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A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliações externas em larga escala propiciam medir o nível de domínio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currículo formal. Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptações). Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a

A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliações externas em larga escala propiciam medir o nível de domínio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currículo formal.

Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptações).

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a





Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto apresentado, extraído da obra de Philippe Perrenoud, discute a relação entre o ensino escolar e os mecanismos de avaliação, destacando o papel das avaliações externas em larga escala. Segundo o autor, a escola só pode avaliar efetivamente aquilo que ela ensina no dia a dia, enquanto as avaliações externas servem para medir o domínio dos estudantes em relação ao currículo formal, que é comum a todas as escolas.

Com base nessa perspectiva, as avaliações externas não são instrumentos de avaliação interna, como aqueles realizados pelos professores ou pela equipe gestora da escola. Elas também não se limitam a verificar o cumprimento de metas específicas de um projeto pedagógico local. Em vez disso, essas avaliações têm um caráter mais amplo, buscando diagnosticar a qualidade do ensino oferecido por sistemas educacionais inteiros, utilizando métodos padronizados, como testes e questionários socioeconômicos.

Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor se alinha com essa definição é a D), que descreve as avaliações externas como ferramentas de diagnóstico, aplicadas para avaliar a qualidade do ensino em escala sistêmica, por meio de instrumentos padronizados. Essa resposta reflete o propósito central das avaliações externas, conforme destacado no texto de Perrenoud: medir o domínio dos conhecimentos que deveriam ter sido ensinados a todos os estudantes, com base no currículo formal.

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