Questões Sobre Principais Autores(Charlot,Cury, Durkheim, etc) - Pedagogia - concurso
Questão 41
Partindo do perfil necessário ao pedagogo que atua em empresa na sociedade atual, tomamos como referência as contribuições de Perrenoud (2000 e 2002) em que o autor destaca a importância de uma formação pautada no desenvolvimento de competências e habilidades. Apartir de suas ideias, pode-se inferir que uma das metas principais das organizações diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de resolução de situações problema. Considerando-se que, por outro lado, competência remete à ideia de pessoalidade, é necessário que o pedagogo empresarial compreenda que:
- A)no contexto empresarial, sua ação é a de valorizar as técnicas de adestramento e automatização dos funcionários.
- B)a pedagogia empresarial diz respeito ao adestramento dos funcionários da organização emfunção de seus objetivos emetas.
- C)sua atuação é prioritariamente responsável pelo sucesso e pela elevação dos lucros da organização empresarial emque atua.
- D)no contexto atual, o requisito principal de um departamento de recursos humanos é ser responsável pela elevação dos lucros da empresa a partir da ação do pedagogo.
- E)as competências representam potenciais desenvolvidos sempre em contextos de relações disciplinares significativas,motivando ações a serem feitas em determinado âmbito de atuação e seu desenvolvimento está r e l a c i o n a d o à c a p a c i d a d e d e adequar/ transformar conhecimentos e tecnologias.
A alternativa correta é E)
Partindo do perfil necessário ao pedagogo que atua em empresas na sociedade atual, as contribuições de Perrenoud (2000 e 2002) destacam a importância de uma formação baseada no desenvolvimento de competências e habilidades. Segundo o autor, uma das principais metas das organizações é desenvolver a capacidade de resolver situações-problema, o que exige do pedagogo empresarial uma compreensão ampla sobre seu papel.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a que melhor reflete a visão contemporânea da pedagogia empresarial. Isso porque as competências não se limitam a técnicas de adestramento ou automatização (alternativas A e B), nem estão exclusivamente vinculadas ao aumento de lucros (alternativas C e D). Em vez disso, elas representam potenciais desenvolvidos em contextos relacionais significativos, onde o pedagogo atua como um facilitador da aprendizagem e da transformação de conhecimentos e tecnologias.
Portanto, a resposta correta é E), pois enfatiza a natureza dinâmica e relacional das competências, alinhando-se com a perspectiva de Perrenoud sobre a importância de adaptar e transformar saberes em diferentes contextos de atuação.
Questão 42
A tarefa do educador, então, é a de problematizar aos educandos o conteúdo que os mediatiza, não a de dissertar sobre ele, de dá-lo, de estendê-lo, de entregá-lo, como se se tratasse de algo já feito, elaborado, acabado, terminado. Nesse ato de problematizar os educandos, o professor se encontra igualmente problematizado.
Paulo Freire. Extensão ou comunicação? 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1975, p. 81 (com adaptações).
Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar, com relação aos conteúdos escolares, que constitui papel do professor
- A)dar prioridade, no trabalho em sala de aula, aos conteúdos mais próximos da realidade do estudante, visto que o domínio desses conteúdos favorece a transformação das condições de vida do estudante, conduzindo-o ao progresso científico, social e econômico.
- B)privilegiar o acesso dos estudantes a conteúdos e valores sociais acumulados ao longo dos tempos, visto tratar-se de conteúdos já consagrados no âmbito educacional em razão de sua universalidade, devendo o professor apenas preocupar-se com a utilização de técnicas didáticas adequadas de transmissão de conhecimento.
- C)relacionar os conteúdos às vivências dos alunos, traduzindo a linguagem científica para uma linguagem que permita aos estudantes a sua apropriação, de forma significativa.
- D)escolher preferencialmente os conteúdos com base nas experiências vividas pelos estudantes, visto que compete ao professor prepará-los para enfrentar os desafios imediatos que lhes impõe o cotidiano.
A alternativa correta é C)
O texto de Paulo Freire apresenta uma perspectiva crítica sobre o papel do educador, destacando a importância da problematização dos conteúdos em vez de sua simples transmissão como verdades prontas e acabadas. Segundo o autor, o professor não deve apenas "dissertar" ou "entregar" o conhecimento, mas sim engajar os educandos em um processo de reflexão e questionamento, no qual ambos — educador e educando — estão igualmente envolvidos.
Diante disso, a alternativa C) é a que melhor reflete essa abordagem, pois propõe que o professor relacione os conteúdos às vivências dos alunos, traduzindo a linguagem científica para uma forma acessível e significativa. Essa prática está alinhada com a ideia de problematização, já que permite aos estudantes compreender e se apropriar criticamente do conhecimento, conectando-o à sua realidade.
As demais alternativas não correspondem plenamente ao pensamento de Freire. A alternativa A) sugere uma priorização de conteúdos próximos à realidade do estudante, mas sem enfatizar o processo de problematização. A alternativa B) defende a transmissão de conteúdos consagrados, o que contraria a proposta freireana de diálogo e construção crítica. Já a alternativa D) limita o papel do professor à preparação para desafios imediatos, sem abordar a dimensão reflexiva e transformadora da educação.
Portanto, a resposta correta é C), pois reflete a essência da pedagogia freireana, na qual o conhecimento é construído de forma dialógica e contextualizada, permitindo aos estudantes uma aprendizagem significativa e crítica.
Questão 43
A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliações externas em larga escala propiciam medir o nível de domínio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currículo formal.
Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptações).
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a
- A)avaliações realizadas pelo Ministério da Educação para identificar o nível de proficiência dos estudantes em interpretação e produção de textos em língua portuguesa e na resolução de problemas de ciências e matemática.
- B)avaliações elaboradas pelos próprios professores da escola para turmas diferentes, com objetivo de verificar se o trabalho dos docentes está sendo desenvolvido de acordo com o previsto no projeto pedagógico da escola e de garantir a manutenção do padrão de qualidade do ensino oferecido pela escola.
- C)avaliações realizadas por agentes externos, em estreita colaboração com a equipe gestora da escola, com objetivo de verificar o alcance das metas de aprendizagem estabelecidas no projeto pedagógico.
- D)avaliações para diagnóstico, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelos sistemas de ensino, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado, extraído da obra de Philippe Perrenoud, discute a relação entre o ensino escolar e os mecanismos de avaliação, destacando o papel das avaliações externas em larga escala. Segundo o autor, a escola só pode avaliar efetivamente aquilo que ela ensina no dia a dia, enquanto as avaliações externas servem para medir o domínio dos estudantes em relação ao currículo formal, que é comum a todas as escolas.
Com base nessa perspectiva, as avaliações externas não são instrumentos de avaliação interna, como aqueles realizados pelos professores ou pela equipe gestora da escola. Elas também não se limitam a verificar o cumprimento de metas específicas de um projeto pedagógico local. Em vez disso, essas avaliações têm um caráter mais amplo, buscando diagnosticar a qualidade do ensino oferecido por sistemas educacionais inteiros, utilizando métodos padronizados, como testes e questionários socioeconômicos.
Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor se alinha com essa definição é a D), que descreve as avaliações externas como ferramentas de diagnóstico, aplicadas para avaliar a qualidade do ensino em escala sistêmica, por meio de instrumentos padronizados. Essa resposta reflete o propósito central das avaliações externas, conforme destacado no texto de Perrenoud: medir o domínio dos conhecimentos que deveriam ter sido ensinados a todos os estudantes, com base no currículo formal.
Questão 44
João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.
De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
- A)personalismo e categorial.
- B)impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.
- C)impulsivo emocional e personalismo.
- D)sensório-motor e projetivo e categorial.
A alternativa correta é A)
De acordo com a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, as fases pelas quais as crianças passam são marcadas por características específicas que refletem seu crescimento cognitivo, emocional e social. No caso de João e Lucas, é possível identificar que cada um está em um estágio distinto, conforme descrito no texto.
João, com cinco anos, demonstra traços típicos do estágio personalista, no qual a criança começa a construir sua identidade e busca reconhecimento social. O uso frequente do pronome na primeira pessoa, a necessidade de admiração e a diminuição das crises de oposição são indícios claros dessa fase. Além disso, a capacidade de distinguir realidade e fantasia, mesmo que ainda as misture em brincadeiras, mostra um avanço em sua consciência.
Já Lucas, sendo mais velho, apresenta características do estágio categorial, marcado pelo desenvolvimento da memória e da atenção voluntária, além da capacidade de estabelecer relações e categorias entre fenômenos. Embora ainda tenha dificuldades em análises mais complexas (como confundir vento e chuva em certos contextos), já consegue diferenciá-los, o que indica um pensamento mais estruturado.
Portanto, a alternativa correta é A) personalismo e categorial, pois reflete adequadamente os estágios de desenvolvimento em que João e Lucas se encontram, respectivamente, segundo a teoria walloniana.
Questão 45
“A cultura não é só a manifestação artística ou intelectual que se expressa no pensamento. A cultura manifesta-se, sobretudo, nos gestos mais simples da vida cotidiana. Cultura é comer de modo diferente, é dar a mão de modo diferente, é relacionar-se com o outro de outro modo. Cultura para nós são todas as manifestações humanas; inclusive o cotidiano, e é no cotidiano que se dá algo essencial: o descobrimento da diferença.”
Freire , Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta, Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1985, p.34
“[…] é necessário ter claro pelo menos alguns aspectos do que se denomina por globalização: a) trata-se de um processo social que atravessa os lugares de maneira diferenciada e desigual; b) sua lógica não se explica através do Estado-nação, daí falarmos em “sociedade global”, world system, “modernidademundo”; e c) a noção de espaço e de tempo é redefinida neste contexto.”
ORTIZ, Renato. Anotações sobre religião e globalização, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 16, n 47, 2001, p. 64
O atual contexto de globalização, além de dar maior visibilidade para o tema das diferenças culturais no cotidiano escolar, aponta para outra característica fundamental da cultura, já que se trata de um(a)
- A)fenômeno dinâmico.
- B)desafio ultrapassado.
- C)problema sócio-educativo.
- D)acontecimento estático
- E)dificuldade insuperável.
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda a natureza da cultura e seu papel no cotidiano, destacando como ela se manifesta nas ações mais simples do dia a dia, conforme destacado por Paulo Freire e Antonio Faundez. Além disso, Renato Ortiz introduz a discussão sobre a globalização, um processo social complexo que redefine noções de espaço e tempo, afetando as culturas de maneira desigual.
No contexto atual, a globalização amplifica a visibilidade das diferenças culturais, especialmente no ambiente escolar, onde essas diferenças se tornam mais evidentes. Isso reforça a ideia de que a cultura não é algo fixo ou estático, mas sim um fenômeno em constante transformação, moldado pelas interações humanas e pelas dinâmicas sociais.
Diante disso, a alternativa correta é A) fenômeno dinâmico, pois a cultura, como discutido nos textos, está em permanente movimento, adaptando-se e se reinventando frente às mudanças globais e locais. As outras opções não refletem adequadamente a natureza da cultura no contexto da globalização, que é marcada justamente por sua capacidade de evoluir e se transformar.
Questão 46
“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”
PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.
Com base nas orientações de Perrenoud, uma coordenadora pedagógica discute com os professores da escola uma avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para “a regulação das aprendizagens”. Nesse sentido, a orientação pedagógica da escola sobre a avaliação dos estudantes deve ser entendida como
- A)somativa
- B)instrucional.
- C)controladora.
- D)formativa.
- E)tradicional.
A alternativa correta é D)
Com base no trecho de Perrenoud, a avaliação proposta pela coordenadora pedagógica alinha-se claramente com o conceito de avaliação formativa. Essa abordagem prioriza o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, focando na identificação de dificuldades e no ajuste das estratégias de ensino para promover o desenvolvimento dos estudantes, em vez de simplesmente medir resultados ou comparar desempenhos.
A citação destaca o papel do professor como um parceiro que visa "otimizar a aprendizagem do outro", reforçando a ideia de regulação – um princípio central da avaliação formativa. Diferentemente de modelos somativos (A) ou tradicionais (E), que enfatizam classificações e resultados finais, ou de abordagens controladoras (C), que limitam-se a fiscalizar o cumprimento de metas, a proposta discutida na escola busca instrumentalizar os professores para intervir de maneira personalizada, conforme as necessidades dos alunos.
A alternativa (B), "instrucional", não corresponde ao contexto, pois o termo refere-se mais à transmissão de conteúdos do que à regulação das aprendizagens. Portanto, a resposta correta é D) formativa, por refletir a lógica de acompanhamento e ajuste contínuo descrita por Perrenoud.
Questão 47
O nome do educador Paulo Freire está diretamente relacionado à educação de jovens e adultos no cenário da Educação Brasileira. Dentre as características abaixo, aquela que NÃO se relaciona ao Método de alfabetização de Paulo Freire é:
- A)a problematização do conteúdo favorece a conscientização.
- B)a seleção de temas geradores parte do contexto sociocultural do aluno.
- C)a leitura da palavra deve possibilitar a leitura do mundo.
- D)as palavras geradoras são selecionadas em função da riqueza silábica e do significado para os alfabetizandos.
- E)as atividades desenvolvidas com os alunos são espontâneas, não precisando ser planejadas.
A alternativa correta é E)
O nome do educador Paulo Freire está diretamente relacionado à educação de jovens e adultos no cenário da Educação Brasileira. Dentre as características abaixo, aquela que NÃO se relaciona ao Método de alfabetização de Paulo Freire é:
- A) a problematização do conteúdo favorece a conscientização.
- B) a seleção de temas geradores parte do contexto sociocultural do aluno.
- C) a leitura da palavra deve possibilitar a leitura do mundo.
- D) as palavras geradoras são selecionadas em função da riqueza silábica e do significado para os alfabetizandos.
- E) as atividades desenvolvidas com os alunos são espontâneas, não precisando ser planejadas.
O gabarito correto é E).
Questão 48
Segundo Paulo Freire, o esforço e a competência dos educadores que avaliam as suas práticas pedagógicas no intuito de reduzir a distância entre a teoria e a prática, partindo do reconhecimento de que “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção”, são denominados de
- A)assimilação.
- B)bom senso.
- C)transgressão.
- D)coerência.
- E)reflexão crítica.
A alternativa correta é E)
Segundo Paulo Freire, a reflexão crítica é fundamental para o processo educativo. O pensador brasileiro destacava que os educadores devem constantemente avaliar suas práticas pedagógicas, buscando reduzir a distância entre teoria e prática. Essa postura ativa e questionadora é essencial para criar condições reais de aprendizagem, onde o conhecimento não é simplesmente transferido, mas construído coletivamente.
A alternativa correta (E) - reflexão crítica - reflete justamente esse conceito freireano. Ao contrário de uma simples assimilação de conteúdos (A) ou de um bom senso ingênuo (B), a reflexão crítica pressupõe uma análise profunda da realidade educacional. Também não se trata de uma transgressão (C), que poderia sugerir um rompimento radical, nem de mera coerência (D), que seria insuficiente sem a dimensão transformadora.
Para Freire, a reflexão crítica representa o cerne da prática docente consciente. É através dela que os educadores podem efetivamente "criar as possibilidades para a produção ou construção" do conhecimento, como afirma o pensador. Essa abordagem valoriza o diálogo, a contextualização e a problematização como elementos centrais do ato educativo.
Questão 49
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
Segundo a perspectiva do ensino por competências, os professores não devem possuir apenas saberes, mas, também, competências profissionais que não se limitem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
Segundo a perspectiva do ensino por competências, os professores não devem possuir apenas saberes, mas, também, competências profissionais que não se limitem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 50
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
A organização dos espaços e tempos das atividades escolares deve privilegiar os espaços que favoreçam a realização de projetos interdisciplinares ou as atividades de integração, em detrimento das disciplinas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
A organização dos espaços e tempos das atividades escolares deve privilegiar os espaços que favoreçam a realização de projetos interdisciplinares ou as atividades de integração, em detrimento das disciplinas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.