Lauro de Oliveira Lima, cujo pensamento está estreitamente vinculado à prática de uma escola experimental piagetiana, propõe, em sua teoria da educação, os “dez mandamentos do ensino”.Assinale a alternativa que indica um desses mandamentos:
Lauro de Oliveira Lima, cujo pensamento está estreitamente vinculado à prática de uma escola experimental piagetiana, propõe, em sua teoria da educação, os “dez mandamentos do ensino”.
Assinale a alternativa que indica um desses mandamentos:
- A)Prestigie a memorização – ela pode resultar na melhor apreensão dos conteúdos;
- B)Prepare antecipadamente o material didático a ser utilizado, de acordo com o planejamento dos conteúdos a serem transmitidos;
- C)Considere, prioritariamente, o contexto social da criança e as interações que ela estabelece com as outras crianças e com os adultos;
- D)A disciplina é fundamental – evite propor jogos e brincadeiras que tornam as crianças dispersivas;
- E)Leve as crianças a discutirem entre si as situações propostas, respeite suas conclusões, mesmo as erradas – elas correspondem ao nível mental da criança.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Lauro de Oliveira Lima, um dos principais teóricos da educação no Brasil, baseou sua proposta pedagógica nos estudos de Jean Piaget, enfatizando o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento pela criança. Sua teoria apresenta os "dez mandamentos do ensino", que refletem uma abordagem centrada no aluno e no processo de aprendizagem ativa.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a que melhor representa um dos princípios defendidos por Lauro de Oliveira Lima. O mandamento que sugere "Leve as crianças a discutirem entre si as situações propostas, respeite suas conclusões, mesmo as erradas – elas correspondem ao nível mental da criança" está alinhado com a perspectiva piagetiana, que valoriza o erro como parte do processo de aprendizagem e a interação social como fator essencial para o desenvolvimento intelectual.
Essa visão contrasta com as abordagens tradicionais, representadas nas outras alternativas, que priorizam a memorização, a disciplina rígida ou a transmissão unilateral de conteúdos. Para Lauro de Oliveira Lima, o papel do professor é mediar o conhecimento, incentivando a troca de ideias e respeitando o ritmo e o raciocínio de cada criança.
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