Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997). Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em
Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997).
Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:
I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.
II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.
III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.
IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.
V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.
Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em
- A)I e V, apenas.
- B)I, II, IV e V, apenas.
- C)I, II, III e V, apenas.
- D)II, III, IV e V, apenas.
- E)I, II, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Paulo Freire (1997). As reflexões apresentadas no processo formativo estão alinhadas com os princípios freireanos, porém nem todas correspondem integralmente ao seu pensamento.
A primeira reflexão (I) – "não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender" – é central na obra de Freire, que defende uma relação dialógica entre educador e educando, onde ambos aprendem no processo. Já a segunda (II) – "existem saberes indispensáveis à prática docente" – também está em sintonia, pois Freire valoriza o conhecimento crítico necessário à ação educativa, independentemente de posicionamentos políticos.
A terceira reflexão (III) – "a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria" – é essencial no pensamento freireano, que rejeita o teoricismo vazio e o ativismo sem fundamento. A quinta (V) – "é pensando criticamente a prática que se pode melhorar a próxima prática" – também reflete sua pedagogia, que enfatiza a práxis como motor da transformação.
Entretanto, a quarta reflexão (IV) – "a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação" – contraria o princípio freireano de horizontalidade, no qual formador e formandos são sujeitos do processo, não cabendo a um transferir conhecimento de modo unilateral.
Portanto, as reflexões I, II, III e V estão em consonância com o pensamento de Freire, enquanto a IV se distancia de sua concepção dialógica. O gabarito correto é a alternativa C) I, II, III e V, apenas.
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