Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A indisciplina tem sido intensamente vivenciada nas escolas, apresentando-se como uma fonte de estresse nas relações interpessoais, particularmente quando associada a situações de conflito em sala de aula. Sobre a disciplina escolar, NÃO podemos afirmar que

A indisciplina tem sido intensamente vivenciada nas escolas, apresentando-se como uma fonte de estresse nas relações interpessoais, particularmente quando associada a situações de conflito em sala de aula. Sobre a disciplina escolar, NÃO podemos afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é A)

A indisciplina escolar é um tema complexo que vai além da simples questão comportamental, como sugere a alternativa A. Embora muitos ainda acreditem que resolver problemas de comportamento seja suficiente para eliminar a indisciplina, essa visão é limitada e desconsidera os múltiplos fatores envolvidos.

As outras alternativas apresentam perspectivas mais abrangentes e pertinentes sobre o assunto. A alternativa B, por exemplo, destaca a importância de uma cultura disciplinar preventiva e da formação docente para lidar com conflitos, reconhecendo que a escola pode, involuntariamente, reforçar certos comportamentos disruptivos.

A alternativa C traz uma abordagem sociológica, enfatizando que a indisciplina deve ser compreendida nas relações que os alunos estabelecem no ambiente escolar, incluindo suas interações com colegas e educadores, bem como com a estrutura física e pedagógica da instituição.

Já a alternativa D propõe uma análise a partir do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, sugerindo que a indisciplina pode estar relacionada a processos de aprendizagem e maturidade, não sendo apenas uma questão de má conduta.

Por fim, a alternativa E aborda a dimensão política da indisciplina, mostrando como a falta de democracia nas relações escolares pode gerar resistências legítimas por parte dos alunos, que muitas vezes são classificadas como indisciplina sem considerar seu contexto e motivações.

Portanto, enquanto a alternativa A reduz a indisciplina a um problema meramente comportamental, as demais alternativas apresentam visões mais complexas e multifatoriais sobre o fenômeno, reconhecendo suas diversas dimensões: pedagógica, social, cognitiva e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *