Questões Sobre Principais Autores(Charlot,Cury, Durkheim, etc) - Pedagogia - concurso
Questão 21
“Pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela, mas também, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos.”
(Paulo Freire)
Sob a perspectiva de dar significado, sentido e criticidade ao que se ensina/aprende, Paulo Freire alerta para a necessidade de articulação entre os dois seguintes aspectos:
- A)práticas sociais e autonomia acadêmica
- B)conteúdos acadêmicos e cultura popular
- C)saberes curriculares e experiência social
- D)conhecimentos científicos e senso comum
- E)exigências curriculares e necessidade social
A alternativa correta é C)
O pensamento de Paulo Freire sobre a educação dialógica ressalta a importância de estabelecer uma conexão significativa entre os saberes formais e a realidade vivida pelos educandos. No trecho citado, o autor defende que o ato de "pensar certo" exige do educador não apenas o respeito aos conhecimentos prévios dos alunos, especialmente os oriundos das classes populares, mas também uma reflexão crítica sobre como esses saberes se relacionam com os conteúdos escolares.
A alternativa correta (C) – saberes curriculares e experiência social – sintetiza essa perspectiva freireana. Freire propõe que a educação verdadeiramente transformadora deve articular o conhecimento sistematizado, presente nos currículos, com as vivências e práticas sociais dos estudantes. Essa articulação permite que o ensino transcenda a mera transmissão de informações e se torne um processo de construção coletiva de significado.
Essa visão se contrapõe a uma educação bancária, na qual os conteúdos são depositados nos alunos sem contextualização ou diálogo com suas realidades. Ao vincular saberes curriculares e experiência social, o educador possibilita que o aprendizado seja crítico e emancipador, cumprindo assim o papel político-pedagógico da escola na formação de cidadãos conscientes.
Questão 22
Segundo Luckesi, o ato de avaliar possui características que definem seus fins. Sob essa perspectiva, diferencia o que chamou de avaliação classificatória, instrumento de aprovação e reprovação do aluno, da avaliação diagnóstica, cujo princípio básico é:
- A)medir os resultados da turma
- B)auxiliar a aprendizagem do aluno
- C)redefinir a metodologia de ensino
- D)articular os conceitos do programa
- E)escalonar os conteúdos do planejamento
A alternativa correta é B)
Segundo Luckesi, a avaliação educacional pode ser compreendida a partir de duas perspectivas distintas: a classificatória e a diagnóstica. Enquanto a primeira tem como foco a aprovação ou reprovação do aluno, baseando-se em critérios de medição de desempenho, a segunda assume um caráter mais formativo, voltado para o processo de aprendizagem.
A avaliação diagnóstica, conforme proposto por Luckesi, tem como princípio básico auxiliar a aprendizagem do aluno (alternativa B). Diferentemente da abordagem classificatória, que se limita a julgar resultados, a avaliação diagnóstica busca identificar dificuldades e potencialidades no percurso educacional, oferecendo subsídios para intervenções pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do estudante.
As demais alternativas apresentadas (A, C, D e E) referem-se a aspectos secundários ou consequências indiretas da avaliação diagnóstica, mas não representam seu objetivo central. Medir resultados (A), redefinir metodologias (C), articular conceitos (D) ou escalonar conteúdos (E) podem ser ações decorrentes do processo avaliativo, porém a essência da avaliação diagnóstica reside em seu potencial de contribuir diretamente para a aprendizagem do aluno.
Portanto, a resposta correta é B) auxiliar a aprendizagem do aluno, pois reflete o propósito fundamental da avaliação diagnóstica conforme a concepção de Luckesi: uma prática educativa comprometida com o crescimento contínuo do educando.
Questão 23
A relação entre a educação e a sociedade é estreita. Pode-se dizer que a educação é uma prática social. As relações que se estabelecem podem ser de variadas ordens: política, social, cultural, econômica. O que dará vida a essa relação é a pedagogia que, numa perspectiva de uma educação bancária (Freire), fará com que as práticas sejam qualificadas como
- A)emancipatórias.
- B)dialéticas.
- C)libertadoras.
- D)opressoras.
A alternativa correta é D)
A relação entre educação e sociedade é um tema central para compreender como os processos de ensino e aprendizagem se articulam com as estruturas sociais. Segundo a perspectiva crítica de Paulo Freire, a educação não é neutra: ela pode tanto reproduzir as desigualdades existentes quanto transformá-las. No texto apresentado, discute-se a pedagogia bancária, um modelo no qual o conhecimento é "depositado" nos alunos, sem diálogo ou reflexão crítica.
Freire identifica essa abordagem como opressora, pois reforça relações de dominação, onde o educador detém o poder e o educando é visto como mero receptor passivo. As alternativas apresentadas refletem conceitos freireanos:
- Emancipatórias (A) e libertadoras (C) remetem à educação como prática de libertação.
- Dialéticas (B) refere-se ao diálogo como fundamento do processo educativo.
O gabarito correto é D) opressoras, pois a pedagogia bancária, ao negar a participação ativa dos educandos, perpetua uma dinâmica de opressão. Essa crítica revela como a educação pode ser instrumentalizada para manter ou desafiar as estruturas de poder na sociedade.
Questão 24
Perrenoud aponta que para ensinar, os profissionais da educação, sejam professores, supervisores ou pedagogos precisam desenvolver novas competências. Uma delas é trabalhar em equipe, aspecto importante para as novas exigências do mundo do trabalho. Trabalhar em conjunto torna-se uma necessidade ligada mais à evolução do ofício do que a uma escolha pessoal. Nesse sentido, a ideia expressa pelo autor é de que
- A)o mundo do trabalho está mais veloz.
- B)a cooperação é um valor profissional.
- C)trabalhar em equipe é uma decisão individual.
- D)o valor da equipe está ligado à tarefa que desenvolverá.
A alternativa correta é B)
Perrenoud destaca a necessidade de os profissionais da educação desenvolverem novas competências para enfrentar as demandas contemporâneas do ensino. Entre essas habilidades, o trabalho em equipe surge como um elemento fundamental, não apenas como uma preferência individual, mas como uma exigência intrínseca à evolução da profissão.
O autor enfatiza que a cooperação transcende a esfera pessoal, tornando-se um valor profissional essencial. Essa perspectiva reforça que o sucesso no ambiente educacional depende cada vez mais da capacidade de colaboração, alinhada às transformações do mundo do trabalho.
Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor sintetiza o pensamento de Perrenoud é:
- B) a cooperação é um valor profissional.
Essa resposta reflete a ideia central do texto: o trabalho em equipe não é uma mera opção, mas uma competência indispensável, enraizada nas novas exigências da prática educativa.
Questão 25
O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que
- A)dá relevo à formação da consciência crítica.
- B)enaltece o pensamento mágico e o saber comum.
- C)desfavorece embates com a consciência ingênua.
- D)subestima a realidade do homem simples.
A alternativa correta é A)
O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que:
- A) dá relevo à formação da consciência crítica.
- B) enaltece o pensamento mágico e o saber comum.
- C) desfavorece embates com a consciência ingênua.
- D) subestima a realidade do homem simples.
O gabarito correto é A).
Questão 26
Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com
- A)o acolhimento do sujeito avaliado.
- B)a qualificação dos conhecimentos prévios.
- C)o julgamento das aprendizagens avaliadas.
- D)o diagnóstico do perfil do sujeito.
A alternativa correta é A)
Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com
- A) o acolhimento do sujeito avaliado.
- B) a qualificação dos conhecimentos prévios.
- C) o julgamento das aprendizagens avaliadas.
- D) o diagnóstico do perfil do sujeito.
O gabarito correto é A).
Questão 27
“A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial. ( ) O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, denomina-se avaliação reguladora.
( ) A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.
( ) A avaliação final é o termo usado para se referir aos resultados obtidos e aos conhecimentos adquiridos.
( ) O termo avaliação somativa ou integradora se refere ao conhecimento e a avaliação de todo o percurso do aluno.
( ) O objeto de avaliação deve ser sempre o aluno.
A sequência está correta em:
- A)V, V, F, F, V, V
- B)V, F, V, V, F, F
- C)V, F, V, F, V, V
- D)V, V, V, V, V, F
- E)V, V, V, V, F, F
A alternativa correta é D)
“A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, a avaliação assume diferentes formas e propósitos dentro do contexto educacional. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar suas veracidades da seguinte maneira:
( V ) A avaliação inicial é, de fato, a primeira fase do processo avaliativo, servindo como diagnóstico para identificar conhecimentos prévios e necessidades dos alunos.
( V ) A avaliação reguladora tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno durante o processo, permitindo ajustes nas estratégias de ensino conforme as necessidades identificadas.
( V ) A avaliação, quando bem aplicada, é um instrumento educativo que não apenas informa, mas também orienta o aluno, oferecendo propostas adequadas para seu progresso.
( V ) A avaliação final refere-se à análise dos resultados obtidos e dos conhecimentos consolidados ao término de um período ou ciclo de aprendizagem.
( V ) A avaliação somativa ou integradora abrange todo o percurso do aluno, considerando seu desenvolvimento de forma global.
( F ) O objeto de avaliação não se limita apenas ao aluno, mas também inclui o processo de ensino, os métodos utilizados e o contexto educacional como um todo.
Portanto, a sequência correta é D) V, V, V, V, V, F, conforme o gabarito indicado.
Questão 28
“Estabelecer um ambiente e determinadas relações que facilitem a autoestima e o auto conceito é fundamental para a aprendizagem.” (Antoni Zabala) Analise as afirmativas:
I. Para aprender é indispensável que haja clima e ambiente adequados, constituídos por um marco de relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade.
II. A aprendizagem não é potencializada quando convergem as condições que estimulam o trabalho e o esforço.
III. É preciso criar um ambiente seguro e ordenado que ofereça a todos os alunos a oportunidade de participar, num clima com multiplicidade de interações que promovam a cooperação e a coesão do grupo.
Assinale a alternativa correta:
- A)A afirmativa I contradiz com o enunciado da questão.
- B)A afirmativa III complementa o sentido da afirmativa I.
- C)As afirmativas I e II se completam.
- D)A afirmativa II complementa o sentido da afirmativa III.
- E)As afirmativas I, II e III se completam mutuamente.
A alternativa correta é B)
O trecho apresentado destaca a importância de um ambiente favorável para a aprendizagem, conforme destacado por Antoni Zabala, enfatizando a necessidade de relações baseadas em aceitação, confiança e respeito mútuo. A análise das afirmativas permite compreender como essas ideias se articulam.
A afirmativa I reforça a ideia central do enunciado, ao apontar que um clima adequado, marcado por relações positivas, é indispensável para a aprendizagem. Já a afirmativa II contradiz o princípio apresentado, pois afirma que a aprendizagem não é potencializada por condições que estimulem o esforço, o que vai contra a noção de que um ambiente motivador é essencial para o desenvolvimento educacional.
Por outro lado, a afirmativa III complementa a primeira, ao sugerir a criação de um ambiente seguro e ordenado, com múltiplas interações que promovam a cooperação. Essa ideia está em sintonia com a afirmativa I, pois ambas defendem a construção de um espaço acolhedor e colaborativo como base para a aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é B), pois a afirmativa III complementa o sentido da afirmativa I, ambas alinhadas com o pensamento de Zabala. As demais alternativas não correspondem à relação entre as afirmações, seja por contradição (como no caso da II) ou por incompatibilidade de sentido.
Questão 29
Com Vigotski, compreendemos que a criança quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere à diferença entre o desenvolvimento atual da criança e aquilo que ela consegue fazer com o auxílio de outras pessoas.
( ) A presença e ajuda do outro permite que a criança faça mais do que conseguiria fazer sozinha, atingindo novos níveis de desenvolvimento.
( ) O aprendizado da convivência não é potencializado nos espaços de Educação Infantil.
( ) A interação das crianças entre si e com os adultos no cotidiano infantil é de suma importância.
( ) O desenvolvimento humano se dá por meio das interações estabelecidas com outros seres humanos, em ambientes físicos e sociais culturalmente estruturados.
( ) A partir da interação, as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas.
A sequência está correta em:
- A)V, V, V, V, V, V
- B)V, V, V, F, V, F
- C)V, V, F, V, V, V
- D)F, V, V, V, F, V
- E)V, F, F, V, V, V
A alternativa correta é C)
Com Vigotski, compreendemos que a criança, quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem.
Lev Semionovitch Vigotski, psicólogo russo e um dos principais teóricos da psicologia do desenvolvimento, trouxe contribuições fundamentais para a compreensão do processo de aprendizagem infantil. Sua teoria sociocultural destaca a importância das interações sociais e da mediação do outro no desenvolvimento cognitivo da criança. A partir dessa perspectiva, analisemos as afirmativas apresentadas:
1. (V) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se exatamente à distância entre o que a criança consegue realizar sozinha (nível de desenvolvimento real) e o que ela é capaz de alcançar com a orientação de um parceiro mais experiente (nível de desenvolvimento potencial). Essa ideia é central na obra de Vigotski.
2. (V) A presença e ajuda do outro – seja um adulto ou um colega mais experiente – permite que a criança supere suas limitações momentâneas, ampliando suas capacidades e atingindo novos patamares de desenvolvimento que, sem essa mediação, não seriam alcançados.
3. (F) Ao contrário do que afirma a proposição, os espaços de Educação Infantil são ambientes privilegiados para o aprendizado da convivência. É nesses contextos que as crianças têm a oportunidade de vivenciar situações sociais diversificadas, aprendendo a compartilhar, cooperar e resolver conflitos.
4. (V) A interação entre crianças e entre crianças e adultos é fundamental no cotidiano infantil. Essas trocas possibilitam a construção de conhecimentos, o desenvolvimento da linguagem e a formação de valores sociais, corroborando a visão vigotskiana de que o desenvolvimento humano é socialmente mediado.
5. (V) Vigotski enfatiza que o desenvolvimento humano ocorre por meio das interações sociais em contextos culturalmente organizados. O ambiente físico e social fornece os instrumentos culturais (como a linguagem) que permitem à criança avançar em seu desenvolvimento cognitivo.
6. (V) Através das interações sociais, as crianças assimilam normas, valores e formas de comportamento socialmente construídas. Elas aprendem a comunicar-se, estabelecer regras coletivas e desenvolver habilidades sociais essenciais para sua inserção na cultura.
Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V, V, V, correspondente à alternativa C).
Questão 30
De acordo com Libâneo, os currículos devem expressar, de fato, as intenções e práticas sociais. As mais conhecidas concepções de organização curricular das intenções pedagógicas são:
1. Currículo Tradicional.
2. Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista).
3. Currículo Escolanovista (ou Progressista).
4. Currículo Construtivista.
5. Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social).
6. Currículo Integrado ou Globalizado.
Relacione as concepções de organização curricular aos seus aspectos teórico-práticos:
( ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento.
( ) Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam.
( ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade.
( ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria.
( ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas.
( ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política.
A sequência está correta em:
- A)4, 6, 2, 1, 3, 5
- B)6, 4, 2, 1, 5, 3
- C)3, 4, 5, 6, 2, 1
- D)6, 3, 1, 2, 4, 5
- E)2, 3, 4, 5, 6, 1
A alternativa correta é A)
De acordo com Libâneo, os currículos devem refletir as intenções e práticas sociais, sendo organizados conforme diferentes concepções pedagógicas. Cada uma dessas concepções possui características teórico-práticas distintas, que orientam a seleção de conteúdos, métodos e objetivos educacionais.
A primeira descrição refere-se ao Currículo Construtivista (4), que prioriza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, considerando seu desenvolvimento intelectual e estimulando suas capacidades cognitivas e sociais. Já a segunda corresponde ao Currículo Integrado ou Globalizado (6), que busca a interdisciplinaridade e a reflexão crítica sobre a realidade, integrando conhecimentos e processos de aprendizagem.
O terceiro trecho descreve o Currículo Racional-Tecnológico (2), marcado pela prescrição técnica de objetivos e conteúdos por especialistas, com foco em habilidades consideradas socialmente úteis. A quarta afirmação caracteriza o Currículo Tradicional (1), centrado na transmissão de conteúdos disciplinares organizados em grades curriculares fixas.
A quinta descrição refere-se ao Currículo Escolanovista (3), que valoriza as experiências do aluno e a relação entre escola e vida prática, utilizando os conteúdos como meio para o desenvolvimento mental. Por fim, a sexta caracterização corresponde ao Currículo Sociocrítico (5), que enfatiza a dimensão política da educação, seja na formação política direta, seja na mediação pedagógica dessa formação.
Portanto, a sequência correta que relaciona as concepções curriculares às suas características é: 4, 6, 2, 1, 3, 5, correspondente à alternativa A.