vez que a paisagem urbana reflete conflitos e usos do território, como a ocupação de espaços religiosos, ciclovias e vias públicas, que podem ser preservados ou degradados conforme as dinâmicas sociais.

Portanto, a sequência correta é V - V - V - V, correspondente à alternativa D). Todas as afirmativas estão alinhadas com as orientações pedagógicas para o ensino de Geografia, destacando a importância de abordar o território e a territorialidade de forma crítica e multidimensional.

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Questão 50

No ensino de Geografia, deve-se, para entendera noção
de território e territorialidade, procurar nos cotidianos
a compreensão desses conceitos como propriedade
coletiva, pública, além da ideia de posse, de poder,
componentes importantes, assim como a noção de
limites, fronteiras, vizinhança, acesso, convergência,
territorialidade.

Tomando o texto como ponto de partida, assinale a
alternativa correta.

  • A)A noção de territorialidade deve ser explorada na lógica da ocupação e demarcação de poder legal e ilegal e em diferentes horários e locais, de acordo com os interesses estabelecidos.
  • B)Com essa construção conceituai fica muito fácil a adequada leitura do cotidiano e uma compreensão e posicionamento dos laços e relações que mantêm as estruturas vigentes.
  • C)As estruturas vigentes dimensionam uma qualidade de vida harmoniosa e segura em grande parte de situações, bairros, favelas etc.
  • D)A noção de território e de territorialidade se confunde com a de região e paisagem.
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A alternativa correta é A)

O ensino de Geografia possui um papel fundamental na compreensão de conceitos como território e territorialidade, indo além da simples noção de posse ou demarcação física. O texto apresentado destaca a importância de analisar esses conceitos como propriedade coletiva e pública, incorporando elementos como poder, limites, fronteiras e relações sociais. Essa abordagem permite uma visão mais crítica e contextualizada do espaço geográfico, considerando as dinâmicas cotidianas que moldam as territorialidades.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), pois ela reflete a complexidade da noção de territorialidade ao abordar a ocupação e o poder em suas diversas formas – legais ou ilegais – e em diferentes contextos temporais e espaciais. Essa perspectiva reconhece que a territorialidade não é estática, mas sim um processo dinâmico influenciado por interesses e relações de poder.

As demais alternativas apresentam visões simplistas ou equivocadas. A alternativa B) sugere uma facilidade na leitura do cotidiano que não condiz com a complexidade dos fenômenos territoriais. A alternativa C) ignora as desigualdades e conflitos presentes em diferentes espaços urbanos e rurais. Já a alternativa D) confunde conceitos distintos, já que território e territorialidade não se resumem a região ou paisagem, mas envolvem relações de poder e apropriação social do espaço.

Portanto, a análise crítica proposta no texto e reforçada pela alternativa correta A) é essencial para um ensino de Geografia que vise a formação cidadã, permitindo aos estudantes compreenderem as disputas e dinâmicas que definem os territórios em suas múltiplas escalas.

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