De acordo com Libâneo, os currículos devem expressar, de fato, as intenções e práticas sociais. As mais conhecidas concepções de organização curricular das intenções pedagógicas são: 1. Currículo Tradicional. 2. Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista). 3. Currículo Escolanovista (ou Progressista). 4. Currículo Construtivista. 5. Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social). 6. Currículo Integrado ou Globalizado. Relacione as concepções de organização curricular aos seus aspectos teórico-práticos: ( ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento. ( ) Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam. ( ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade. ( ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria. ( ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas. ( ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política. A sequência está correta em:
De acordo com Libâneo, os currículos devem expressar, de fato, as intenções e práticas sociais. As mais conhecidas concepções de organização curricular das intenções pedagógicas são:
1. Currículo Tradicional.
2. Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista).
3. Currículo Escolanovista (ou Progressista).
4. Currículo Construtivista.
5. Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social).
6. Currículo Integrado ou Globalizado.
Relacione as concepções de organização curricular aos seus aspectos teórico-práticos:
( ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento.
( ) Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam.
( ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade.
( ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria.
( ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas.
( ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política.
A sequência está correta em:
- A)4, 6, 2, 1, 3, 5
- B)6, 4, 2, 1, 5, 3
- C)3, 4, 5, 6, 2, 1
- D)6, 3, 1, 2, 4, 5
- E)2, 3, 4, 5, 6, 1
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com Libâneo, os currículos devem refletir as intenções e práticas sociais, sendo organizados conforme diferentes concepções pedagógicas. Cada uma dessas concepções possui características teórico-práticas distintas, que orientam a seleção de conteúdos, métodos e objetivos educacionais.
A primeira descrição refere-se ao Currículo Construtivista (4), que prioriza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, considerando seu desenvolvimento intelectual e estimulando suas capacidades cognitivas e sociais. Já a segunda corresponde ao Currículo Integrado ou Globalizado (6), que busca a interdisciplinaridade e a reflexão crítica sobre a realidade, integrando conhecimentos e processos de aprendizagem.
O terceiro trecho descreve o Currículo Racional-Tecnológico (2), marcado pela prescrição técnica de objetivos e conteúdos por especialistas, com foco em habilidades consideradas socialmente úteis. A quarta afirmação caracteriza o Currículo Tradicional (1), centrado na transmissão de conteúdos disciplinares organizados em grades curriculares fixas.
A quinta descrição refere-se ao Currículo Escolanovista (3), que valoriza as experiências do aluno e a relação entre escola e vida prática, utilizando os conteúdos como meio para o desenvolvimento mental. Por fim, a sexta caracterização corresponde ao Currículo Sociocrítico (5), que enfatiza a dimensão política da educação, seja na formação política direta, seja na mediação pedagógica dessa formação.
Portanto, a sequência correta que relaciona as concepções curriculares às suas características é: 4, 6, 2, 1, 3, 5, correspondente à alternativa A.
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