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O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer oaluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aulaé, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunoscansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindasde seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suasincertezas.Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticaeducativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,julgue os próximos itens. O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância de um ensino que estimule o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos, em vez de simplesmente transmitir informações de forma passiva. A relação professor/aluno, conforme abordada por Freire, deve ser dialógica e desafiadora, promovendo a reflexão e a construção conjunta do conhecimento.

No entanto, a afirmação de que o processo educacional na sociedade tecnológica deve focar principalmente nas deficiências dos alunos está em desacordo com a perspectiva freireana. Para Freire, a educação não deve partir de uma visão deficitária do educando, mas sim reconhecer seus saberes prévios e potencialidades, trabalhando em conjunto para desenvolver autonomia e liberdade de pensamento. O foco nas "deficiências" pode reforçar uma visão bancária da educação, na qual o aluno é visto como um recipiente vazio a ser preenchido, em vez de um sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação não condiz com a proposta pedagógica de Freire, que valoriza a capacidade crítica e criativa dos educandos, e não uma abordagem centrada em suas supostas limitações.

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