Diversas correntes de pensamento acerca da natureza daaprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmaseducacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, dapsicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentesconcepções de aprendizagem, julgue os próximos itens. Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram ao longo da história, estabelecendo diferentes paradigmas educacionais. Entre elas, destacam-se o empirismo, o inatismo, a psicologia cognitiva, o construtivismo, o sociointeracionismo e o associacionismo. Cada uma dessas abordagens apresenta concepções distintas sobre como ocorre o processo de aprendizagem, influenciando práticas pedagógicas e teorias educacionais.
No contexto dessas teorias, surge a afirmação: "Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky." Essa afirmação está errada, conforme indicado pelo gabarito correto (E).
Apesar de ambos os teóricos — Jean Piaget e Lev Vigotsky — serem fundamentais para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, suas teorias possuem diferenças significativas. Para Piaget, os processos mentais elementares estão associados ao estágio sensoriomotor, que é a primeira fase do desenvolvimento cognitivo, caracterizada pela interação direta da criança com o ambiente por meio de ações e percepções sensoriais. Já Vigotsky, em sua abordagem sociointeracionista, enfatiza o papel da cultura, da linguagem e das interações sociais na construção do conhecimento, não dividindo o desenvolvimento em estágios rígidos como Piaget.
Portanto, a afirmação em questão incorretamente equipara conceitos de duas teorias distintas, desconsiderando suas diferenças fundamentais. Enquanto Piaget foca em estágios universais de desenvolvimento, Vigotsky destaca a influência do contexto social e cultural no processo de aprendizagem.
Deixe um comentário