Bakhtin e Freire concebem a linguagem como dialógica. Suas ideias sobre o homeme a vida são marcadas pelo princípio dialógico, constituidor da existência humana, de que a interação entre os sujeitos é o princípio fundador tanto da linguagem como da consciência. “Interação e interatividade são conceitos que se interpenetram. Na interação (inter-ação) nos referimos à relação entre interlocutores e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interatividade é entendida como a possibilidade de interação flexível, de relação recíproca numa situação de linguagem.” Do ponto de vista educativo organizacional, podemos afirmar que:
Bakhtin e Freire concebem a linguagem como dialógica. Suas ideias sobre o homeme a vida são marcadas pelo princípio dialógico, constituidor da existência humana, de que a interação entre os sujeitos é o princípio fundador tanto da linguagem como da consciência. “Interação e interatividade são conceitos que se interpenetram. Na interação (inter-ação) nos referimos à relação entre interlocutores e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interatividade é entendida como a possibilidade de interação flexível, de relação recíproca numa situação de linguagem.” Do ponto de vista educativo organizacional, podemos afirmar que:
- A)a comunicação pode ser relativizada, já o que mais importante são os lucros da empresa.
- B)muita conversa atrapalha o desempenho profissional dos empregados
- C)os pedagogos devem tomar cuidado com as conversas que têm com seus superiores pois podemser demitidos
- D)é necessário superar visões de um modelo redutor, marcado pela unidirecionalidade, que coloca o emissor como propositor de mensagens fechadas e o receptor passivo diante delas.
- E)evitar os modelos multidirecionais e adotar apenas aqueles que for talecem a produtividade e o lucro.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Bakhtin e Freire concebem a linguagem como dialógica. Suas ideias sobre o homem e a vida são marcadas pelo princípio dialógico, constituidor da existência humana, de que a interação entre os sujeitos é o princípio fundador tanto da linguagem como da consciência. “Interação e interatividade são conceitos que se interpenetram. Na interação (inter-ação) nos referimos à relação entre interlocutores e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interatividade é entendida como a possibilidade de interação flexível, de relação recíproca numa situação de linguagem.” Do ponto de vista educativo organizacional, podemos afirmar que:
- A) a comunicação pode ser relativizada, já o que mais importante são os lucros da empresa.
- B) muita conversa atrapalha o desempenho profissional dos empregados.
- C) os pedagogos devem tomar cuidado com as conversas que têm com seus superiores pois podem ser demitidos.
- D) é necessário superar visões de um modelo redutor, marcado pela unidirecionalidade, que coloca o emissor como propositor de mensagens fechadas e o receptor passivo diante delas.
- E) evitar os modelos multidirecionais e adotar apenas aqueles que fortalecem a produtividade e o lucro.
O gabarito correto é D).
Deixe um comentário