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O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer oaluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aulaé, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunoscansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindasde seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suasincertezas.Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticaeducativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,julgue os próximos itens. Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.











Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância da relação dialógica entre professor e aluno, enfatizando que o bom educador não apenas transmite conhecimento, mas envolve o estudante no processo de pensamento crítico. Essa interação exige mais do que técnica — requer afetividade, confiança e respeito mútuo para que a aprendizagem seja significativa.

No entanto, a afirmação de que os educadores devem permitir que sentimentos como afetividade e empatia interfiram no cumprimento ético de seu dever é equivocada. Embora esses elementos sejam fundamentais para criar um ambiente acolhedor, o professor não pode permitir que comprometam sua postura profissional. O equilíbrio entre proximidade e limites é essencial para manter a autoridade pedagógica sem cair em favoritismos ou perda de objetividade.

Paulo Freire defende uma educação libertadora, mas nunca confunde afeto com permissividade. A ética docente exige que o professor aja com justiça, coerência e compromisso com o desenvolvimento intelectual de todos os alunos, sem distinção. Portanto, a resposta correta é E) ERRADO, pois a afetividade deve enriquecer a prática educativa, nunca substituir suas responsabilidades fundamentais.

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