Com Vigotski, compreendemos que a criança quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere à diferença entre o desenvolvimento atual da criança e aquilo que ela consegue fazer com o auxílio de outras pessoas. ( ) A presença e ajuda do outro permite que a criança faça mais do que conseguiria fazer sozinha, atingindo novos níveis de desenvolvimento. ( ) O aprendizado da convivência não é potencializado nos espaços de Educação Infantil. ( ) A interação das crianças entre si e com os adultos no cotidiano infantil é de suma importância. ( ) O desenvolvimento humano se dá por meio das interações estabelecidas com outros seres humanos, em ambientes físicos e sociais culturalmente estruturados. ( ) A partir da interação, as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas. A sequência está correta em:
Com Vigotski, compreendemos que a criança quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere à diferença entre o desenvolvimento atual da criança e aquilo que ela consegue fazer com o auxílio de outras pessoas.
( ) A presença e ajuda do outro permite que a criança faça mais do que conseguiria fazer sozinha, atingindo novos níveis de desenvolvimento.
( ) O aprendizado da convivência não é potencializado nos espaços de Educação Infantil.
( ) A interação das crianças entre si e com os adultos no cotidiano infantil é de suma importância.
( ) O desenvolvimento humano se dá por meio das interações estabelecidas com outros seres humanos, em ambientes físicos e sociais culturalmente estruturados.
( ) A partir da interação, as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas.
A sequência está correta em:
- A)V, V, V, V, V, V
- B)V, V, V, F, V, F
- C)V, V, F, V, V, V
- D)F, V, V, V, F, V
- E)V, F, F, V, V, V
Resposta:
A alternativa correta é C)
Com Vigotski, compreendemos que a criança, quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem.
Lev Semionovitch Vigotski, psicólogo russo e um dos principais teóricos da psicologia do desenvolvimento, trouxe contribuições fundamentais para a compreensão do processo de aprendizagem infantil. Sua teoria sociocultural destaca a importância das interações sociais e da mediação do outro no desenvolvimento cognitivo da criança. A partir dessa perspectiva, analisemos as afirmativas apresentadas:
1. (V) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se exatamente à distância entre o que a criança consegue realizar sozinha (nível de desenvolvimento real) e o que ela é capaz de alcançar com a orientação de um parceiro mais experiente (nível de desenvolvimento potencial). Essa ideia é central na obra de Vigotski.
2. (V) A presença e ajuda do outro – seja um adulto ou um colega mais experiente – permite que a criança supere suas limitações momentâneas, ampliando suas capacidades e atingindo novos patamares de desenvolvimento que, sem essa mediação, não seriam alcançados.
3. (F) Ao contrário do que afirma a proposição, os espaços de Educação Infantil são ambientes privilegiados para o aprendizado da convivência. É nesses contextos que as crianças têm a oportunidade de vivenciar situações sociais diversificadas, aprendendo a compartilhar, cooperar e resolver conflitos.
4. (V) A interação entre crianças e entre crianças e adultos é fundamental no cotidiano infantil. Essas trocas possibilitam a construção de conhecimentos, o desenvolvimento da linguagem e a formação de valores sociais, corroborando a visão vigotskiana de que o desenvolvimento humano é socialmente mediado.
5. (V) Vigotski enfatiza que o desenvolvimento humano ocorre por meio das interações sociais em contextos culturalmente organizados. O ambiente físico e social fornece os instrumentos culturais (como a linguagem) que permitem à criança avançar em seu desenvolvimento cognitivo.
6. (V) Através das interações sociais, as crianças assimilam normas, valores e formas de comportamento socialmente construídas. Elas aprendem a comunicar-se, estabelecer regras coletivas e desenvolver habilidades sociais essenciais para sua inserção na cultura.
Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V, V, V, correspondente à alternativa C).
Deixe um comentário