Questões Sobre Principais Autores(Charlot,Cury, Durkheim, etc) - Pedagogia - concurso
Questão 51
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
No processo educativo voltado para a construção de competências, não basta reunir uma situação de transferência ao final de cada etapa de aprendizagem; é preciso, sobretudo, questionar as finalidades da escola.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, é fundamental refletir sobre o papel da escola na formação integral dos indivíduos. O processo educativo não pode se limitar à simples transmissão de conhecimentos ou à aplicação mecânica de habilidades em situações isoladas. Pelo contrário, como destaca o enunciado, a construção de competências exige uma abordagem mais profunda, que envolve questionar as finalidades da escola e seu compromisso com a formação crítica e autônoma dos estudantes.
Perrenoud enfatiza que competências são construídas a partir da mobilização de saberes em contextos reais e significativos. Nesse sentido, a escola deve ir além da organização de situações pontuais de transferência de conhecimentos. Ela precisa repensar seu projeto pedagógico, alinhando-o às demandas sociais e aos desafios contemporâneos, de modo a preparar os alunos para agir de forma reflexiva e responsável em diferentes esferas da vida.
Portanto, a afirmação apresentada está correta (C). A construção de competências requer uma revisão constante dos objetivos educacionais, garantindo que a escola cumpra seu papel na formação de cidadãos capazes de enfrentar os problemas complexos do mundo atual.
Questão 52
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
No processo de avaliação de competências, deve-se levar em consideração a transferência do conhecimento adquirido, e não, as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelos estudantes.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, é fundamental analisar criticamente a afirmação apresentada no item em questão. Segundo o autor, a avaliação de competências não pode se limitar apenas à transferência do conhecimento adquirido, mas deve englobar também as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelos estudantes.
Perrenoud defende que uma competência verdadeira só pode ser demonstrada quando o aluno é capaz de mobilizar seus conhecimentos em situações complexas e inéditas, o que exige o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas. A metacognição, por exemplo, permite ao estudante refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, ajustando estratégias conforme a necessidade.
Portanto, a afirmação de que a avaliação deve considerar apenas a transferência de conhecimento, desprezando as estratégias cognitivas e metacognitivas, está claramente em desacordo com as ideias de Perrenoud. O gabarito correto é E) ERRADO, pois a avaliação de competências deve ser holística, considerando tanto o saber aplicado quanto os processos mentais envolvidos na resolução de problemas.
Questão 53
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
Na organização do trabalho pedagógico por competências, não se deve perder tempo treinando a mobilização dos saberes para situações complexas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
Na organização do trabalho pedagógico por competências, não se deve perder tempo treinando a mobilização dos saberes para situações complexas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 54
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
A competência cognitiva está relacionada ao aprender a aprender, e a competência pessoal, ao aprender a conviver.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.
A competência cognitiva está relacionada ao aprender a aprender, e a competência pessoal, ao aprender a conviver.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 55
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.
A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, é importante analisar a afirmação sobre a tendência educacional libertadora de Paulo Freire, que se baseia na compreensão, reflexão e ação.
A metodologia proposta por Paulo Freire tem como fundamento principal o diálogo crítico entre educador e educando, promovendo a conscientização e a transformação social. Nesse contexto, a compreensão do mundo, a reflexão sobre as condições de vida e a ação para modificá-las são elementos essenciais da abordagem libertadora.
Portanto, a afirmação de que a metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire está correta (C). Essa perspectiva busca não apenas a transmissão de conhecimentos, mas a formação de sujeitos críticos e atuantes em sua realidade.
Questão 56
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.
Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos.
Para a teoria freiriana, a função da escola vai além da simples transmissão de conhecimento. Segundo essa perspectiva, a educação deve preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade de forma ativa e contribuindo para a transformação social. Isso se dá por meio de uma prática educativa que seja:
- Criativa
- Participativa
- Dialógica
- Conscientizadora
Essa abordagem pedagógica, desenvolvida por Paulo Freire, enfatiza o diálogo como ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, rompendo com modelos tradicionais de educação bancária. A alternativa que afirma que essa é a concepção freiriana sobre a função da escola está CORRETA (C).
Questão 57
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.
Paulo Freire enfatiza, no processo educativo, os elementos objetivos que aparecem nas relações entre professor e aluno. Ele faz uma análise epistemológica da educação, destacando professor e aluno como objetos do conhecimento.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias da aprendizagem.
Paulo Freire enfatiza, no processo educativo, os elementos objetivos que aparecem nas relações entre professor e aluno. Ele faz uma análise epistemológica da educação, destacando professor e aluno como objetos do conhecimento.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 58
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.
Vigotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um que se refere às conquistas já efetivadas, nível de desenvolvimento real; e outro, de desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades a serem construídas. Entre esses dois níveis, se localiza a zona de desenvolvimento proximal.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias da aprendizagem.
Vigotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um que se refere às conquistas já efetivadas, nível de desenvolvimento real; e outro, de desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades a serem construídas. Entre esses dois níveis, se localiza a zona de desenvolvimento proximal.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 59
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.
Para Vigotsky, a maturação biológica é um fator primordial no desenvolvimento das formas complexas de comportamento humano. Apóia-se na idéia de que a criança contém os estágios de desenvolvimento intelectual esperando o momento adequado para emergir.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias da aprendizagem.
Para Vigotsky, a maturação biológica é um fator primordial no desenvolvimento das formas complexas de comportamento humano. Apóia-se na idéia de que a criança contém os estágios de desenvolvimento intelectual esperando o momento adequado para emergir.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 60
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.
Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: pré-operacional, de 0 a 2 anos de idade; operacional concreto, de 2 a 7 anos; operacional formal, de 7 a 11 anos; e sensório motor, de 11 anos em diante.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias da aprendizagem.
Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: pré-operacional, de 0 a 2 anos de idade; operacional concreto, de 2 a 7 anos; operacional formal, de 7 a 11 anos; e sensório motor, de 11 anos em diante.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.