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Questões Sobre Principais Autores(Charlot,Cury, Durkheim, etc) - Pedagogia - concurso

Questão 61

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.




De acordo com a teoria piagetiana, a assimilação e a acomodação são dois aspectos complementares do processo de construção do conhecimento. A criança assimila um objeto e acomoda um esquema. Assimila um objeto dentro de um esquema já dominado e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias da aprendizagem.

De acordo com a teoria piagetiana, a assimilação e a acomodação são dois aspectos complementares do processo de construção do conhecimento. A criança assimila um objeto e acomoda um esquema. Assimila um objeto dentro de um esquema já dominado e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 62

Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos.

Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:

  • A)a liberal tradicional e a liberal renovada não-diretiva;
  • B)a progressista libertadora e a progressista libertária;
  • C)a liberal renovada não-diretiva e a progressista libertadora;
  • D)a crítico-social dos conteúdos e a progressista libertária;
  • E)a liberal tradicional e a crítico-social dos conteúdos.
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A alternativa correta é E)

Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor–alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos.

Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:

  • A) a liberal tradicional e a liberal renovada não-diretiva;
  • B) a progressista libertadora e a progressista libertária;
  • C) a liberal renovada não-diretiva e a progressista libertadora;
  • D) a crítico-social dos conteúdos e a progressista libertária;
  • E) a liberal tradicional e a crítico-social dos conteúdos.

O gabarito correto é E).

Questão 63

Lauro de Oliveira Lima, cujo pensamento está estreitamente vinculado à prática de uma escola experimental piagetiana, propõe, em sua teoria da educação, os “dez mandamentos do ensino”.

Assinale a alternativa que indica um desses mandamentos:

  • A)Prestigie a memorização – ela pode resultar na melhor apreensão dos conteúdos;
  • B)Prepare antecipadamente o material didático a ser utilizado, de acordo com o planejamento dos conteúdos a serem transmitidos;
  • C)Considere, prioritariamente, o contexto social da criança e as interações que ela estabelece com as outras crianças e com os adultos;
  • D)A disciplina é fundamental – evite propor jogos e brincadeiras que tornam as crianças dispersivas;
  • E)Leve as crianças a discutirem entre si as situações propostas, respeite suas conclusões, mesmo as erradas – elas correspondem ao nível mental da criança.
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A alternativa correta é E)

Lauro de Oliveira Lima, um dos principais teóricos da educação no Brasil, baseou sua proposta pedagógica nos estudos de Jean Piaget, enfatizando o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento pela criança. Sua teoria apresenta os "dez mandamentos do ensino", que refletem uma abordagem centrada no aluno e no processo de aprendizagem ativa.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a que melhor representa um dos princípios defendidos por Lauro de Oliveira Lima. O mandamento que sugere "Leve as crianças a discutirem entre si as situações propostas, respeite suas conclusões, mesmo as erradas – elas correspondem ao nível mental da criança" está alinhado com a perspectiva piagetiana, que valoriza o erro como parte do processo de aprendizagem e a interação social como fator essencial para o desenvolvimento intelectual.

Essa visão contrasta com as abordagens tradicionais, representadas nas outras alternativas, que priorizam a memorização, a disciplina rígida ou a transmissão unilateral de conteúdos. Para Lauro de Oliveira Lima, o papel do professor é mediar o conhecimento, incentivando a troca de ideias e respeitando o ritmo e o raciocínio de cada criança.

Questão 64

Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.

A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.

A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 65

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Análise da afirmação sobre as teorias de desenvolvimento de Jean Piaget

A afirmação apresentada está correta, conforme a teoria piagetiana. Jean Piaget, em seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, postulou que o processo de desenvolvimento psíquico começa no nascimento e se estende até a idade adulta, com o objetivo principal de alcançar um estado de equilíbrio.

Piaget descreveu esse desenvolvimento como uma sequência de estágios, nos quais o indivíduo passa por constantes processos de assimilação e acomodação. Esses mecanismos permitem a adaptação ao ambiente e a construção de estruturas mentais cada vez mais complexas. O equilíbrio, nesse contexto, representa a capacidade de resolver conflitos cognitivos e adaptar-se de forma harmoniosa às demandas do meio.

Portanto, a afirmação de que o desenvolvimento psíquico, segundo Piaget, orienta-se essencialmente para o equilíbrio está correta, justificando a alternativa C) CERTO como resposta adequada.

Questão 66

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Análise da relação entre desenvolvimento psicológico e ambiente social na perspectiva histórico-cultural de Vigotsky

A afirmação de que o desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é incompatível com os fundamentos da teoria histórico-cultural desenvolvida por Lev Vigotsky. Ao contrário do que sugere o item, a abordagem vigotskiana estabelece uma relação intrínseca entre o desenvolvimento cognitivo e o contexto sociocultural.

Vigotsky postulava que as funções psicológicas superiores têm origem nas interações sociais, sendo internalizadas a partir das relações do indivíduo com seu meio. Conceitos como a Zona de Desenvolvimento Proximal e a mediação por instrumentos culturais demonstram como o aprendizado ocorre através da interação com outros membros mais experientes da cultura.

Portanto, o gabarito E) ERRADO está correto, pois a teoria vigotskiana:

  • Enfatiza o papel determinante do ambiente social no desenvolvimento
  • Considera a cultura como fator constitutivo da consciência humana
  • Defende que as funções mentais surgem primeiro no plano social para depois serem internalizadas

A perspectiva histórico-cultural representa justamente uma crítica às visões que isolam o desenvolvimento individual de seu contexto sociocultural, tornando a afirmação do item claramente equivocada.

Questão 67

Libâneo, citando Chiavenato, define organização como “unidades
sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar
determinados objetivos”. Neste sentido, o autor classifica a escola
como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas
visam à promoção da formação humana. Com relação à organização
escolar, julgue os itens que seguem.

A concepção a respeito dos objetivos da educação em relação à formação dos alunos determinará os significados assumidos pela organização e gestão da escola.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Libâneo, ao citar Chiavenato, apresenta uma definição de organização como unidades sociais compostas por indivíduos que colaboram para alcançar objetivos comuns. Dentro desse contexto, a escola é caracterizada como uma organização em que as interações entre seus membros têm como propósito principal a formação humana. Essa perspectiva ressalta a importância da gestão e da organização escolar como elementos fundamentais para o cumprimento de sua missão educativa.

A afirmação de que a concepção sobre os objetivos da educação em relação à formação dos alunos determina os significados assumidos pela organização e gestão da escola está correta. Isso ocorre porque os princípios pedagógicos e as finalidades educativas orientam as práticas administrativas, a estruturação do ambiente escolar e as relações entre os atores envolvidos no processo educativo. Dessa forma, a maneira como a escola se organiza e é gerida reflete diretamente sua visão sobre o papel da educação na formação dos estudantes.

Portanto, a alternativa C) CERTO é a correta, pois a organização e a gestão escolar são diretamente influenciadas pela concepção educacional adotada, que, por sua vez, define os rumos do trabalho pedagógico e das interações dentro da instituição.

Questão 68

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Por muito tempo na história da educação brasileira, as dificuldades de aprendizagem estiveram associadas a problemas socioeconômicos e culturais, enfrentados por crianças e jovens das classes desfavorecidas. Esse posicionamento continua sendo defendido pelas concepções críticas de educação.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado aborda a pedagogia social crítica, destacando sua ênfase na relação dialética entre o sujeito e o mundo objetivo, onde o conhecimento não se limita à acumulação de informações, mas se traduz em ação transformadora sobre a realidade social. Essa perspectiva teórica, como exposta por Libâneo, propõe uma visão dinâmica e intervencionista da educação, que busca superar a mera transmissão de conteúdos em favor de uma formação crítica e emancipatória.

No entanto, o item a ser julgado afirma que as concepções críticas de educação continuam defendendo a associação entre dificuldades de aprendizagem e fatores socioeconômicos e culturais das classes desfavorecidas. Essa afirmação é incorreta, pois a pedagogia crítica, conforme apresentada no texto de referência, não se limita a atribuir as dificuldades de aprendizagem a condições externas, mas enfatiza justamente o papel ativo do sujeito e da escola na transformação dessas condições.

A abordagem crítica vai além da análise dos determinantes sociais, propondo que a educação deve ser um instrumento de superação das desigualdades, através da conscientização e da ação prática sobre o mundo social. Portanto, reduzir as dificuldades de aprendizagem a meros reflexos das condições socioeconômicas seria uma visão simplista, incompatível com a complexidade da perspectiva crítica apresentada no texto.

Assim, o gabarito correto é E) ERRADO, pois as concepções críticas contemporâneas não se limitam a essa associação reducionista, mas defendem uma postura mais ativa e transformadora por parte da escola e dos educadores.

Questão 69

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Buscar apoios pedagógicos nas próprias condições sociais concretas dos alunos é uma forma de colher os meios de levar um aluno com dificuldades escolares a interessar-se pelas atividades, a ter vontade de aprender e a dedicar-se aos estudos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado, extraído da obra de José Carlos Libâneo, aborda a pedagogia social crítica como uma perspectiva que integra teoria e prática, enfatizando a transformação do sujeito por meio de sua ação no mundo objetivo. Essa abordagem pedagógica não se limita à acumulação de informações, mas busca uma reelaboração mental que resulte em mudanças comportamentais e numa nova forma de interação com o mundo social. A passagem do individual para o social e o movimento contínuo entre prática e teoria são centrais nesse processo.

No contexto da relação entre escola e sociedade, a afirmação de que buscar apoios pedagógicos nas condições sociais concretas dos alunos é uma forma eficaz de engajar aqueles com dificuldades escolares está em sintonia com os princípios da pedagogia social crítica. Ao partir da realidade vivida pelos estudantes, a escola pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo, despertando o interesse e a motivação para os estudos. Essa prática reflete a ideia de intervenção no mundo objetivo e a modificação do sujeito através da ação, conforme proposto por Libâneo.

Portanto, a alternativa C) CERTO está correta, pois a abordagem descrita no item é coerente com a perspectiva crítica da pedagogia social, que valoriza o contexto social como base para a construção do conhecimento e a transformação do indivíduo.

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Questão 70

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.



Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda a pedagogia social crítica como uma abordagem que busca sintetizar o processo de conhecimento, entendendo-o como uma interação dialética entre o sujeito e o mundo objetivo. Segundo José Carlos Libâneo, essa perspectiva não se limita ao acúmulo de informações, mas visa uma transformação mental que se reflete em ações práticas, promovendo uma nova forma de atuação no mundo social. Essa visão dialética, que parte da prática, passa pela teoria e retorna à prática, está alinhada com os princípios defendidos por Paulo Freire em relação à educação como ferramenta de emancipação e formação cidadã.

O item em questão afirma que, segundo Paulo Freire, um projeto escolar comprometido com a formação da cidadania deve: (1) tratar os indivíduos com dignidade e respeito às diferenças, valorizando suas qualidades; (2) atualizar a escola para torná-la mais atrativa aos alunos; e (3) assegurar a construção de conhecimentos científicos relevantes, capazes de fomentar uma análise crítica da realidade. Esses princípios estão em consonância com a pedagogia freireana, que enfatiza o diálogo, a valorização do saber popular e a educação como prática de liberdade.

Portanto, a afirmação está correta (C), pois reflete adequadamente as ideias de Paulo Freire sobre a função transformadora da escola, que deve ser um espaço de construção coletiva, respeito mútuo e desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de intervir na realidade social.

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