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“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.Com base nas orientações de Perrenoud, uma coordenadora pedagógica discute com os professores da escola uma avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para “a regulação das aprendizagens”. Nesse sentido, a orientação pedagógica da escola sobre a avaliação dos estudantes deve ser entendida como

“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”

PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.

Com base nas orientações de Perrenoud, uma coordenadora pedagógica discute com os professores da escola uma avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para “a regulação das aprendizagens”. Nesse sentido, a orientação pedagógica da escola sobre a avaliação dos estudantes deve ser entendida como

Resposta:

A alternativa correta é D)

Com base no trecho de Perrenoud, a avaliação proposta pela coordenadora pedagógica alinha-se claramente com o conceito de avaliação formativa. Essa abordagem prioriza o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, focando na identificação de dificuldades e no ajuste das estratégias de ensino para promover o desenvolvimento dos estudantes, em vez de simplesmente medir resultados ou comparar desempenhos.

A citação destaca o papel do professor como um parceiro que visa "otimizar a aprendizagem do outro", reforçando a ideia de regulação – um princípio central da avaliação formativa. Diferentemente de modelos somativos (A) ou tradicionais (E), que enfatizam classificações e resultados finais, ou de abordagens controladoras (C), que limitam-se a fiscalizar o cumprimento de metas, a proposta discutida na escola busca instrumentalizar os professores para intervir de maneira personalizada, conforme as necessidades dos alunos.

A alternativa (B), "instrucional", não corresponde ao contexto, pois o termo refere-se mais à transmissão de conteúdos do que à regulação das aprendizagens. Portanto, a resposta correta é D) formativa, por refletir a lógica de acompanhamento e ajuste contínuo descrita por Perrenoud.

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