Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino de Geografia um dos maiores equívocos que se costuma cometer quando são utilizados mapas com as crianças é:
Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino de Geografia um dos maiores equívocos que se costuma cometer quando são utilizados mapas com as crianças é:
- A)não ensinar princípios da cartografia temática, antes de iniciar a leitura, propriamente dita, de mapas temáticos.
- B)não trabalhar diretamente sobre o mapa de adultos já letrados em que os códigos e símbolos são muito abstratos
- C)trabalhar as operações mecânicas de decodificação, pintura, decalques e cópias desde que as crianças atuem reflexivamente sobre essas operações.
- D)estimular que elas sejam autoras-cartógrafas, exercitando a decodificação do mapa convencionado.
- E)estimular a codificação própria, inventada por elas, que exige tomar consciência de problemas de simbolização, perspectiva e comunicação.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino de Geografia, um dos maiores equívocos cometidos ao utilizar mapas com crianças está relacionado à abordagem pedagógica adotada. O erro mais comum, conforme indicado pelo gabarito correto (alternativa A), é não ensinar princípios da cartografia temática antes de iniciar a leitura de mapas temáticos.
Esse equívoco ocorre porque muitas vezes os educadores partem diretamente para a interpretação de mapas sem antes garantir que os alunos compreendam os fundamentos da representação cartográfica. A cartografia temática exige noções específicas sobre simbologia, escalas e relações espaciais, que devem ser trabalhadas de forma intencional e progressiva com as crianças.
As demais alternativas apresentam abordagens que, embora possam ser úteis em contextos específicos, não representam os erros mais críticos apontados pelas Orientações Curriculares:
- A alternativa B sugere evitar mapas de adultos, mas o problema central não está no tipo de mapa e sim na falta de preparação conceitual;
- A alternativa C menciona operações mecânicas, que podem ser válidas se acompanhadas de reflexão;
- As alternativas D e E propõem atividades criativas com mapas, que são recomendáveis, mas não tratam do equívoco principal.
Portanto, a questão evidencia a importância de se estabelecer uma base conceitual em cartografia antes de avançar para leituras e interpretações mais complexas, garantindo que as crianças desenvolvam de fato a capacidade de ler e pensar espacialmente através dos mapas.

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