Sobre as competências e habilidades específicas para serem desenvolvidas no âmbito da disciplina Geografia para o Ensino Médio, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.1. Representação e comunicação.2. Investigação e compreensão.3.Contextualização sociocultural( ) Reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço a sua essência, ou seja, os processos históricos.( ) Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia.( ) Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, econômicas e políticas no seu lugar mundo.( ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta.( ) Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia..
Sobre as competências e habilidades específicas para serem desenvolvidas no âmbito da disciplina Geografia para o Ensino Médio, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Representação e comunicação.
2. Investigação e compreensão.
3.Contextualização sociocultural
( ) Reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço a sua essência, ou seja, os processos históricos.
( ) Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia.
( ) Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, econômicas e políticas no seu lugar mundo.
( ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta.
( ) Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia.
.
- A)3 – 1 – 3 – 2 – 3
- B)3 – 1 – 2 – 3 – 3
- C)1 – 3 – 2 – 2 – 1
- D)2 – 1 – 3 – 2 – 3
- E)3 – 2 – 1 – 2 – 3
Resposta:
A alternativa correta é A)
O desenvolvimento de competências e habilidades específicas no ensino de Geografia para o Ensino Médio é fundamental para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. A associação proposta no exercício busca relacionar as categorias de representação e comunicação, investigação e compreensão, e contextualização sociocultural com atividades práticas de análise geográfica.
A sequência correta, conforme o gabarito indicado como alternativa A (3 – 1 – 3 – 2 – 3), demonstra que:
- A competência de contextualização sociocultural (3) é essencial para reconhecer processos históricos nas formas espaciais concretas.
- A representação e comunicação (1) aparece na leitura e interpretação dos códigos geográficos específicos.
- Novamente a contextualização sociocultural (3) se faz presente na análise do impacto das transformações no espaço vivido.
- A investigação e compreensão (2) é necessária para a análise interdisciplinar das relações ambientais.
- Finalmente, a contextualização sociocultural (3) retorna na aplicação cotidiana dos conceitos geográficos.
Esta distribuição evidencia a importância da contextualização sociocultural como eixo transversal no ensino geográfico, articulando-se com as demais competências para uma compreensão integral do espaço geográfico.

Deixe um comentário