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Questões Sobre Principais Autores(Charlot,Cury, Durkheim, etc) - Pedagogia - concurso

Questão 71

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C.

Questão 72

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 73

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância da relação entre professor e aluno, enfatizando que um bom educador não apenas transmite conhecimento, mas envolve os estudantes no processo de pensamento. Essa interação exige participação ativa, transformando a aula em um desafio intelectual, e não em uma mera repetição de informações.

Freire ressalta que o professor, independentemente de sua postura — autoritária, afetuosa, negligente ou competente — sempre deixa marcas nos alunos. Isso ocorre porque a educação não é neutra: toda ação pedagógica carrega valores, intenções e influências que moldam a formação do educando. A afirmação apresentada no item está correta, pois reflete a ideia de que o papel do professor é fundamental na construção do pensamento crítico e na formação humana dos estudantes.

Portanto, a resposta C) CERTO está de acordo com o pensamento de Paulo Freire, já que a postura do educador, seja qual for, inevitavelmente impacta a trajetória de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Questão 74

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância de um ensino que estimule o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos, em vez de simplesmente transmitir informações de forma passiva. A relação professor/aluno, conforme abordada por Freire, deve ser dialógica e desafiadora, promovendo a reflexão e a construção conjunta do conhecimento.

No entanto, a afirmação de que o processo educacional na sociedade tecnológica deve focar principalmente nas deficiências dos alunos está em desacordo com a perspectiva freireana. Para Freire, a educação não deve partir de uma visão deficitária do educando, mas sim reconhecer seus saberes prévios e potencialidades, trabalhando em conjunto para desenvolver autonomia e liberdade de pensamento. O foco nas "deficiências" pode reforçar uma visão bancária da educação, na qual o aluno é visto como um recipiente vazio a ser preenchido, em vez de um sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação não condiz com a proposta pedagógica de Freire, que valoriza a capacidade crítica e criativa dos educandos, e não uma abordagem centrada em suas supostas limitações.

Questão 75

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.











Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O texto de Paulo Freire em Pedagogia da autonomia destaca a importância da relação dialógica entre professor e aluno, enfatizando que o bom educador não apenas transmite conhecimento, mas envolve o estudante no processo de pensamento crítico. Essa interação exige mais do que técnica — requer afetividade, confiança e respeito mútuo para que a aprendizagem seja significativa.

No entanto, a afirmação de que os educadores devem permitir que sentimentos como afetividade e empatia interfiram no cumprimento ético de seu dever é equivocada. Embora esses elementos sejam fundamentais para criar um ambiente acolhedor, o professor não pode permitir que comprometam sua postura profissional. O equilíbrio entre proximidade e limites é essencial para manter a autoridade pedagógica sem cair em favoritismos ou perda de objetividade.

Paulo Freire defende uma educação libertadora, mas nunca confunde afeto com permissividade. A ética docente exige que o professor aja com justiça, coerência e compromisso com o desenvolvimento intelectual de todos os alunos, sem distinção. Portanto, a resposta correta é E) ERRADO, pois a afetividade deve enriquecer a prática educativa, nunca substituir suas responsabilidades fundamentais.

Questão 76

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.




Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em educação.

Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C) CERTO.

Questão 77

A autonomia da escola exige a responsabilidade de todos na organização do seu trabalho pedagógico. Esta autonomia, segundo Libâneo (2004), pode se dar nas esferas:

I. Administrativa; II. Jurídica; III. Financeira; IV. Pedagógica.

Identifique a que esfera da autonomia da escola se referem as afirmações a seguir.

( ) Possibilita à instituição educativa garantir condições de funcionamento por meio da administração total ou parcial dos recursos repassados.

( ) Ela se efetiva por meio do processo eleitoral para diretores, e possibilita à instituição escolar elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.

( ) Dá liberdade de ensino e pesquisa. Possibilita a elaboração da proposta curricular em consonância com as políticas públicas vigentes e as orientações dos sistemas de ensino.

( ) Traduz-se na elaboração de normas e orientações escolares próprias como, por exemplo, o Regimento Escolar.

Indique a opção que apresenta a sequência correta.














  • A)I, III, IV, II.
  • B)IV, I, II, III.
  • C)III, I, IV, II
  • D)IV, I, III, II.
  • E)III, IV, I, II.
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A alternativa correta é C)

A autonomia da escola é um princípio fundamental para a gestão democrática e eficiente do ambiente educacional. Conforme Libâneo (2004), essa autonomia pode ser dividida em quatro esferas: administrativa, jurídica, financeira e pedagógica. Cada uma delas desempenha um papel específico na organização e no funcionamento da instituição escolar.

Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar a qual esfera da autonomia cada uma se refere:

  1. A primeira afirmação, que menciona a administração total ou parcial dos recursos repassados, está relacionada à autonomia financeira (III), pois trata diretamente da gestão dos recursos.
  2. A segunda afirmação, que aborda o processo eleitoral para diretores e a elaboração de planos e projetos, refere-se à autonomia administrativa (I), já que envolve a gestão interna e a escolha de lideranças.
  3. A terceira afirmação, que destaca a liberdade de ensino, pesquisa e elaboração da proposta curricular, está ligada à autonomia pedagógica (IV), pois diz respeito às práticas educativas e ao currículo.
  4. A quarta afirmação, que menciona a elaboração de normas como o Regimento Escolar, refere-se à autonomia jurídica (II), já que trata da criação de regulamentos internos.

Portanto, a sequência correta é III, I, IV, II, correspondente à alternativa C).

Questão 78

O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores

  • A)informação de que essa forma de trabalhar foi proposta por Paulo Freire, para adulto já vividos, em projetos de curta duração, fora da escola formal.
  • B)conhecimentos sobre como fazer a progressão dos conteúdos e sua complexificação em função da idade dos alunos, série ou ciclo.
  • C)familiaridade com as temáticas sociais, uma vez que a escola autoritária brasileira sempre as ignorou, ao privilegiar os privilegiados.
  • D)compatibilização entre os assuntos escolhidos e os apresentados nos livros didáticos, gerando confusão para alunos e sobrecarga para os docentes.
  • E)visão acerca da importância de se construir valores na escola, tratando, assim, os temas geradores apenas do ponto de vista cognitivo.
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A alternativa correta é B)

O trabalho com temas geradores nas escolas continua sendo uma abordagem relevante, mas enfrenta desafios significativos na prática pedagógica. A questão central, conforme apontado no texto, reside na dificuldade dos educadores em estabelecer uma progressão adequada dos conteúdos, considerando a idade, série ou ciclo dos alunos.

Embora a alternativa A) mencione corretamente a origem freireana dos temas geradores, ela não aborda o cerne do problema atual. Da mesma forma, as opções C), D) e E) apresentam questões válidas sobre a prática escolar, mas não representam o principal obstáculo na implementação dessa metodologia.

A resposta correta, B), destaca a lacuna fundamental: a necessidade de os educadores dominarem estratégias para complexificar gradativamente os conteúdos, garantindo que o processo de ensino-aprendizagem acompanhe o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essa habilidade é essencial para transformar os temas geradores em ferramentas pedagógicas eficazes, evitando que se tornem atividades desconexas ou repetitivas ao longo da escolarização.

Portanto, o maior desafio na aplicação dos temas geradores não está em sua origem ou na seleção de temas sociais, mas sim na capacidade do educador de organizar e aprofundar os conhecimentos de forma progressiva e significativa para os alunos em diferentes etapas de sua formação.

Questão 79

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

  • A)a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos significados culturalmente estabelecidos.
  • B)a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar.
  • C)um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo de humanização e a constituição do cultural.
  • D)o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como resultado da mediação social entre cultura e indivíduos.
  • E)o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento.
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A alternativa correta é E)

A zona de desenvolvimento proximal (ZDP), conceito central na teoria de Lev Vigotsky, refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real de um indivíduo, determinado por sua capacidade de resolver problemas de forma independente, e seu nível de desenvolvimento potencial, alcançado com a orientação ou colaboração de um parceiro mais experiente. Essa ideia destaca a importância das interações sociais e da mediação no processo de aprendizagem.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a correta, pois define a ZDP como "o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento". Isso reflete a essência da teoria vigotskiana, que enfatiza o papel das relações sociais e da cultura na construção do conhecimento.

As demais alternativas apresentam interpretações equivocadas ou tangenciais ao conceito:

  • A) Aborda a mudança de significados culturais, mas não define a ZDP.
  • B) Foca na escolarização, que, embora relacionada, não é o cerne da ZDP.
  • C) Menciona objetivos dos agrupamentos humanos, distanciando-se do conceito.
  • D) Trata da relação entre biológico e social, tema não central na ZDP.

Portanto, a ZDP é um conceito dinâmico que evidencia como a aprendizagem ocorre em contextos sociais, mediados por trocas que impulsionam o desenvolvimento cognitivo.

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Questão 80

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

  • A)pular um estágio importante do desenvolvimento cognitivo.
  • B)parar de atuar cognitivamente, por confiar na professora.
  • C)realizar uma aprendizagem exógena, para a qual não há maturação biológica.
  • D)distinguir entre o aparato jurídico e as regras éticas da sociedade em que vive.
  • E)confundir as fronteiras entre os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.
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A alternativa correta é B)

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

  • A) pular um estágio importante do desenvolvimento cognitivo.
  • B) parar de atuar cognitivamente, por confiar na professora.
  • C) realizar uma aprendizagem exógena, para a qual não há maturação biológica.
  • D) distinguir entre o aparato jurídico e as regras éticas da sociedade em que vive.
  • E) confundir as fronteiras entre os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.

O gabarito correto é B).

1 6 7 8 9 10