Questões Sobre Principais Autores(Charlot,Cury, Durkheim, etc) - Pedagogia - concurso
Questão 71
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.
Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C.
Questão 72
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.
A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 73
O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.
De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância da relação entre professor e aluno, enfatizando que um bom educador não apenas transmite conhecimento, mas envolve os estudantes no processo de pensamento. Essa interação exige participação ativa, transformando a aula em um desafio intelectual, e não em uma mera repetição de informações.
Freire ressalta que o professor, independentemente de sua postura — autoritária, afetuosa, negligente ou competente — sempre deixa marcas nos alunos. Isso ocorre porque a educação não é neutra: toda ação pedagógica carrega valores, intenções e influências que moldam a formação do educando. A afirmação apresentada no item está correta, pois reflete a ideia de que o papel do professor é fundamental na construção do pensamento crítico e na formação humana dos estudantes.
Portanto, a resposta C) CERTO está de acordo com o pensamento de Paulo Freire, já que a postura do educador, seja qual for, inevitavelmente impacta a trajetória de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
Questão 74
O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.
O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância de um ensino que estimule o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos, em vez de simplesmente transmitir informações de forma passiva. A relação professor/aluno, conforme abordada por Freire, deve ser dialógica e desafiadora, promovendo a reflexão e a construção conjunta do conhecimento.
No entanto, a afirmação de que o processo educacional na sociedade tecnológica deve focar principalmente nas deficiências dos alunos está em desacordo com a perspectiva freireana. Para Freire, a educação não deve partir de uma visão deficitária do educando, mas sim reconhecer seus saberes prévios e potencialidades, trabalhando em conjunto para desenvolver autonomia e liberdade de pensamento. O foco nas "deficiências" pode reforçar uma visão bancária da educação, na qual o aluno é visto como um recipiente vazio a ser preenchido, em vez de um sujeito ativo no processo de aprendizagem.
Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação não condiz com a proposta pedagógica de Freire, que valoriza a capacidade crítica e criativa dos educandos, e não uma abordagem centrada em suas supostas limitações.
Questão 75
O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.
Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância da relação dialógica entre professor e aluno, enfatizando que o bom educador não apenas transmite conhecimento, mas envolve o estudante no processo de pensamento crítico. Essa interação exige mais do que técnica — requer afetividade, confiança e respeito mútuo para que a aprendizagem seja significativa.
No entanto, a afirmação de que os educadores devem permitir que sentimentos como afetividade e empatia interfiram no cumprimento ético de seu dever é equivocada. Embora esses elementos sejam fundamentais para criar um ambiente acolhedor, o professor não pode permitir que comprometam sua postura profissional. O equilíbrio entre proximidade e limites é essencial para manter a autoridade pedagógica sem cair em favoritismos ou perda de objetividade.
Paulo Freire defende uma educação libertadora, mas nunca confunde afeto com permissividade. A ética docente exige que o professor aja com justiça, coerência e compromisso com o desenvolvimento intelectual de todos os alunos, sem distinção. Portanto, a resposta correta é E) ERRADO, pois a afetividade deve enriquecer a prática educativa, nunca substituir suas responsabilidades fundamentais.
Questão 76
Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.
Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em educação.
Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 77
A autonomia da escola exige a responsabilidade de todos na organização do seu trabalho pedagógico. Esta autonomia, segundo Libâneo (2004), pode se dar nas esferas:
I. Administrativa; II. Jurídica; III. Financeira; IV. Pedagógica.
Identifique a que esfera da autonomia da escola se referem as afirmações a seguir.
( ) Possibilita à instituição educativa garantir condições de funcionamento por meio da administração total ou parcial dos recursos repassados.
( ) Ela se efetiva por meio do processo eleitoral para diretores, e possibilita à instituição escolar elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
( ) Dá liberdade de ensino e pesquisa. Possibilita a elaboração da proposta curricular em consonância com as políticas públicas vigentes e as orientações dos sistemas de ensino.
( ) Traduz-se na elaboração de normas e orientações escolares próprias como, por exemplo, o Regimento Escolar.
Indique a opção que apresenta a sequência correta.
- A)I, III, IV, II.
- B)IV, I, II, III.
- C)III, I, IV, II
- D)IV, I, III, II.
- E)III, IV, I, II.
A alternativa correta é C)
A autonomia da escola é um princípio fundamental para a gestão democrática e eficiente do ambiente educacional. Conforme Libâneo (2004), essa autonomia pode ser dividida em quatro esferas: administrativa, jurídica, financeira e pedagógica. Cada uma delas desempenha um papel específico na organização e no funcionamento da instituição escolar.
Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar a qual esfera da autonomia cada uma se refere:
- A primeira afirmação, que menciona a administração total ou parcial dos recursos repassados, está relacionada à autonomia financeira (III), pois trata diretamente da gestão dos recursos.
- A segunda afirmação, que aborda o processo eleitoral para diretores e a elaboração de planos e projetos, refere-se à autonomia administrativa (I), já que envolve a gestão interna e a escolha de lideranças.
- A terceira afirmação, que destaca a liberdade de ensino, pesquisa e elaboração da proposta curricular, está ligada à autonomia pedagógica (IV), pois diz respeito às práticas educativas e ao currículo.
- A quarta afirmação, que menciona a elaboração de normas como o Regimento Escolar, refere-se à autonomia jurídica (II), já que trata da criação de regulamentos internos.
Portanto, a sequência correta é III, I, IV, II, correspondente à alternativa C).
Questão 78
O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores
- A)informação de que essa forma de trabalhar foi proposta por Paulo Freire, para adulto já vividos, em projetos de curta duração, fora da escola formal.
- B)conhecimentos sobre como fazer a progressão dos conteúdos e sua complexificação em função da idade dos alunos, série ou ciclo.
- C)familiaridade com as temáticas sociais, uma vez que a escola autoritária brasileira sempre as ignorou, ao privilegiar os privilegiados.
- D)compatibilização entre os assuntos escolhidos e os apresentados nos livros didáticos, gerando confusão para alunos e sobrecarga para os docentes.
- E)visão acerca da importância de se construir valores na escola, tratando, assim, os temas geradores apenas do ponto de vista cognitivo.
A alternativa correta é B)
O trabalho com temas geradores nas escolas continua sendo uma abordagem relevante, mas enfrenta desafios significativos na prática pedagógica. A questão central, conforme apontado no texto, reside na dificuldade dos educadores em estabelecer uma progressão adequada dos conteúdos, considerando a idade, série ou ciclo dos alunos.
Embora a alternativa A) mencione corretamente a origem freireana dos temas geradores, ela não aborda o cerne do problema atual. Da mesma forma, as opções C), D) e E) apresentam questões válidas sobre a prática escolar, mas não representam o principal obstáculo na implementação dessa metodologia.
A resposta correta, B), destaca a lacuna fundamental: a necessidade de os educadores dominarem estratégias para complexificar gradativamente os conteúdos, garantindo que o processo de ensino-aprendizagem acompanhe o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essa habilidade é essencial para transformar os temas geradores em ferramentas pedagógicas eficazes, evitando que se tornem atividades desconexas ou repetitivas ao longo da escolarização.
Portanto, o maior desafio na aplicação dos temas geradores não está em sua origem ou na seleção de temas sociais, mas sim na capacidade do educador de organizar e aprofundar os conhecimentos de forma progressiva e significativa para os alunos em diferentes etapas de sua formação.
Questão 79
A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,
- A)a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos significados culturalmente estabelecidos.
- B)a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar.
- C)um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo de humanização e a constituição do cultural.
- D)o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como resultado da mediação social entre cultura e indivíduos.
- E)o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento.
A alternativa correta é E)
A zona de desenvolvimento proximal (ZDP), conceito central na teoria de Lev Vigotsky, refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real de um indivíduo, determinado por sua capacidade de resolver problemas de forma independente, e seu nível de desenvolvimento potencial, alcançado com a orientação ou colaboração de um parceiro mais experiente. Essa ideia destaca a importância das interações sociais e da mediação no processo de aprendizagem.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a correta, pois define a ZDP como "o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento". Isso reflete a essência da teoria vigotskiana, que enfatiza o papel das relações sociais e da cultura na construção do conhecimento.
As demais alternativas apresentam interpretações equivocadas ou tangenciais ao conceito:
- A) Aborda a mudança de significados culturais, mas não define a ZDP.
- B) Foca na escolarização, que, embora relacionada, não é o cerne da ZDP.
- C) Menciona objetivos dos agrupamentos humanos, distanciando-se do conceito.
- D) Trata da relação entre biológico e social, tema não central na ZDP.
Portanto, a ZDP é um conceito dinâmico que evidencia como a aprendizagem ocorre em contextos sociais, mediados por trocas que impulsionam o desenvolvimento cognitivo.
Questão 80
Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a
- A)pular um estágio importante do desenvolvimento cognitivo.
- B)parar de atuar cognitivamente, por confiar na professora.
- C)realizar uma aprendizagem exógena, para a qual não há maturação biológica.
- D)distinguir entre o aparato jurídico e as regras éticas da sociedade em que vive.
- E)confundir as fronteiras entre os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.
A alternativa correta é B)
Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a
- A) pular um estágio importante do desenvolvimento cognitivo.
- B) parar de atuar cognitivamente, por confiar na professora.
- C) realizar uma aprendizagem exógena, para a qual não há maturação biológica.
- D) distinguir entre o aparato jurídico e as regras éticas da sociedade em que vive.
- E) confundir as fronteiras entre os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.
O gabarito correto é B).