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Para Paulo Freire, numa abordagem de ensino sócio-político-cultural, a educação escolarizada deve ser entendida como a aquisição sistemática da experiência humana, ou seja, uma aquisição que será crítica e criadora e não simplesmente armazenamento de informações justapostas que não foram incorporadas ao indivíduo como um todo. Como pressupostos relativos aos aspectos educacionais, conforme o enunciado, marque a alternativa INCORRETA:

Para Paulo Freire, numa abordagem de ensino sócio-político-cultural, a educação escolarizada deve ser entendida como a aquisição sistemática da experiência humana, ou seja, uma aquisição que será crítica e criadora e não simplesmente armazenamento de informações justapostas que não foram incorporadas ao indivíduo como um todo. Como pressupostos relativos aos aspectos educacionais, conforme o enunciado, marque a alternativa INCORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Ensaiando Paulo Freire: A Educação como Prática de Liberdade

Paulo Freire, um dos mais importantes pensadores da educação no século XX, propõe uma visão transformadora do processo educacional, rompendo com modelos tradicionais de ensino. Sua pedagogia crítica entende a educação não como mera transmissão de conteúdos, mas como um ato político e cultural que promove a conscientização e a autonomia dos sujeitos.

No contexto da questão apresentada, a alternativa C) se revela incongruente com o pensamento freireano por excelentes razões:

  • A avaliação classificatória representa justamente o tipo de prática mecânica que Freire criticava, pois reduz o educando a números e categorias estáticas
  • Essa forma de avaliação desconsidera o processo dialético de construção do conhecimento, tão caro à pedagogia freireana
  • Em contrapartida, Freire defendia avaliações formativas que acompanhassem o desenvolvimento integral do educando

As demais alternativas apresentam conceitos fundamentais da pedagogia crítica:

  • A) A conscientização como processo duplo (individual e coletivo)
  • B) O conhecimento como processo dinâmico e transformador
  • D) A centralidade do educando no processo de aprendizagem
  • E) A compreensão histórica da produção científica

Esta análise revela como o pensamento de Freire continua atual, desafiando práticas educacionais que fragmentam o saber e alienam os educandos. Sua pedagogia nos convida a repensar constantemente nossas práticas avaliativas, buscando sempre formas mais humanizadas e emancipatórias de educar.

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