A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,pois garante compreender o processo de conhecimento comointervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação dosujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentospráticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,levando efetivamente à passagem do individual ao social. Daprática para a teoria, para regressar à prática.José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que seseguem, a respeito da relação entre escola e sociedade. Por muito tempo na história da educação brasileira, as dificuldades de aprendizagem estiveram associadas a problemas socioeconômicos e culturais, enfrentados por crianças e jovens das classes desfavorecidas. Esse posicionamento continua sendo defendido pelas concepções críticas de educação.
A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.
José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.
Por muito tempo na história da educação brasileira, as dificuldades de aprendizagem estiveram associadas a problemas socioeconômicos e culturais, enfrentados por crianças e jovens das classes desfavorecidas. Esse posicionamento continua sendo defendido pelas concepções críticas de educação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a pedagogia social crítica, destacando sua ênfase na relação dialética entre o sujeito e o mundo objetivo, onde o conhecimento não se limita à acumulação de informações, mas se traduz em ação transformadora sobre a realidade social. Essa perspectiva teórica, como exposta por Libâneo, propõe uma visão dinâmica e intervencionista da educação, que busca superar a mera transmissão de conteúdos em favor de uma formação crítica e emancipatória.
No entanto, o item a ser julgado afirma que as concepções críticas de educação continuam defendendo a associação entre dificuldades de aprendizagem e fatores socioeconômicos e culturais das classes desfavorecidas. Essa afirmação é incorreta, pois a pedagogia crítica, conforme apresentada no texto de referência, não se limita a atribuir as dificuldades de aprendizagem a condições externas, mas enfatiza justamente o papel ativo do sujeito e da escola na transformação dessas condições.
A abordagem crítica vai além da análise dos determinantes sociais, propondo que a educação deve ser um instrumento de superação das desigualdades, através da conscientização e da ação prática sobre o mundo social. Portanto, reduzir as dificuldades de aprendizagem a meros reflexos das condições socioeconômicas seria uma visão simplista, incompatível com a complexidade da perspectiva crítica apresentada no texto.
Assim, o gabarito correto é E) ERRADO, pois as concepções críticas contemporâneas não se limitam a essa associação reducionista, mas defendem uma postura mais ativa e transformadora por parte da escola e dos educadores.
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