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Segundo José Carlos Libâneo o planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – está recheado de implicações sociais e têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento é uma atividade de:

Segundo José Carlos Libâneo o planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – está recheado de implicações sociais e têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento é uma atividade de:

Resposta:

A alternativa correta é E)

Segundo José Carlos Libâneo, o planejamento escolar – que envolve objetivos, conteúdos e métodos – está profundamente ligado a implicações sociais e possui um significado político intrínseco. Por essa razão, o planejamento não pode ser reduzido a uma mera formalidade burocrática ou a uma ferramenta de controle, mas deve ser entendido como uma atividade reflexiva e crítica.

Analisando as alternativas apresentadas:

  • A) Estabelecimento da dicotomia teoria e prática: Essa visão fragmenta o processo educativo, separando o conhecimento teórico da ação pedagógica, o que não condiz com a perspectiva de Libâneo, que defende a integração entre ambos.
  • B) Preenchimento de formulários para controle administrativo: Reduzir o planejamento a um ato burocrático ignora sua dimensão política e pedagógica, transformando-o em um instrumento vazio de significado.
  • C) Guia de orientação para a exclusão dos alunos desobedientes: Essa alternativa é contraditória com os princípios de uma educação democrática e inclusiva, que Libâneo valoriza.
  • D) Atendimento ao que foi elaborado pelos técnicos a ser executado pelo professor: Essa abordagem desconsidera a autonomia do professor e sua capacidade de refletir sobre sua prática, subordinando-o a decisões alheias.
  • E) Reflexão acerca das nossas opções e ações: Essa é a alternativa correta, pois Libâneo enfatiza que o planejamento deve ser um processo contínuo de análise crítica, no qual o professor avalia suas escolhas pedagógicas e seu impacto social, alinhando-se a uma perspectiva transformadora da educação.

Portanto, o planejamento escolar, na visão de Libâneo, é uma atividade que exige engajamento político e reflexão constante, visando uma prática educativa consciente e comprometida com a transformação social.

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