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Questões Sobre Práticas para o Ensino de Geografia - Pedagogia - concurso

Questão 81

Sobre as competências e habilidades específicas para serem desenvolvidas no âmbito da disciplina Geografia para o Ensino Médio, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Representação e  comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3.Contextualização sociocultural

( ) Reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço a sua essência, ou seja, os processos históricos.
( ) Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia.
( ) Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, econômicas e políticas no seu lugar mundo.
( ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta.
( ) Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia.

.

  • A)3 – 1 – 3 – 2 – 3
  • B)3 – 1 – 2 – 3 – 3
  • C)1 – 3 – 2 – 2 – 1
  • D)2 – 1 – 3 – 2 – 3
  • E)3 – 2 – 1 – 2 – 3
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A alternativa correta é A)

O desenvolvimento de competências e habilidades específicas no ensino de Geografia para o Ensino Médio é fundamental para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. A associação proposta no exercício busca relacionar as categorias de representação e comunicação, investigação e compreensão, e contextualização sociocultural com atividades práticas de análise geográfica.

A sequência correta, conforme o gabarito indicado como alternativa A (3 – 1 – 3 – 2 – 3), demonstra que:

  1. A competência de contextualização sociocultural (3) é essencial para reconhecer processos históricos nas formas espaciais concretas.
  2. A representação e comunicação (1) aparece na leitura e interpretação dos códigos geográficos específicos.
  3. Novamente a contextualização sociocultural (3) se faz presente na análise do impacto das transformações no espaço vivido.
  4. A investigação e compreensão (2) é necessária para a análise interdisciplinar das relações ambientais.
  5. Finalmente, a contextualização sociocultural (3) retorna na aplicação cotidiana dos conceitos geográficos.

Esta distribuição evidencia a importância da contextualização sociocultural como eixo transversal no ensino geográfico, articulando-se com as demais competências para uma compreensão integral do espaço geográfico.

Questão 82

O estudo da linguagem cartográfica tem cada vez mais reafirmado sua importância, desde o início da escolaridade. Sobre
o trabalho com a linguagem cartográfica, assinale a afirmativa correta.

  • A)A linguagem cartográfica se desenvolve principalmente a partir do uso de livros didáticos específicos sobre mapas (cadernos de mapas) que trarão grande quantidade de exercícios envolvendo mapas do Brasil e do mundo garantindo que se conheça também o espaço amplo e distante.
  • B)É preciso partir da ideia de que a linguagem cartográfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção.
  • C)Para desenvolver a linguagem cartográfica, é suficiente que o aluno trabalhe com mapas nas mais diversas situações principalmente em atividades de colorir, copiar e escrever os nomes de rios ou cidades, demonstrando que já consegue se localizar usando mapas.
  • D)Não há necessidade de que os alunos aprendam a representar e codificar o espaço, basta que se tornem leitores das informações expressas pela linguagem cartográfica.
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A alternativa correta é B)

O estudo da linguagem cartográfica é fundamental desde os primeiros anos escolares, pois auxilia na compreensão espacial e na representação do mundo de forma simbólica. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que afirma: "É preciso partir da ideia de que a linguagem cartográfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção."

Essa afirmação está correta porque a linguagem cartográfica não se limita apenas à memorização de mapas ou à execução de atividades mecânicas, como colorir ou copiar nomes. Ela exige a compreensão de conceitos como escala, legenda, orientação e projeção, que são essenciais para a leitura e a produção de representações espaciais. A cartografia é uma linguagem complexa que organiza informações por meio de símbolos padronizados, permitindo a comunicação de dados geográficos de forma clara e universal.

As demais alternativas apresentam equívocos:

  • A) Reduz o aprendizado cartográfico a exercícios repetitivos em cadernos de mapas, sem garantir a compreensão dos princípios fundamentais da representação espacial.
  • C) Supervaloriza atividades mecânicas, como colorir e copiar, que, embora possam ser úteis em um primeiro momento, não desenvolvem plenamente a capacidade de interpretação e construção de mapas.
  • D) Ignora a importância de os alunos aprenderem a codificar o espaço, limitando seu papel apenas à leitura, o que empobrece o desenvolvimento do raciocínio geográfico.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor define a essência da linguagem cartográfica, destacando seu caráter simbólico, proporcional e técnico, elementos indispensáveis para uma aprendizagem significativa.

Questão 83

Uma professora do 3.º ano do Ensino Fundamental trabalhou as seguintes propostas em suas aulas de Geografia:

  • Pediu para que os alunos trouxessem fotos e, em grupos, analisassem as diferenças de tamanho entre elas, depois entre
    as fotos e as pessoas.
  • Esticou um fio de barbante na extensão da parede mais comprida.Depois o dobrou tantas vezes quanto necessário para
    que coubesse numa folha. A quantidade de dobras indicou quantas vezes os alunos deveriam reduzir os objetos.

As duas atividades propiciam desenvolver principalmente a noção de

  • A)território.
  • B)grandeza.
  • C)escala.
  • D)espaço.
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A alternativa correta é C)

Uma professora do 3.º ano do Ensino Fundamental desenvolveu atividades em suas aulas de Geografia que visavam trabalhar conceitos fundamentais para a compreensão espacial. As propostas incluíram a análise de diferenças de tamanho entre fotos e pessoas, bem como a redução proporcional de objetos utilizando um fio de barbante como referência.

Essas atividades foram cuidadosamente planejadas para desenvolver nos alunos a noção de escala, que é a relação entre as dimensões representadas e as reais. Ao comparar fotos e objetos, os estudantes começam a entender como elementos podem ser reduzidos ou ampliados mantendo proporções, um princípio essencial para a interpretação de mapas e representações gráficas.

O gabarito correto é a alternativa C) escala, pois as atividades propostas trabalham diretamente com a ideia de proporção e relação entre tamanhos, que é a base do conceito de escala em Geografia.

Questão 84

Em uma turma de 2.º ano, a professora propõe a construção de uma maquete da sala de aula. Sobre a postura adequada do
professor para o desenvolvimento desse tipo de proposta, assinale a afirmativa correta.

  • A)Nessa atividade, as interferências do professor são desnecessárias, pois os alunos devem trabalhar livremente e usar a criatividade sem limitações.
  • B)Ao trabalhar com maquete, professor e alunos não precisam se preocupar em ficar conferindo a disposição dos objetos, verificando se corresponde à realidade que está sendo representada.
  • C)Como as crianças são pequenas, a maquete deve estar associada simplesmente ao caráter lúdico da atividade, sem preocupação com a realidade que está sendo representada.
  • D)Antes de começar a maquete, serão necessários alguns procedimentos de observação do espaço a ser representado, assim o professor deve pedir aos alunos que pensem sobre o que é maior, o que é menor, o que está na frente, o que está ao lado e assim por diante.
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A alternativa correta é D)

Em uma turma de 2.º ano, a construção de uma maquete da sala de aula é uma atividade que combina criatividade, representação espacial e aprendizado colaborativo. A postura adequada do professor é fundamental para garantir que a proposta seja significativa e alinhada aos objetivos pedagógicos.

A alternativa correta é a D), pois destaca a importância da mediação do professor em orientar os alunos a observar e refletir sobre o espaço antes da execução da maquete. Essa abordagem estimula o desenvolvimento da noção espacial, a comparação de tamanhos e posições, além de incentivar o trabalho em equipe e a representação fiel da realidade.

As demais alternativas apresentam equívocos:

  • A) Ignora o papel do professor como mediador, essencial para direcionar a atividade e garantir seu caráter educativo.
  • B) Desconsidera a importância da precisão na representação, que é parte fundamental do aprendizado sobre espaço e proporção.
  • C) Subestima a capacidade das crianças, reduzindo a atividade a um simples brincar, sem explorar seu potencial cognitivo e pedagógico.

Portanto, a intervenção guiada do professor, conforme descrito na alternativa D, é a mais adequada para promover um aprendizado significativo e desenvolver habilidades espaciais e colaborativas nos alunos.

Questão 85

Sobre o trabalho com mapas, considerando as concepções atuais do ensino de Geografia, assinale a afirmativa
INCORRETA.

  • A)O mapa, por ser uma representação muito abstrata do espaço, deve ser apresentado às crianças somente a partir do 5.º ano do Ensino Fundamental I que é quando se está começando a desenvolver o raciocínio lógico.
  • B)A alfabetização cartográfica diz respeito ao desenvolvimento, com as crianças desde pequenas, de determinadas noções espaciais muito importantes para a elaboração e interpretação de mapas.
  • C)Por ser o mapa uma representação espacial, é de fundamental importância que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sejam trabalhadas atividades envolvendo esquema corporal, brincadeiras e jogos que permitam a exploração do espaço.
  • D)Uma das grandes dificuldades das crianças na compreensão de um mapa diz respeito à transferência de um conjunto de elementos tridimensionais para uma superfície plana.
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A alternativa correta é A)

Sobre o trabalho com mapas no ensino de Geografia, a afirmativa INCORRETA é a alternativa A), que sugere que os mapas devem ser introduzidos apenas a partir do 5.º ano do Ensino Fundamental I devido à sua abstração.

Essa concepção está ultrapassada, pois desconsidera a importância da alfabetização cartográfica desde os anos iniciais. A alternativa B) está correta ao destacar que noções espaciais devem ser desenvolvidas desde cedo, facilitando a interpretação e elaboração de mapas no futuro.

A alternativa C) também está correta, pois reforça a necessidade de atividades lúdicas e práticas, como jogos e exploração do espaço, para construir bases espaciais nas crianças. Já a alternativa D) aponta um desafio real: a dificuldade de transpor elementos tridimensionais para representações planas, o que exige um trabalho gradual e contextualizado.

Portanto, a resposta A) é a única incorreta, pois subestima a capacidade das crianças de desenvolver habilidades cartográficas de forma progressiva e significativa desde os primeiros anos escolares.

Questão 86

“Um trabalho com mapas na sala de aula deve ser precedido por um período em que a representação se forma – dissociação dos significados e significantes – e em que se constroem lenta e gradativamente as relações espaciais e a própria consciência do mundo físico e social.”
                                                                                                                      (Paganelli, 1985. p. 31.)

Para o processo de construção do conhecimento da criança, a familiarização com o mapa, com a sua construção, vai possibilitar-lhe um instrumental de trabalho cada vez mais significativo. Desta forma, é INCORRETO afirmar que

  • A)o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.
  • B)na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.
  • C)é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.
  • D)é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.
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A alternativa correta é D)

O trecho citado de Paganelli (1985) destaca a importância de um processo gradual na construção da representação espacial pelas crianças, enfatizando a necessidade de dissociação entre significados e significantes antes de trabalhar diretamente com mapas. Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam uma compreensão mais sólida das relações espaciais e do mundo físico e social que os cerca.

No contexto do processo de construção do conhecimento, a familiarização com os mapas e sua elaboração é fundamental, pois fornece às crianças ferramentas cada vez mais significativas para interpretar e representar o espaço. No entanto, é incorreto afirmar que a criança deve compreender rigidamente que num mapa existe um "em cima" e um "embaixo", com o Norte sempre na parte superior e o Sul na inferior (alternativa D).

Essa concepção é equivocada porque os mapas são representações convencionais, e sua orientação pode variar de acordo com a finalidade ou perspectiva cultural. Impor uma visão fixa de direcionalidade pode limitar a compreensão da criança sobre a flexibilidade das representações cartográficas. As demais alternativas estão corretas:

  • A) Entender como o mapa foi construído é essencial para uma aprendizagem significativa.
  • B) O processo de construção de mapas envolve etapas de planejamento, realização e sistematização.
  • C) Começar por mapas simples e de espaços limitados facilita a compreensão progressiva.

Portanto, a alternativa D) é a incorreta, pois reforça uma visão rígida e pouco crítica da representação cartográfica, contrariando o princípio de construção gradual e reflexiva defendido por Paganelli.

Questão 87

Um dos conceitos fundamentais a serem apreendidos pelas crianças no conteúdo de geografia é o de lugar. Obtendo-o, inicia-se a compreensão da posição que ocupam no mundo. Aguçar o olhar das crianças para os diversos tipos de moradia permitirá que elas

  • A)passem a proteger as pessoas que vivem nestas construções.
  • B)critiquem de forma consciente o tipo de material utilizado nas construções.
  • C)obtenham um conhecimento profundo sobre o trabalho realizado pelos arquitetos.
  • D)entendam a moradia como consequência de fatores que determinam a vivência das pessoas.
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A alternativa correta é D)

Um dos conceitos fundamentais a serem apreendidos pelas crianças no conteúdo de geografia é o de lugar. Obtendo-o, inicia-se a compreensão da posição que ocupam no mundo. Aguçar o olhar das crianças para os diversos tipos de moradia permitirá que elas:

  • A) passem a proteger as pessoas que vivem nestas construções.
  • B) critiquem de forma consciente o tipo de material utilizado nas construções.
  • C) obtenham um conhecimento profundo sobre o trabalho realizado pelos arquitetos.
  • D) entendam a moradia como consequência de fatores que determinam a vivência das pessoas.

O gabarito correto é D.

Questão 88

Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino de Geografia um dos maiores equívocos que se costuma cometer quando são utilizados mapas com as crianças é:

  • A)não ensinar princípios da cartografia temática, antes de iniciar a leitura, propriamente dita, de mapas temáticos.
  • B)não trabalhar diretamente sobre o mapa de adultos já letrados em que os códigos e símbolos são muito abstratos
  • C)trabalhar as operações mecânicas de decodificação, pintura, decalques e cópias desde que as crianças atuem reflexivamente sobre essas operações.
  • D)estimular que elas sejam autoras-cartógrafas, exercitando a decodificação do mapa convencionado.
  • E)estimular a codificação própria, inventada por elas, que exige tomar consciência de problemas de simbolização, perspectiva e comunicação.
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A alternativa correta é A)

Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino de Geografia, um dos maiores equívocos cometidos ao utilizar mapas com crianças está relacionado à abordagem pedagógica adotada. O erro mais comum, conforme indicado pelo gabarito correto (alternativa A), é não ensinar princípios da cartografia temática antes de iniciar a leitura de mapas temáticos.

Esse equívoco ocorre porque muitas vezes os educadores partem diretamente para a interpretação de mapas sem antes garantir que os alunos compreendam os fundamentos da representação cartográfica. A cartografia temática exige noções específicas sobre simbologia, escalas e relações espaciais, que devem ser trabalhadas de forma intencional e progressiva com as crianças.

As demais alternativas apresentam abordagens que, embora possam ser úteis em contextos específicos, não representam os erros mais críticos apontados pelas Orientações Curriculares:

  • A alternativa B sugere evitar mapas de adultos, mas o problema central não está no tipo de mapa e sim na falta de preparação conceitual;
  • A alternativa C menciona operações mecânicas, que podem ser válidas se acompanhadas de reflexão;
  • As alternativas D e E propõem atividades criativas com mapas, que são recomendáveis, mas não tratam do equívoco principal.

Portanto, a questão evidencia a importância de se estabelecer uma base conceitual em cartografia antes de avançar para leituras e interpretações mais complexas, garantindo que as crianças desenvolvam de fato a capacidade de ler e pensar espacialmente através dos mapas.

Questão 89

noções sobre a espacialidade, ou seja, que aprendam a pensar sobre o espaço a partir das semelhanças e diferenças, da relação ‘parte e todo’ e das contradições quemarcamo uso social que é feito dos processos da natureza. Assim se criam as condições para que desenvolvam, desde pequenas e progressivamente, umpensamento crítico e analítico, um raciocínio apoiado em diferentes referenciais ligados ao campo da geografia e de outras áreas do conhecimento”.

Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3°Ano) –Geografia (p. 92).

De acordo comas orientações pedagógicas previstas no Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino deGeografia a expectativa é de que os alunos do 3° ano de escolaridade sejam capazes de reconhecer, EXCETO:

  • A)as informações utilizando a forma escrita como único meio de organizar registros identificando componentes da natureza e da sociedade na paisagem.
  • B)grupos sociais e seus vínculos (afetivos, familiares e sociais) com o lugar e a paisagem em sua comunidade.
  • C)características e usos dos espaços públicos urbanos e rurais – festas, manifestações populares, parques, dentre outros
  • D)trocas que ocorrem no espaço vivido, seja no comércio, no abastecimento de água, relacionando alguns aspectos com serviços públicos.
  • E)as mudanças que ocorrem no tempo meteorológico durante o dia e à noite, descrevendo em textos informativos asmudanças que ocorreram nas nuvens
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A alternativa correta é A)

O trecho apresentado do Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3°Ano) – Geografia destaca a importância de desenvolver nos alunos uma compreensão crítica da espacialidade, articulando relações entre sociedade, natureza e espaço. A proposta pedagógica enfatiza a construção de um pensamento analítico por meio de múltiplos referenciais, indo além de registros puramente escritos.

Conforme o documento, a alternativa A) é a única que não se alinha às expectativas de aprendizagem, pois limita a organização de informações à forma escrita como único meio. Essa visão restritiva contradiz a abordagem proposta, que valoriza a análise espacial por meio de diferentes linguagens e vivências, como:

  • Vínculos afetivos e sociais com o lugar (alternativa B)
  • Experiências em espaços públicos urbanos e rurais (alternativa C)
  • Relações de troca no espaço vivido (alternativa D)
  • Observação de fenômenos naturais (alternativa E)

O texto reforça que a Geografia no 3° ano deve promover a leitura do espaço através de múltiplas dimensões – afetivas, sociais e ambientais –, superando uma perspectiva exclusivamente textual. A crítica implícita na exclusão da alternativa A reflete a necessidade de métodos diversificados para compreender as transformações do espaço-tempo.

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Questão 90

Para Almeida, o uso da linguagem cartográfica contribui para os alunos compreenderem e utilizarem uma ferramenta básica nos estudos de Geografia, os mapas, e para desenvolverem sua capacidade de representação do espaço. Para isso, é preciso entender que essa linguagem é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção.

Assinale a alternativa que contém a atividade didática que mais se aproxima dessa compreensão.

  • A)Colorir e copiar mapas.
  • B)Ler e interpretar o espaço por meio de mapas simples.
  • C)Escrever nos mapas os nomes de rios e montanhas.
  • D)Memorizar as informações representadas nos mapas.
  • E)Desenhar livremente o espaço escolar.
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A alternativa correta é B)

Para Almeida, a linguagem cartográfica desempenha um papel fundamental no ensino de Geografia, pois permite que os alunos não apenas compreendam os mapas como ferramentas essenciais, mas também desenvolvam habilidades de representação espacial. Essa linguagem é caracterizada por um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, signos ordenados e técnicas de projeção, exigindo uma abordagem didática que vá além da simples memorização ou reprodução mecânica.

Entre as alternativas apresentadas, a atividade que melhor se alinha com essa compreensão é a B) Ler e interpretar o espaço por meio de mapas simples. Essa opção reflete a proposta de Almeida, pois incentiva os alunos a decifrar os símbolos cartográficos e a estabelecer relações entre a representação gráfica e o espaço real, promovendo um aprendizado significativo e crítico.

As demais alternativas, embora possam ter algum valor em contextos específicos, não atendem plenamente ao objetivo de desenvolver a linguagem cartográfica. Colorir e copiar mapas (A) ou escrever nomes de elementos geográficos (C) são atividades mais mecânicas, enquanto memorizar informações (D) não estimula a interpretação. Já desenhar livremente o espaço escolar (E), apesar de criativo, não necessariamente explora os princípios técnicos da cartografia.

Portanto, a alternativa B é a que mais se aproxima da visão de Almeida, pois enfatiza a leitura e a interpretação como formas de construir conhecimento geográfico por meio da linguagem cartográfica.

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