Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma concepção socioconstrutivista entende o processo de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual ambos são ativos e estão em interação. Sendo assim, uma ação didática importante a ser desencadeada no ensino com vistas à construção de conceitos são as atividades dos alunos. Não se trata apenas de propiciar oportunidades para que os alunos fiquem em atividade física durante as aulas. Essas atividades externas são importantes, principalmente para os alunos mais jovens, mas sua importância é maior pela possibilidade de se transformarem, pela internalização e pela linguagem, em atividades internas, intelectuais, de pensamento. Lana Cavalcanti. Geografia e construção de conhecimentos, Campinas: Papirus, 1998, p. 145.Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.O entendimento discente da totalidade do espaço como objeto inicial de observação do saber geográfico é consolidado conforme a condição sociocultural e o capital cultural do aluno.

Uma concepção socioconstrutivista entende o processo
de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção
que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual
ambos são ativos e estão em interação. Sendo assim, uma ação
didática importante a ser desencadeada no ensino com vistas
à construção de conceitos são as atividades dos alunos. Não se
trata apenas de propiciar oportunidades para que os alunos fiquem
em atividade física durante as aulas. Essas atividades externas
são importantes, principalmente para os alunos mais jovens, mas
sua importância é maior pela possibilidade de se transformarem,
pela internalização e pela linguagem, em atividades internas,
intelectuais, de pensamento.

Lana Cavalcanti. Geografia e construção de
conhecimentos
, Campinas: Papirus, 1998, p. 145.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

O entendimento discente da totalidade do espaço como
objeto inicial de observação do saber geográfico é
consolidado conforme a condição sociocultural e o capital
cultural do aluno.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O fragmento de texto apresentado aborda a perspectiva socioconstrutivista no processo de ensino, destacando a interação ativa entre aluno e saber escolar como base para a construção de conhecimento. No entanto, o item a ser julgado afirma que o entendimento discente da totalidade do espaço como objeto inicial de observação do saber geográfico é consolidado conforme a condição sociocultural e o capital cultural do aluno. Essa afirmação está incorreta, pois o texto não estabelece uma relação direta entre a compreensão do espaço geográfico e as condições socioculturais ou o capital cultural do aluno. O enfoque do texto está na atividade intelectual e na internalização do conhecimento por meio da interação, e não em fatores externos como origem sociocultural ou capital cultural.

A concepção apresentada por Lana Cavalcanti enfatiza a importância das atividades internas, ou seja, a construção intelectual do conhecimento pelo aluno, independentemente de suas condições socioculturais. Portanto, o item está ERRADO, já que o texto não sustenta a ideia de que a consolidação do entendimento do espaço geográfico depende exclusivamente desses fatores externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *