Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza daaprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmaseducacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, dapsicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentesconcepções de aprendizagem, julgue os próximos itens. De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibram- se, ocorre a adaptação intelectual.

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibram- se, ocorre a adaptação intelectual.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram ao longo da história, cada uma contribuindo para a formação de diferentes paradigmas educacionais. Entre essas correntes, destacam-se o empirismo, o inatismo, a psicologia cognitiva, o construtivismo, o sociointeracionismo e o associacionismo. Cada uma dessas teorias apresenta uma visão distinta sobre como o conhecimento é adquirido e processado pelo indivíduo.

No texto fornecido, há uma afirmação sobre a teoria de Vigotsky, que diz: "a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibram-se, ocorre a adaptação intelectual." No entanto, essa descrição não corresponde à teoria de Vigotsky, mas sim à teoria de Jean Piaget, outro importante estudioso do desenvolvimento cognitivo.

Vigotsky, por sua vez, enfatizou o papel das interações sociais e da cultura no processo de aprendizagem, introduzindo conceitos como a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a mediação por instrumentos culturais, como a linguagem. Para ele, o desenvolvimento intelectual é impulsionado pela colaboração com indivíduos mais experientes e pelo contexto sociocultural, diferentemente da visão piagetiana, que prioriza os processos internos de assimilação e acomodação.

Portanto, a afirmação apresentada está incorreta ao atribuir a Vigotsky conceitos que são centrais na teoria de Piaget. O gabarito correto é E) ERRADO, pois a descrição fornecida não se alinha com os princípios fundamentais do sociointeracionismo vigotskiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *