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A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,pois garante compreender o processo de conhecimento comointervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação dosujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentospráticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,levando efetivamente à passagem do individual ao social. Daprática para a teoria, para regressar à prática.José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que seseguem, a respeito da relação entre escola e sociedade. Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.



Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda a pedagogia social crítica como uma abordagem que busca sintetizar o processo de conhecimento, entendendo-o como uma interação dialética entre o sujeito e o mundo objetivo. Segundo José Carlos Libâneo, essa perspectiva não se limita ao acúmulo de informações, mas visa uma transformação mental que se reflete em ações práticas, promovendo uma nova forma de atuação no mundo social. Essa visão dialética, que parte da prática, passa pela teoria e retorna à prática, está alinhada com os princípios defendidos por Paulo Freire em relação à educação como ferramenta de emancipação e formação cidadã.

O item em questão afirma que, segundo Paulo Freire, um projeto escolar comprometido com a formação da cidadania deve: (1) tratar os indivíduos com dignidade e respeito às diferenças, valorizando suas qualidades; (2) atualizar a escola para torná-la mais atrativa aos alunos; e (3) assegurar a construção de conhecimentos científicos relevantes, capazes de fomentar uma análise crítica da realidade. Esses princípios estão em consonância com a pedagogia freireana, que enfatiza o diálogo, a valorização do saber popular e a educação como prática de liberdade.

Portanto, a afirmação está correta (C), pois reflete adequadamente as ideias de Paulo Freire sobre a função transformadora da escola, que deve ser um espaço de construção coletiva, respeito mútuo e desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de intervir na realidade social.

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