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Questões Sobre Práticas para o Ensino de Geografia - Pedagogia - concurso

Questão 61

    A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item a seguir.
O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos
por meio de uma organização com base na dualidade
espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando
o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva
entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos
organizados em nível crescente de complexidade. 

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O ensino de geografia, conforme discutido no texto, deve transcender os limites tradicionais da sala de aula, promovendo uma abordagem mais dinâmica e integrada. No entanto, a afirmação apresentada no item sugere uma dualidade entre espaço geográfico e tempo cronológico, além de priorizar o desenvolvimento individual e a relação coletiva entre professor e aluno. Essa visão, embora válida em parte, não captura plenamente a essência de uma educação baseada em ciclos, que busca uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.

O texto original enfatiza a importância de criar estruturas de oportunidades que favoreçam o crescimento pessoal tanto do estudante quanto do professor, indo além de uma simples organização hierárquica de conteúdos. A proposta de uma dualidade entre espaço e tempo pode ser limitante, pois reduz a complexidade do processo educativo a uma estrutura rígida e pouco flexível. Além disso, a ênfase excessiva no desenvolvimento individual pode negligenciar a dimensão coletiva e colaborativa da aprendizagem, que é fundamental em um modelo baseado em ciclos.

Portanto, o item está errado, pois não reflete adequadamente os princípios de uma educação organizada em ciclos, que valoriza a interação, a contextualização e a construção de significados de forma mais ampla e integrada.

Questão 62

     A aula em uma escola organizada em ciclos precisa
extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como
usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como
estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de
significados com condições de favorecer o desenvolvimento
das atividades educativas e, em consequência, o processo de
crescimento pessoal do estudante e do professor.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele
suscitados, julgue o item a seguir.
Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo
qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa
relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos,
culturais, históricos, ambientais, e possibilita a proposição de
situações didáticas em que os interesses e saberes dos
estudantes venham à tona por meio da problematização
dos saberes construídos em seu cotidiano.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

A afirmação apresentada está correta, conforme indicado pelo gabarito (C) CERTO. O texto destaca a importância de uma abordagem educacional que transcenda os limites físicos da sala de aula, integrando o contexto geográfico, social, econômico, cultural e histórico no qual alunos e professores estão inseridos. Essa perspectiva reconhece que o ambiente externo à escola exerce influência significativa sobre os indivíduos, ao mesmo tempo em que estes também impactam seu meio.

A proposta de situações didáticas que problematizam os saberes cotidianos dos estudantes é essencial para uma educação significativa, especialmente em um modelo organizado em ciclos. Essa abordagem valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e relevante. Ao considerar os múltiplos aspectos que permeiam a vida dos estudantes, a escola cumpre seu papel de favorecer não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal de todos os envolvidos no processo educativo.

Portanto, a relação dinâmica entre alunos, professores e seu meio geográfico é um elemento fundamental para a construção de uma prática pedagógica mais rica e conectada com a realidade, justificando plenamente a marcação da alternativa como correta.

Questão 63

Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue o item subsequente

Como síntese de concepções e métodos originários de outras
ciências, como a história, a sociologia, a filosofia e a biologia,
a geografia deve abordar no ensino médio aspectos físicos
e humanos, a partir da problematização da relação entre
homem e natureza.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

A interrupção da trajetória escolar por jovens e adultos das camadas populares reflete uma negação histórica de direitos, muitas vezes compartilhada coletivamente em suas comunidades. Ignorar essa dimensão social e identitária compromete a essência da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reduzindo-a a uma mera reposição de oportunidades individuais perdidas, em vez de reconhecê-la como um instrumento de reparação e transformação social.

No contexto do ensino médio e da EJA, a geografia, enquanto disciplina síntese de múltiplos saberes — como história, sociologia, filosofia e biologia —, deve abordar tanto aspectos físicos quanto humanos, privilegiando a problematização da relação entre sociedade e natureza. Essa abordagem crítica é fundamental para uma formação integral, que vá além da simples transmissão de conteúdos.

Sobre a afirmação apresentada, o gabarito indica que a alternativa correta é E) ERRADO, pois a geografia, embora integre conhecimentos de outras ciências, não pode ser reduzida a uma mera síntese metodológica. Seu papel no ensino médio e na EJA exige uma perspectiva crítica e contextualizada, alinhada às necessidades educacionais desses públicos.

Questão 64

A terceira diretriz para o ensino da geografia propõe uma
nova abordagem dos conteúdos geográficos através de
sua organização em um Eixo Integrador, do qual serão
desdobrados os eixos temáticos e os temas. Estes,
por sua vez, traduzirão os fenômenos da realidade
socioespacial contemporânea, contextualizados a
partir da (re)construção dos conceitos de território,
lugar, paisagem, rede e região. (MACHADO,1995).
Assinale a alternativa que melhor engendra o conceito
de paisagem.

  • A)Para o brasileiro Milton Santos, paisagem é aquilo que a nossa visão alcança, tudo o que está presente no espaço, não apenas a natureza, mas também elementos criados pelo homem.
  • B)Entende-se por paisagem a localidade onde você mora e ocupa certo espaço da superfície terrestre.
  • C)Paisagem é a porção ou parte do espaço onde vivemos. Ele é palco de nossa existência real, é nele que ocorre o nosso cotidiano;
  • D)Dependendo da relação que se estabelece com a natureza surgem sociedades diferentes que se caracterizam pelo quanto produzem e alteram o lugar.
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A alternativa correta é A)

A terceira diretriz para o ensino da geografia apresenta uma proposta inovadora ao reorganizar os conteúdos geográficos em torno de um Eixo Integrador, que se desdobra em eixos temáticos e temas específicos. Essa abordagem visa traduzir os fenômenos da realidade socioespacial contemporânea por meio da reconstrução de conceitos fundamentais como território, lugar, paisagem, rede e região, conforme destacado por Machado (1995). Dentre esses conceitos, o de paisagem merece atenção especial, pois engloba tanto os elementos naturais quanto as intervenções humanas no espaço.

A alternativa que melhor define o conceito de paisagem, segundo a perspectiva do geógrafo brasileiro Milton Santos, é a letra A. Santos compreende a paisagem como tudo aquilo que a visão humana pode abranger no espaço, incluindo não apenas os aspectos naturais, mas também as transformações realizadas pela ação humana. Essa visão ampla e integradora permite analisar a paisagem como um conjunto dinâmico, onde elementos naturais e culturais se inter-relacionam.

As demais alternativas apresentam definições mais restritas ou tangenciais ao conceito de paisagem. A letra B limita a paisagem ao espaço local de vivência, enquanto a letra C a reduz a uma porção específica do espaço cotidiano. Já a letra D aborda mais a relação sociedade-natureza do que propriamente o conceito de paisagem em si. Portanto, a alternativa A é a que melhor representa a visão geográfica contemporânea sobre paisagem, alinhando-se com a proposta da terceira diretriz de ensino da geografia.

Questão 65

Na tradição pedagógica, a abordagem dos fatos e
fenômenos da realidade socioespacial se dá de forma
fragmentada e descolada das experiências significativas
do educando, isto é, sem considerar os contextos
culturais, ambientais, políticos e econômicos.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa
correta:
I. Parte-se do pressuposto de que, mais tarde, ele não
seja capaz de correlacioná-los.
II. Parte-se do pressuposto de que, mais tarde, ele seja
capaz de enredá-los de forma contextualizada.
III. Parte-se do pressuposto de que o educando seja capaz
de recompor, estabelecendo conexões entre ideias,
fatos, conceitos e princípios.
IV. Os resultados nem sempre são bons, como vem
acontecendo, revelados através das avaliações de
desempenho do educando.
V. A melhor alternativa para a exercitação do pensamento
complexo está no âmbito de uma abordagem não
contextualizada.
A sequência correta das alternativas de cima para
baixo, é:

  • A)F, F, V, V, F.
  • B)F, V, V, V, V.
  • C)V, V, F, F, V
  • D)F, V, V, V, F.
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A alternativa correta é D)

Na tradição pedagógica, a abordagem dos fatos e fenômenos da realidade socioespacial frequentemente ocorre de maneira fragmentada, dissociada das vivências significativas do aluno. Essa prática ignora os contextos culturais, ambientais, políticos e econômicos que dão sentido ao aprendizado. A análise das afirmativas apresentadas revela uma crítica ao modelo tradicional e aponta para a necessidade de uma educação mais contextualizada.

A primeira afirmativa (I) é falsa, pois o problema não reside na crença de que o aluno não será capaz de correlacionar os conhecimentos, mas sim na forma como esse conhecimento é transmitido de maneira desarticulada. Já a segunda (II) é verdadeira, pois reflete a expectativa ingênua do sistema educacional de que o estudante, por si só, consiga contextualizar conteúdos apresentados de forma isolada.

A terceira proposição (III) também é verdadeira, pois evidencia a capacidade do educando de estabelecer conexões quando estimulado adequadamente. A quarta (IV) igualmente verdadeira, confirma-se pelos resultados insatisfatórios revelados em avaliações de desempenho. Por fim, a quinta (V) é falsa, pois contradiz a tese central do texto: o pensamento complexo exige justamente uma abordagem contextualizada.

Portanto, a sequência correta é D) F, V, V, V, F, conforme o gabarito. Essa análise reforça a importância de superar o ensino fragmentado, adotando práticas pedagógicas que considerem a complexidade do mundo e as experiências dos alunos como elementos fundamentais do processo educativo.

Questão 66

Para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino
fundamental, as aspirações ou propósitos, dos
componentes não pessoais, que se deseja alcançar
através do processo ensino-aprendizagem de
matemática, dentre outros são os seguintes:
1. Construir o significado do número natural a partir
de seus diferentes usos no contexto social,
explorando situações-problema que envolva
contagens, medidas e códigos numéricos.
2. Resolver situações-problema e construir, a partir
delas, os significados das operações
fundamentais.
3. Desenvolver procedimentos de cálculo —
mental, escrito, exato, aproximado — pela
observação de regularidades e de propriedades
das operações e pela antecipação e verificação
de resultados.
4. Estimular aspirações sociais necessárias para a
transformação da sociedade, através da
formação do aluno.
Estão corretos apenas os itens:

  • A)1, 2 e 4.
  • B)1, 2 e 3.
  • C)2 e 3.
  • D)1, 3 e 4.
  • E)2, 3 e 4.
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A alternativa correta é B)

O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, possui objetivos claros que visam não apenas o domínio de conceitos numéricos e operacionais, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Os itens apresentados destacam as principais aspirações desse processo de aprendizagem, sendo o gabarito correto a alternativa B) 1, 2 e 3.

O primeiro item aborda a construção do significado do número natural, que é essencial para a compreensão matemática inicial. Através de situações cotidianas, como contagens e medidas, os alunos são incentivados a reconhecer a utilidade dos números em seu contexto social. Essa abordagem prática facilita a assimilação de conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais significativo.

O segundo item enfatiza a importância da resolução de problemas como ferramenta para compreender as operações fundamentais. Ao enfrentar desafios matemáticos, os alunos desenvolvem raciocínio lógico e aprendem a aplicar as operações de forma contextualizada. Essa metodologia vai além da memorização, promovendo uma aprendizagem ativa e reflexiva.

O terceiro item destaca o desenvolvimento de diferentes procedimentos de cálculo, incluindo o mental e o escrito. A observação de regularidades e propriedades das operações permite que os alunos antecipem resultados e verifiquem suas hipóteses. Essa variedade de estratégias contribui para a autonomia e a confiança no uso da matemática.

Embora o quarto item mencione uma aspiração social válida, ele não está diretamente relacionado aos objetivos específicos do ensino de matemática. Portanto, a alternativa correta é a B), que reúne os itens 1, 2 e 3, focados nos aspectos essenciais da aprendizagem matemática nos anos iniciais.

Questão 67

“A Geografia conhece hoje um movimento de renovação considerável,
que advém do rompimento de grande parte dos geógrafos
com relação à perspectiva tradicional. Há uma crise de fato da
Geografia Tradicional, e este enseja a busca de novos caminhos,
de nova linguagem, de novas propostas, enfim, de uma liberdade
maior de reflexão e criação”.
(MORAES, Antonio Carlos R. Geografia: pequena história crítica. 19ª ed. São Paulo: Hucitec,
2003, pág. 93)

A citação acima demonstra um movimento importante no meio
acadêmico geográfico na busca da renovação de seu objeto
de estudo e da sua metodologia de pesquisa. No meio educacional,
também, tem havido esforços para que ocorram mudanças
na forma de ensinar a Geografia. Boa parte da crise
da Geografia Tradicional no campo acadêmico pode ser atribuída
aos seguintes fatores, EXCETO:

  • A)o postulado filosófico e pueril do positivismo clássico da Geografia Tradicional não oferece suporte teórico para explicar as atuais configurações espaciais do mundo
  • B)a necessidade de acompanhar e compreender o processo acelerado da urbanização das sociedades, que torna a realidade espacial mais complexa
  • C)a dificuldade de acompanhar as mudanças tecnológicas ocorridas na prática pedagógica, como a utilização do quadro digital
  • D)as novas demandas do capital para que esta ciência gere um instrumental de intervenção territorial/espacial mais eficiente
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A alternativa correta é C)

A citação de Antônio Carlos Robert Moraes em "Geografia: pequena história crítica" evidencia um momento de transformação significativa no campo da Geografia, marcado pelo distanciamento de paradigmas tradicionais e pela busca por novas abordagens teóricas e metodológicas. Esse movimento de renovação reflete não apenas uma insatisfação com os limites da Geografia Tradicional, mas também uma resposta às demandas de um mundo em constante mudança, onde as dinâmicas espaciais se tornam cada vez mais complexas.

No contexto acadêmico, a crise da Geografia Tradicional pode ser atribuída a diversos fatores, como a inadequação do positivismo clássico para explicar as configurações espaciais contemporâneas (alternativa A), a necessidade de compreender a urbanização acelerada e suas consequências (alternativa B) e as exigências do capital por ferramentas mais eficientes de intervenção territorial (alternativa D). No entanto, a dificuldade de acompanhar as mudanças tecnológicas na prática pedagógica (alternativa C) não se configura como um fator central dessa crise, uma vez que o debate sobre a renovação da Geografia está mais voltado para questões teóricas e epistemológicas do que para aspectos instrumentais do ensino.

Portanto, a alternativa C é a que menos se relaciona com os motivos da crise da Geografia Tradicional, já que o cerne da discussão reside na superação de paradigmas ultrapassados e na construção de um arcabouço teórico capaz de dar conta das complexidades do espaço geográfico na atualidade. A renovação da Geografia passa, assim, pela crítica às suas bases tradicionais e pela abertura a novas perspectivas de análise, que permitam uma compreensão mais dinâmica e engajada da realidade espacial.

Questão 68

“A carta, como imagem que é, não pode ser considerada
simples ilustração, pois trata-se sobretudo de um instrumento
que se presta à informação, à pesquisa, à reflexão e serve
também como auxílio à decisão”.
(FONSECA, Fernanda e OLIVA, Jaime. A Geografia e suas linguagens: o caso da Cartografia,
in CARLOS, Fani (org.).A Geografia na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2012, pág. 68)
A citação acima é uma paráfrase do artigo do geógrafo francês
Jean-Paul Bord, Le Géographe et la Carte, publicada em
1997 na revista Cybergeo (nº 17), onde é feito uma profunda
análise sobre o papel da Cartografia junto à Geografia, no
entendimento do espaço geográfico. Até os dias atuais, ainda,
é comum atribuir à representação cartográfica um caráter neutro,
estático e não ideológico. Dentre os exemplos abaixo, um
deles demonstra esse tipo de caráter, como é o caso:

  • A)da projeção azimutal, que permite representar com mais fidelidade os contornos de uma área menor, como a Antártida ou o Brasil, com poucas distorções
  • B)do atual planisfério, derivado da projeção de Mercator, que coloca a Europa como centro do mundo, expressando a supremacia deste continente em relação aos outros
  • C)da projeção de Peters, que não leva em conta o formato dos continentes, mas a proporção de tamanho entre os continentes como forma de desfazer a ideia de que as terras do hemisfério norte é muito maior que o hemisfério sul
  • D)da divisão geoeconômica do território brasileiro, que não segue o contorno dos estados da federação, uma vez que procura acompanhar a dinâmica das transformações espaciais que ocorrem ao longo do tempo, promovidas pela sociedade como um todo
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A alternativa correta é B)

A citação apresentada destaca a importância da carta geográfica como um instrumento que vai além da mera ilustração, servindo como ferramenta essencial para a informação, pesquisa e tomada de decisões. Essa perspectiva é reforçada pela referência ao trabalho do geógrafo francês Jean-Paul Bord, que analisa o papel da Cartografia no entendimento do espaço geográfico, questionando a visão tradicional que a considera neutra e desprovida de influências ideológicas.

Entre as opções apresentadas, a alternativa B) exemplifica claramente como a representação cartográfica pode refletir e reforçar visões de mundo específicas. O planisfério derivado da projeção de Mercator, ao colocar a Europa no centro do mapa, não apenas distorce as proporções reais dos continentes, mas também reproduz uma narrativa histórica de supremacia europeia. Essa escolha cartográfica não é técnica ou neutra, mas carregada de significado político e cultural.

As outras alternativas, embora relevantes, não representam o mesmo caráter ideológico. A projeção azimutal (A) busca fidelidade em áreas menores, enquanto a projeção de Peters (C) e a divisão geoeconômica do Brasil (D) são tentativas de corrigir ou questionar distorções e dinâmicas espaciais. Portanto, a resposta correta é B), pois evidencia como a Cartografia pode ser um instrumento de poder e dominação simbólica.

Questão 69

Segundo Lana Cavalcanti, a Geografia escolar, na sua forma
tradicional de ensinar, apresenta “os aspectos naturais e sociais
de diferentes lugares do mundo, ‘agrupados’ de diferentes
formas, por regiões, por continentes, para que sejam aprendidos
pelos alunos”.
(CAVALCANTI, Lana de S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus, 2013, pág. 133).
O papel da Geografia contemporânea, segundo esta mesma
autora, é permitir que o aluno “leia” a realidade espacial. Esta
forma de ensinar afeta, diretamente, o estudo sobre a
regionalização
do espaço, pois:

  • A)contribui para que o aluno perceba o todo a partir de suas partes, independente da maneira como os elementos e/ou agentes sociais que compõem um critério de regionalização se correlacionem
  • B)torna o aluno capaz de memorizar todos os aspectos fisiográficos, demográficos e geopolíticos que envolvam o aprendizado sobre a regionalização do mundo, como ocorre nos estudos sobre os continentes
  • C)aguça o olhar do discente sobre os diferentes aspectos que permeiam a realidade espacial de forma compartimentada, aprofundando cada um, sem a necessidade de estabelecer relações entre os mesmos
  • D)compreende as realidades espacial e social de forma dinâmica e crítica, estabelecendo as correlações entre os diferentes elementos e/ou agentes que norteiam um crité- rio de regionalização
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A alternativa correta é D)

Segundo Lana Cavalcanti, a Geografia escolar tradicionalmente aborda os aspectos naturais e sociais de diferentes lugares do mundo, organizados por regiões ou continentes, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos. No entanto, a autora defende que a Geografia contemporânea deve ir além dessa abordagem fragmentada, permitindo que o aluno desenvolva a capacidade de "ler" a realidade espacial de forma crítica e dinâmica.

Essa nova perspectiva impacta diretamente o estudo da regionalização, pois busca compreender as relações entre os elementos e agentes que definem os critérios de divisão regional, em vez de apenas apresentá-los de forma isolada ou decorativa. A alternativa correta (D) reflete essa visão, ao destacar a importância de analisar as realidades espacial e social de maneira interconectada, estabelecendo correlações entre os diversos fatores que influenciam a regionalização.

As demais alternativas (A, B e C) representam abordagens mais tradicionais ou reducionistas, que não correspondem ao papel crítico e integrador da Geografia contemporânea. Portanto, a resposta D é a que melhor expressa a proposta de ensino defendida por Cavalcanti, que valoriza a compreensão dinâmica e relacional do espaço geográfico.

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Questão 70

A educação geográfica, além de priorizar, em suas abordagens nas aulas, as análises sobre a
organização dos arranjos espaciais das cidades em função do desenvolvimento industrial e agrário
regional, nacional e mundial, deve também considerar as semelhanças entre os continentes no que
se refere:

(__) À fauna;

(__) À flora;

(__) A nomes e sobrenomes.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

  • A)F-F-V.
  • B)V-V-F.
  • C)V-F-F.
  • D)F-V-F.
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A alternativa correta é B)

A educação geográfica desempenha um papel fundamental na compreensão da organização espacial das cidades, influenciada pelo desenvolvimento industrial e agrário em escalas regional, nacional e global. No entanto, sua abordagem não deve se limitar apenas a esses aspectos, mas também considerar as semelhanças entre os continentes em relação a elementos naturais e culturais.

No contexto apresentado, as afirmações sobre fauna e flora são verdadeiras, pois representam características naturais que podem apresentar semelhanças entre diferentes regiões do mundo devido a fatores climáticos, ecológicos e evolutivos. Por outro lado, a afirmação sobre nomes e sobrenomes é falsa, já que esses elementos são determinados por fatores culturais e históricos específicos de cada sociedade, não havendo uma relação direta com a geografia física ou a organização espacial.

Portanto, a alternativa correta é B) V-V-F, pois reflete a importância de analisar tanto os aspectos naturais (fauna e flora) quanto reconhecer a diversidade cultural (nomes e sobrenomes) no ensino da geografia.

1 5 6 7 8 9 10