“Um trabalho com mapas na sala de aula deve ser precedido por um período em que a representação se forma – dissociação dos significados e significantes – e em que se constroem lenta e gradativamente as relações espaciais e a própria consciência do mundo físico e social.” (Paganelli, 1985. p. 31.) Para o processo de construção do conhecimento da criança, a familiarização com o mapa, com a sua construção, vai possibilitar-lhe um instrumental de trabalho cada vez mais significativo. Desta forma, é INCORRETO afirmar que
“Um trabalho com mapas na sala de aula deve ser precedido por um período em que a representação se forma – dissociação dos significados e significantes – e em que se constroem lenta e gradativamente as relações espaciais e a própria consciência do mundo físico e social.”
(Paganelli, 1985. p. 31.)
Para o processo de construção do conhecimento da criança, a familiarização com o mapa, com a sua construção, vai possibilitar-lhe um instrumental de trabalho cada vez mais significativo. Desta forma, é INCORRETO afirmar que
- A)o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.
- B)na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.
- C)é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.
- D)é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trecho citado de Paganelli (1985) destaca a importância de um processo gradual na construção da representação espacial pelas crianças, enfatizando a necessidade de dissociação entre significados e significantes antes de trabalhar diretamente com mapas. Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam uma compreensão mais sólida das relações espaciais e do mundo físico e social que os cerca.
No contexto do processo de construção do conhecimento, a familiarização com os mapas e sua elaboração é fundamental, pois fornece às crianças ferramentas cada vez mais significativas para interpretar e representar o espaço. No entanto, é incorreto afirmar que a criança deve compreender rigidamente que num mapa existe um "em cima" e um "embaixo", com o Norte sempre na parte superior e o Sul na inferior (alternativa D).
Essa concepção é equivocada porque os mapas são representações convencionais, e sua orientação pode variar de acordo com a finalidade ou perspectiva cultural. Impor uma visão fixa de direcionalidade pode limitar a compreensão da criança sobre a flexibilidade das representações cartográficas. As demais alternativas estão corretas:
- A) Entender como o mapa foi construído é essencial para uma aprendizagem significativa.
- B) O processo de construção de mapas envolve etapas de planejamento, realização e sistematização.
- C) Começar por mapas simples e de espaços limitados facilita a compreensão progressiva.
Portanto, a alternativa D) é a incorreta, pois reforça uma visão rígida e pouco crítica da representação cartográfica, contrariando o princípio de construção gradual e reflexiva defendido por Paganelli.

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