Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os sentidos de ensinar Geografia descritos na Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) As primeiras noções de espacialidade desenvolvidas desde as séries iniciais do Ensino Fundamental estiveram relacionadas às formas e arranjos espaciais. ( ) As práticas espaciais são projetadas no espaço social, que é, separadamente, físico e mental. ( ) Essas práticas podem reproduzir espaços geográficos em que as relações sociais estejam a serviço da reprodução ampliada do capital. ( ) Um dos sentidos de se ensinar geografia na atualidade justifica-se pela possibilidade de ampliação da capacidade dos alunos para apreenderem a realidade, sob o ponto de vista da espacialidade complexa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Sobre os sentidos de ensinar Geografia descritos na
Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, analise
as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As primeiras noções de espacialidade desenvolvidas
desde as séries iniciais do Ensino Fundamental
estiveram relacionadas às formas e arranjos espaciais.
( ) As práticas espaciais são projetadas no espaço social,
que é, separadamente, físico e mental.
( ) Essas práticas podem reproduzir espaços geográficos
em que as relações sociais estejam a serviço da
reprodução ampliada do capital.
( ) Um dos sentidos de se ensinar geografia na atualidade
justifica-se pela possibilidade de ampliação da
capacidade dos alunos para apreenderem a realidade,
sob o ponto de vista da espacialidade complexa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensino de Geografia, conforme abordado na Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, possui múltiplos sentidos que visam desenvolver nos alunos uma compreensão crítica e ampla do espaço geográfico. A análise das afirmativas apresentadas permite refletir sobre esses objetivos e suas implicações pedagógicas.

A primeira afirmativa, que trata das noções iniciais de espacialidade relacionadas a formas e arranjos espaciais, é verdadeira (V). Desde as séries iniciais, a Geografia busca construir noções espaciais básicas, fundamentais para a compreensão do mundo. Já a segunda afirmativa, que separa o espaço social em físico e mental de forma estanque, é falsa (F), pois o espaço geográfico é entendido como uma síntese dialética entre as dimensões material e simbólica.

A terceira proposição, que aborda a reprodução de espaços geográficos a serviço do capital, é verdadeira (V). A Geografia crítica evidencia como as relações socioespaciais podem reproduzir desigualdades. Por fim, a quarta afirmativa, que destaca o ensino da Geografia como ferramenta para compreender a espacialidade complexa, também é verdadeira (V), pois esse é um dos principais eixos da disciplina na contemporaneidade.

Portanto, a sequência correta é V - F - V - V, correspondente à alternativa B. Essa análise reforça a importância de uma abordagem geográfica que articule criticamente as dimensões espaciais, sociais e políticas da realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *