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Diversas correntes de pensamento acerca da natureza daaprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmaseducacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, dapsicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentesconcepções de aprendizagem, julgue os próximos itens. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O estudo sobre a natureza da aprendizagem abrange diversas correntes teóricas, cada uma com suas próprias premissas e contribuições para a educação. Entre elas, destacam-se o empirismo, o inatismo, a psicologia cognitiva, o construtivismo, o sociointeracionismo e o associacionismo. Essas abordagens oferecem diferentes perspectivas sobre como o conhecimento é adquirido e desenvolvido ao longo da vida.

No contexto do desenvolvimento infantil, a afirmação de que "a predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico" foi considerada incorreta (E) no gabarito. Isso porque, embora a afetividade desempenhe um papel importante nas interações iniciais, a teoria piagetiana enfatiza principalmente o desenvolvimento cognitivo por meio da ação e da exploração do ambiente, e não apenas pela mediação afetiva.

Piaget concentrou-se nos estágios de desenvolvimento intelectual, nos quais a criança constrói seu conhecimento por meio da interação direta com o mundo físico, superando desafios e assimilando novas informações. A afetividade, embora relevante, não é o fator predominante em sua teoria, que prioriza os mecanismos de adaptação, assimilação e acomodação.

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