“A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:( ) A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial. ( ) O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, denomina-se avaliação reguladora. ( ) A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas. ( ) A avaliação final é o termo usado para se referir aos resultados obtidos e aos conhecimentos adquiridos. ( ) O termo avaliação somativa ou integradora se refere ao conhecimento e a avaliação de todo o percurso do aluno. ( ) O objeto de avaliação deve ser sempre o aluno. A sequência está correta em:
“A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial. ( ) O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, denomina-se avaliação reguladora.
( ) A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.
( ) A avaliação final é o termo usado para se referir aos resultados obtidos e aos conhecimentos adquiridos.
( ) O termo avaliação somativa ou integradora se refere ao conhecimento e a avaliação de todo o percurso do aluno.
( ) O objeto de avaliação deve ser sempre o aluno.
A sequência está correta em:
- A)V, V, F, F, V, V
- B)V, F, V, V, F, F
- C)V, F, V, F, V, V
- D)V, V, V, V, V, F
- E)V, V, V, V, F, F
Resposta:
A alternativa correta é D)
“A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, a avaliação assume diferentes formas e propósitos dentro do contexto educacional. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar suas veracidades da seguinte maneira:
( V ) A avaliação inicial é, de fato, a primeira fase do processo avaliativo, servindo como diagnóstico para identificar conhecimentos prévios e necessidades dos alunos.
( V ) A avaliação reguladora tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno durante o processo, permitindo ajustes nas estratégias de ensino conforme as necessidades identificadas.
( V ) A avaliação, quando bem aplicada, é um instrumento educativo que não apenas informa, mas também orienta o aluno, oferecendo propostas adequadas para seu progresso.
( V ) A avaliação final refere-se à análise dos resultados obtidos e dos conhecimentos consolidados ao término de um período ou ciclo de aprendizagem.
( V ) A avaliação somativa ou integradora abrange todo o percurso do aluno, considerando seu desenvolvimento de forma global.
( F ) O objeto de avaliação não se limita apenas ao aluno, mas também inclui o processo de ensino, os métodos utilizados e o contexto educacional como um todo.
Portanto, a sequência correta é D) V, V, V, V, V, F, conforme o gabarito indicado.
Deixe um comentário