Questões Sobre Principais Autores(Charlot,Cury, Durkheim, etc) - Pedagogia - concurso
Questão 1
Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Segundo Émile Durkheim, a educação desempenha um papel fundamental na integração social, atuando como um mecanismo essencial para a coesão da sociedade. De acordo com o sociólogo francês, pais e professores assumem a função de agentes socializadores, responsáveis por transmitir valores, normas e padrões de comportamento às novas gerações.
Durkheim entende a educação como um processo de inculcação, no qual os indivíduos assimilam as regras e princípios necessários para a vida em sociedade. Essa transmissão de valores não apenas prepara os jovens para o exercício de suas futuras funções sociais, mas também garante a continuidade e a harmonia do corpo coletivo.
Portanto, a afirmação apresentada está correta (C), pois reflete com precisão o pensamento durkheimiano sobre o papel integrador da educação e a função socializadora desempenhada por pais e educadores no processo de formação dos indivíduos.
Questão 2
As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
- A)Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
- B)Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
- C)Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
- D)Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
- E)Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).
A alternativa correta é C)
As práticas do cotidiano escolar são influenciadas por diversos fatores políticos e sociais, que refletem diferentes visões de homem, sociedade e, consequentemente, de educação. Essas concepções se materializam em abordagens pedagógicas distintas, definindo o papel da escola, os métodos de aprendizagem e a relação entre professores e alunos.
Conforme a classificação proposta por Libâneo (1992), as tendências pedagógicas podem ser agrupadas em duas grandes vertentes:
- Pedagogia Liberal: engloba as abordagens tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista. Essa vertente está associada a uma visão de educação que prioriza a adaptação do indivíduo à sociedade, muitas vezes reforçando os valores e estruturas vigentes.
- Pedagogia Progressista: inclui as tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Essas abordagens têm um caráter mais transformador, buscando questionar as desigualdades sociais e promover a emancipação dos alunos.
Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a C), que distingue adequadamente as pedagogias Liberal e Progressista, conforme a categorização de Libâneo. Essa divisão reflete não apenas diferenças metodológicas, mas também divergências ideológicas sobre o papel da educação na sociedade.
Questão 3
Para Moacir Gadotti (2001, p.44) a filosofia da educação deveria evitar a ilusão de que sua intervenção é imprescindível e que basta filosofar sobre educação para retificar os erros. Uma filosofia da educação, deve, antes de mais nada, reconhecer os limites de sua intervenção. Paulo Freire afirmou, em Pedagogia do Oprimido, que a primeira virtude do educador (e também do filósofo) é a:
- A)humildade.
- B)certeza do saber.
- C)visão futurista.
- D)atitude.
- E)concentração.
A alternativa correta é A)
Para Moacir Gadotti (2001, p.44) a filosofia da educação deveria evitar a ilusão de que sua intervenção é imprescindível e que basta filosofar sobre educação para retificar os erros. Uma filosofia da educação, deve, antes de mais nada, reconhecer os limites de sua intervenção. Paulo Freire afirmou, em Pedagogia do Oprimido, que a primeira virtude do educador (e também do filósofo) é a:
- A) humildade.
- B) certeza do saber.
- C) visão futurista.
- D) atitude.
- E) concentração.
O gabarito correto é A).
Questão 4
Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”.O que conclui Luckesi com essa afirmativa?
- A)A avaliação tem como objetivo principal medir o conhecimento do aluno.
- B)Em geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação.
- C)Aavaliação deve ser considerada um fato comum por fazer parte do dia a dia dos indivíduos.
- D)Basta aplicar uma avaliação para se ter um perfil do processo de aprendizagem.
- E)Avaliar é uma mera formalidade do sistema.
A alternativa correta é B)
Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”. Essa afirmativa de Luckesi permite concluir que a avaliação não se resume a uma simples medição de conhecimento ou formalidade burocrática, mas sim a um processo reflexivo e intencional, que exige clareza sobre seus propósitos e métodos.
A alternativa correta, B) "Em geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação", reflete a crítica implícita na definição de Luckesi. Ele sugere que muitos educadores podem não compreender plenamente o papel da avaliação como um instrumento de análise qualitativa e tomada de decisão, reduzindo-a muitas vezes a uma ferramenta de mensuração ou rotina sem significado pedagógico profundo.
As demais alternativas não se alinham com a perspectiva de Luckesi. A alternativa A) limita a avaliação a uma função quantitativa, enquanto C) e E) banalizam seu papel. Já a alternativa D) ignora a complexidade do processo avaliativo, que vai além da aplicação de instrumentos isolados.
Questão 5
Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:
- A)sensório-motor.
- B)de esquema.
- C)condicionado.
- D)de aprendizagem.
- E)de avaliação.
A alternativa correta é A)
Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:
- A) sensório-motor.
- B) de esquema.
- C) condicionado.
- D) de aprendizagem.
- E) de avaliação.
O gabarito correto é A) sensório-motor.
Questão 6
Para o educador Paulo Freire, a educação é
- A)uma ação neutra, enquanto a alfabetização deve focar a leitura crítica da realidade do aluno.
- B)a forma como os grupos opressores organizaram a sociedade visando a reprodução do status quo.
- C)um ato político-partidário que possibilita a tomada de poder das mãos dos opressores pelos grupos oprimidos.
- D)um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade.
- E)o momento em que os educandos podem, sem pressão do poder, discutir os problemas sociais que afligem o trabalhador.
A alternativa correta é D)
Para o educador Paulo Freire, a educação é
- A) uma ação neutra, enquanto a alfabetização deve focar a leitura crítica da realidade do aluno.
- B) a forma como os grupos opressores organizaram a sociedade visando a reprodução do status quo.
- C) um ato político-partidário que possibilita a tomada de poder das mãos dos opressores pelos grupos oprimidos.
- D) um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade.
- E) o momento em que os educandos podem, sem pressão do poder, discutir os problemas sociais que afligem o trabalhador.
O gabarito correto é D).
Questão 7
João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.
De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
- A)personalismo e categorial.
- B)impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.
- C)impulsivo emocional e personalismo.
- D)sensório-motor e projetivo e categorial.
A alternativa correta é A)
De acordo com a teoria do desenvolvimento humano proposta por Henri Wallon, as crianças passam por estágios distintos que refletem seu crescimento emocional, cognitivo e social. No caso de João e Lucas, é possível identificar características que os situam em fases específicas desse desenvolvimento.
João, com cinco anos de idade, demonstra consciência corporal e utiliza frequentemente o pronome pessoal na primeira pessoa, indicando uma forte noção de si mesmo. Além disso, ele busca admiração e aprovação dos outros, o que é típico do estágio personalismo, no qual a criança consolida sua identidade e busca reconhecimento social. Apesar de já distinguir realidade e fantasia, ainda as mistura em seus jogos, o que também é comum nessa fase.
Já Lucas, o irmão mais velho, apresenta um desenvolvimento mais avançado em termos de memória e atenção voluntárias, mas ainda enfrenta desafios na análise de situações mais complexas. Sua capacidade de estabelecer distinções entre fenômenos naturais, como vento e chuva, mesmo com certa confusão inicial, sugere que ele está no estágio categorial. Nessa fase, a criança começa a organizar o mundo por categorias e a desenvolver um pensamento mais lógico e abstrato.
Portanto, a alternativa correta é A) personalismo e categorial, pois essas são as etapas que melhor descrevem os estágios de desenvolvimento de João e Lucas, respectivamente, conforme a teoria de Wallon.
Questão 8
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram ao longo da história, estabelecendo diferentes paradigmas educacionais. Entre elas, destacam-se o empirismo, o inatismo, a psicologia cognitiva, o construtivismo, o sociointeracionismo e o associacionismo. Cada uma dessas abordagens apresenta concepções distintas sobre como ocorre o processo de aprendizagem, influenciando práticas pedagógicas e teorias educacionais.
No contexto dessas teorias, surge a afirmação: "Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky." Essa afirmação está errada, conforme indicado pelo gabarito correto (E).
Apesar de ambos os teóricos — Jean Piaget e Lev Vigotsky — serem fundamentais para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, suas teorias possuem diferenças significativas. Para Piaget, os processos mentais elementares estão associados ao estágio sensoriomotor, que é a primeira fase do desenvolvimento cognitivo, caracterizada pela interação direta da criança com o ambiente por meio de ações e percepções sensoriais. Já Vigotsky, em sua abordagem sociointeracionista, enfatiza o papel da cultura, da linguagem e das interações sociais na construção do conhecimento, não dividindo o desenvolvimento em estágios rígidos como Piaget.
Portanto, a afirmação em questão incorretamente equipara conceitos de duas teorias distintas, desconsiderando suas diferenças fundamentais. Enquanto Piaget foca em estágios universais de desenvolvimento, Vigotsky destaca a influência do contexto social e cultural no processo de aprendizagem.
Questão 9
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O estudo sobre a natureza da aprendizagem abrange diversas correntes teóricas, cada uma com suas próprias premissas e contribuições para a educação. Entre elas, destacam-se o empirismo, o inatismo, a psicologia cognitiva, o construtivismo, o sociointeracionismo e o associacionismo. Essas abordagens oferecem diferentes perspectivas sobre como o conhecimento é adquirido e desenvolvido ao longo da vida.
No contexto do desenvolvimento infantil, a afirmação de que "a predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico" foi considerada incorreta (E) no gabarito. Isso porque, embora a afetividade desempenhe um papel importante nas interações iniciais, a teoria piagetiana enfatiza principalmente o desenvolvimento cognitivo por meio da ação e da exploração do ambiente, e não apenas pela mediação afetiva.
Piaget concentrou-se nos estágios de desenvolvimento intelectual, nos quais a criança constrói seu conhecimento por meio da interação direta com o mundo físico, superando desafios e assimilando novas informações. A afetividade, embora relevante, não é o fator predominante em sua teoria, que prioriza os mecanismos de adaptação, assimilação e acomodação.
Questão 10
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Wallon, a gênese da inteligência é genética e organicamente social, ou seja, o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram ao longo da história, estabelecendo diferentes paradigmas educacionais. Entre elas, destacam-se o empirismo, o inatismo, a psicologia cognitiva, o construtivismo, o sociointeracionismo e o associacionismo. Cada uma dessas abordagens apresenta uma visão distinta sobre como o conhecimento é adquirido e processado pelo ser humano.
No contexto dessas teorias, a perspectiva de Henri Wallon merece atenção especial. Wallon defende que a gênese da inteligência é tanto genética quanto organicamente social. Segundo ele, o ser humano é, por natureza, um ser social, e sua estrutura orgânica demanda a interação com a cultura para se desenvolver plenamente. Essa visão integradora reconhece a importância dos fatores biológicos e sociais no processo de aprendizagem, destacando que o indivíduo não se desenvolve isoladamente, mas em constante diálogo com o meio.
Portanto, a afirmação de que, para Wallon, a inteligência tem uma origem genética e organicamente social está correta. O gabarito "C) CERTO" reflete adequadamente essa compreensão, pois a teoria walloniana de fato enfatiza a interdependência entre o biológico e o social na constituição da inteligência humana.